Essa é uma boa notícia para os turistas brasileiros: a partir de agora será possível entrar no país com certos produtos de origem animal como queijos, manteiga, doce de leite, salames e até pescados (clique aqui e leia a íntegra da instrução normativa n°11).
Apesar de haver um limite de 5kg por pessoa, a medida ajuda bastante aqueles que querem prolongar no Brasil o gostinho da França e harmonizar os vinhos comprados com os excelentes queijos franceses.
Mas atenção, nosso amigo Maurício Christovão alerta que a lei só vale para produtos industrializados. Aquele queijo ou salame artesanais comprados na feirinha do interior da França continuam proibidos… Além disso, vários produtos ainda tem a entrada proibida no Brasil, leia aqui artigo que o Maurício escreveu sobre o assunto.
Produtos autorizados
Os produtos que estão autorizados se dividem nos seguintes grupos:
- Produtos cárneos industrializados destinados ao consumo humano (cozidos, extratos ou concentrados de carne etc), limite de 10kg por pessoa;
- Produtos lácteos industrializados (doce de leite, leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo com maturação longa, requeijão etc), limite de 5kg por pessoa;
- Produtos derivados do ovo (ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, clara desidratada etc), limite de 5kg por pessoa;
- Pescados (salgado inteiro ou eviscerado dessecado, defumado eviscerado etc), limite de 5kg por pessoa;
- Produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição, limite de 5kg por pessoa;
- Produtos de origem animal para ornamentação.
MAS ATENÇÃO!!! Para entrar no território nacional os produtos, além de serem industrializados, como dissemos acima, devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação. Todos precisam ter o selo do fabricante, informações sobre seus ingredientes, datas de validade e fabricação. Ou seja, não adianta comprar os produtos em feiras, lojas artesanais etc e embalar à vácuo. Fonte da notícia, clique aqui.
Além deles são permitidos também:
- Produtos de origem vegetal industrializados;
- Bebidas (chás, sucos e refrigerantes);
- Chocolates;
- Cafés;
- Azeites.
Produtos não autorizados
Segue abaixo a lista contendo os produtos proibidos de entrar no país sem autorização prévia ou certificado sanitário:
- Frutas e verduras;
- Mel, cera e própolis;
- Animais de companhia;
- Insetos, moluscos, bactérias e fungos;
- Comida para animais, ovos, sêmen, embriões, agrotóxicos e produtos veterinários (soros, vacinas,medicamentos, entre outros);
- Mudas, sementes, hortaliças frescas, madeira e terra;
- Comida servida a bordo.
Queijos, manteiga e vinhos
Temos aqui no blog vários artigos e parcerias para ajudá-los na compra dos melhores queijos, manteiga e vinhos franceses:
- Para saber tudo sobre os queijos franceses e onde comprá-los em Paris, clique aqui e assista ao nosso vídeo.
- Clique aqui e leia nosso artigo sobre a melhor manteiga produzida na França.
Leia também:
- Produtos proibidos de entrar na França
- Informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
- Produtos proibidos na França
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Tuane
Olá, vc poderia falar quais queijos franceses sao considerados de longa maturação?
Rodrigo Lavalle
Tuane, queijos de longa maturação são aqueles que não são frescos (tipo queijo Minas).
Jessica Costa
Não sabia nem a proibição kkkk Que shooow, mas os kilos são de cada tipo de categoria? Ou por produto?
Rodrigo Lavalle
Jessica, os limites são por categoria:
produtos cárneos industrializados, limite de 10kg por pessoa;
produtos lácteos industrializados, limite de 5kg por pessoa;
produtos derivados do ovo, limite de 5kg por pessoa;
pescados, limite de 5kg por pessoa;
produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição, limite de 5kg por pessoa.
jean
Não sabia que era proibido, aff, cansei de entrar com latas de sardinha , azeitonas, e muito queijo, nunca tive problemas…
Lucas
Poderiam falar sobre o acondicionamento desses produtos? Ou seja, na média, quanto tempo um queijo comprado aí na França pode ficar sem refrigeração para ser transportado na mala e chegar bem aqui no Brasil? Imagino que seja muito variável, mas apenas para ter uma ideia de tempo! Obg!
Sandra Freire
Que bom ! Já me fizeram jogar fora um Mont dor
MonicaSA
Esta mudança da legislação veio em ótima hora, pois sou louca pelos queijos franceses. Super!!!
Maria Cristina
Realmente, uma excelente notícia.
Alguém sabe dizer se os enlatados (atum) podem entrar no Brasil?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, creio que não, somente pescados salgados (tipo bacalhau) ou defumado.
Melissa xavier
Que bom,perdi uns 6 kg de queijos e salames que trouxe da ultima vez.Gostaria de fazer uma pergunta,residentes na UE não tem limite de cota para entrar com produtos no br,ou a cota e maior de 500 uss,,ja que pagamos impostos aqui
Maurício Christovão
Pelo menos atualizaram uma lei muito antiga. A Vigilância Sanitária tem um papel importante para evitar a propagação de pragas e doenças, mas os produtos industrializados sofreram processos que os tornam seguros. Não sou um especialista no assunto, mas produtos que foram cozidos, pasteurizados e outras coisas mais não ofereciam perigo, na minha opinião. Melhor assim…
Andrea Ferreira
Genial!! 🙂