Aproveitando a passagem de uma amiga pela cidade, fomos testar o tão comentado e amado bistrô 6 Paul Bert. O Conexão Paris já o havia citado de leve em dois outros artigos: Paris, almoço simples, barato e sublime e Os novos melhores restaurantes de Paris de acordo com a Condé Nast Traveler.
O restaurante fica no limite entre o 11° e o 12° arrondissements de Paris, em uma região (depois da Praça da Bastilha) não muito turística e até meio sem graça. O ambiente é aquele típico dos bistrôs tradicionais – bem cuidado mas sem muitas firulas, porém com aquilo que faz a diferença: bons talheres, boas taças e guardanapos de pano.
Como fizemos a reserva em cima da hora, só conseguimos mesa para o primeiro serviço, às 19:30. Fomos os primeiros a chegar e ser antendidos mas logo depois o local lotou. Só franceses e americanos, esses últimos até bem à vontade, pareciam habitués.
No jantar é servido um menu com 2 entradas, prato principal e sobremesa (ou queijo) por 44€. Para cada uma dessas etapas há 3 opções de pratos. Nossa garçonete disse que todas as etapas da refeição se situavam entre uma entrada e um prato principal – conceitual e quantitativamente falando. OK, já estávamos assentados e não mais poderíamos fugir.
Ao ver a carta de vinhos eu me animei pois eles tinham 3 vinhos da Côtes du Jura. Não sei se eles são bons ou ruins, mas gostei de todos os vinhos dessa região que já bebi. São leves porém com personalidade. O vinho que nós pedimos – um Arbois La Pépée – estava ótimo.
Meu primeiro prato foi mariscos (couteaux et coques) com batata cremosa e cebola defumada. A cebola estava uma delícia!
O segundo prato: vieiras (saint-jacques) com cogumelos, nabo, rabanete e espinafre. Passou em brancas nuvens.
Nesse momento nos entreolhamos com aquela cara de “fizemos um mau negócio”.
Veio então o “prato principal”, pato selvagem (colvert) com cenoura grelhada. Intenso, rico e saboroso. Redimiu os anteriores em 50%.
Como sobremesa pedi o Cannoli au citron de Sicile et sorbet au fromage frais. Um “canudinho” feito praticamente de caramelo, recheado com mousse de limão siciliano e acompanhado de sorvete de queijo. Divino. Muito doce e muito azedo. O melhor de todos os pratos, sem sombra de dúvida.
O atendimento é super atencioso. Enquanto esperávamos foi oferecido salaminho fatiado como tira-gosto e, após a sobremesa, delicadas madeleines. O staff (salão e cozinha) é jovem e super simpático.
No fim achamos a experiência decepcionante. Como disse minha amiga muita mineiramente: “Faltou afeto e coração nessa comida. Depuraram tanto pra chegar numa perfeição estética e conceitual que tiraram a alma dela. Essa refeição não satisfaz aquela necessidade de conforto que a gente busca quando come”. Algumas vezes porém, não é conforto o que procuramos na comida, mas que o desconforto seja, pelo menos, instigante.
Além disso, como a cozinha é aberta, o jeito foi chegar em casa e colocar toda a roupa na máquina de lavar.
6 Paul Bert; 6 rue Paul Bert, 75011; metrô linha 8, estação Faidherbe – Chaligny.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Elizabeth Veiga
Fui nesse restaurante em junho e adorei. Ambiente moderno e animado, fica bastante cheio a noite, o que deixa o serviço um pouco confuso mas ainda atencioso. Adorei a comida e os vinhos, boas opções servidas em taça. Como o menu muda diariamente acho que pode ter dias muito melhores que outros ou que agradem mais, no dia que fui adorei tudo, comi nesta ordem: beringela, polvo, porco e uma sobremesa maravilhosa com financiers, ruibarbo, morango e sorbet de cereja. Mas havia uma vegetariana conosco que sofreu um pouco. Acho que vale a pena experimentar.
Sophia
Tânia Ziert Baião, adorei a sugestão de leitura. Já estou providenciando a compra.
Sophia
Rodrigo, por que será então que o David Lebovitz gosta tanto desse lugar? Fiquei com vontade de conhecer de tanto que o Lebovitz fala dele no blog e no instagram, mas agora, com a sua crítica, fiquei em cima do muro. Acho que terei que ir até lá tirar minhas próprias conclusões…
Se alguém ficou curioso sobre o que escreveu Lebovitz sobre o restaurante, pode ler em http://www.davidlebovitz.com/2013/03/6-paul-bert-paris-restaurant/
Rodrigo Lavalle
Sophia, não quero que ninguém deixe de ir ao restaurante por causa do meu artigo! Eu não me identifiquei com a proposta do local mas pode ser que você goste.
Abraços.
Carla Bueno
Muito Bom Rodrigo!!!! Passarei longe desse Bistrô, a não ser que possa pular as entradas e ir direto para a sobremesa, pois essa realmente me encheu os olhos.
Você pode me indicar uma ou duas boulangeries em Montparnasse aonde eu possa tomar café da manhã????? Estarei na Rue de La Gaite.
Beijos.
MARILIA BOOS GOMES
Prezado Senhor
Sinceridade é tudo! Parabéns pelo comentário.
Cordial abraço.
Lourdes Marques
Rodrigo você está ótimo como crítico gastronômico. Acho que irei lá no Bistrô somente para comer o sanduíche citado pela Lina no outro post. Abço.
gpoulain
Rodrigo, amo seus textos! detalhes de uma ironia fina e críticas sempre muito bem fundamentadas!
Rodrigo Lavalle
Gui, pensei demais em você quando estava escrevendo esse texto! Lembrei do que você me falou sobre crítica de comida.
Abraços.
Renata Capute
O comentário da sua amiga me lembrou o filme Ratatouille (mais precisamente o discurso final do crítico culinário Anton Ego).
Marcos
Rodrigo,
faço coro com os demais pitaqueiros e acrescento: quanto mais despretensioso o texto, melhor o resultado! Ando me divertindo às pencas com os seus textos!
Ainda, fiquei ba-ban-do pelo cannolo de limão siciliano!
antoine
aquela cenoura do prato principal, mas parecia um pênis de javali seco
gosto muito deste blog de vcs ai em paris