Um grande amigo vem à Paris todos os anos e, por não poder comer açúcar, sofre bastante. Um dia ele desabafou: Paris odeia os diabéticos!
E isso parece ser bem a verdade. Além da enorme quantidade de pães e doces maravilhosos a cada esquina, nunca há adoçante nos cafés e restaurantes e as opções de chocolates sem açúcar (ou com adoçantes) são praticamente inexistentes. Em contrapartida a maioria dos doces e sobremesas franceses levam bem menos açúcar do que os brasileiros (falamos sobre isso aqui) e os sucos comprados nos supermercados não têm adição de açúcar.
É tentando suprir essa falta que o auto-proclamado “diabético guloso” Christophe Eugène Touchet junto com o pâtissier Luc Baudin abriram a Eugène, uma pâtisserie/boulangerie que oferece doces e pães contendo menos açúcar, menos gordura e mais fibras. Todos os produtos foram criados pela dupla com a ajuda de médicos e passaram por uma série de testes antes de chegarem as prateleiras da loja.
Ingredientes
Nas receitas utilizadas na Eugène o açúcar não é totalmente eliminado, mas reduzido ao máximo e substituído, na medida do possível, por açúcares com baixo índice glicêmico ou por edulcorantes naturais. O objetivo é ter um baixo índice glicêmico geral sem perder o sabor.
A manteiga é substituída por óleos vegetais que contenham grandes quantidades de ômega 3 (óleo de linhaça, óleo de avelã) e ômega 6 (óleo de semente de uva). Pelas mesmas razões, o creme de leite é substituído por uma mousse de leite especial menos rica em gordura porém mais rica em fibras.
O chocolate da Eugène foi concebido e criado em colaboração com a empresa Cacao Barry, tendo como base os grands crus (Venezuela, Cuba, Gana) selecionados por Luc Baudin. A sacarose (açúcar simples de elevado índice glicêmico) foi substituída pelo maltitol (um forte adoçante natural de índice glicêmico quase inexistente), a fim de minimizar o impacto da glicemia do chocolate.
Com pouquíssimo açúcar e nenhuma manteiga é realmente um desafio fazer um doce com o sabor de um doce da tradição francesa. Ainda não provamos os produtos da Eugène mas ficamos tão animados com a iniciativa que resolvemos escrever um artigo mesmo assim. O objetivo é informá-los de todas as opções disponíveis em Paris. Muitos leitores frequentemente nos escrevem perguntando sobre locais que sirvam comida sem glúten (veja aqui), sem lactose ou vegetariana (veja aqui).
Eugène: 28 rue des Lombards, 75004. Metrô Châtelet, linhas 1, 4, 7, 11 e 14.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
mariana
agora tem mais duas: a les belles envies, na rue monge, e l’oizen, no 9eme. a belles envies tem a grande vantagem de mostrar o índice glicêmico de todos os doces
Rodrigo Lavalle
Mariana, obrigado pelas dicas!
Abraços.
sueli
Isso de que é para diabéticos é totalmente falso, se um diabético comer um doce desse vai passar mal, pois para dizer que é para diabéticos teria que ser totalmente sem açúcar, ai é propaganda enganosa e pode ter muitas consequências ruins se um diabético comer esses doces…
Michele Cristina Mocelin
Que bom saber isso.. Parabéns ao grande gênio.. #dietforever
aparecida aragao marques tenorio
Meu marido, que é diabético, ficou super feliz com a notícia porque quando vamos a Paris ele só fica olhando e eu quase não como os doces só de dó dele. Também amei. Tida
Arizio Melo
Adorei!!!!!!!!!!!! Noticia maravilhosa vinda do Conexão Paris!!!!!!! Parabens!!!!
Maite
Oooooooooooooooooba AMEI sou diabetica e sei bem como podemos “sofrer em Paris ” 😉
Fátima
Amo Paris mas (como diabética), sofro muito ao visitá-la. Ainda bem que alguém está lembrando de nós. Bjs.
Sheyla Cordeiro
Que genial! Um salve aos idealizadores. Lina e equipe, vocês são formidáveis acerca da variedade do conteúdo do CP. Aos pacientes que mencionarem viagem á Paris, citarei seu post. E, em momento oportuno, eu mesma irei me certificar dessas delícias. Abraços
Larissa
Poxa, que dica ótima, pena que só vi agora. Voltei de Paris no começo da semana, e levei minha irmã diabética. De fato, lá é muito difícil de fugir do açúcar. Pelo menos as longas caminhadas pela cidade ajudam a queimá-lo um pouco!