por Rodrigo Lavalle
Talvez por morar há relativamente pouco tempo em Paris eu ainda não tenha enjoado da comida francesa e nem dos ambientes tipicamente locais. Adoro os cafés antiguinhos e gastos pelo uso e pelo tempo e suas terraces apertadas onde se pratica o melhor esporte parisiense: ver a vida e seus personagens passarem.
Porém, de uns dois anos para cá uma nova onda de cafés tem surgido e proliferado por Paris. Eu costumo chamá-los de “cafés hipsters do Brooklyn” porque eles me lembram os típicos cafés (coffee shops) daquela vizinhança novaiorquina. O que diferencia esses novos cafés dos tradicionais cafés parisienses é a abordagem de connaisseur. Há neles uma preocupação em ampliar e divulgar a cultura em torno do café, sua origem, tipos e novas formas de preparo e degustação. Seus donos correm o mundo procurando novos produtores e grãos excepcionais.
Nos quesitos interior e decoração, esses locais são quase sempre minimalistas com chão de cimento e paredes inacabadas ou de tijolos aparentes. O mobiliário é bem ‘seco’ e de influência escandinava. No geral os ambientes são aconchegantes e convidativos. Todos eles oferecem wi-fi gratuita, uma forma de atrair o público e manter o local sempre cheio e borbulhante.
A clientela é, na sua maioria, jovens com seus laptops Apple. Todos concentradíssimos no trabalho ou no Facebook. E, como que confirmando o apelido “cafés hipsters do Brooklyn”, muitos dos garçons, dos baristas e dos frequentadores são norte-americanos.
Além do café e suas inúmeras variações, são servidos sucos e smoothies feitos na hora; refeições rápidas; bolos e doces tipicamente ingleses ou norte-americanos como cheesecakes, cookies, brownies, scones e bolo de cenoura.
Outra característica desses cafés é a sua localização fora do circuito tradicional e turístico. Alguns deles foram corajosos o bastante para se instalarem em vizinhanças onde são o ‘patinho feio’ e outros estão desbravando regiões mais distantes e inóspitas da cidade.
Coutume – 47 rue de Babylone, 75007
Localizado no chique, elegante e por vezes tedioso 7° arrondissement de Paris, o Coutume está um pouco deslocado em meio a outros estabelecimentos mais tradicionais da rue Babylone.
Ele foi um dos pioneiros dessa nova onda de coffe shops, sendo inclusive o fornecedor de grãos para outros cafés similares e para alguns restaurantes da cidade.
Sua fatia de brownie é um tijolo de tão grande!
(ESSE CAFÉ NÃO EXISTE MAIS)
Black Market Café – 27 rue Ramey, 75018
Pequeno e aconchegante, fica na parte de trás da colina de Montmartre. Como a região não é turística, o BMC funciona mais como um point dos moderninhos da região.
KB Caféshop – 53 avenue Trudaine esquina com rue des Martyrs, 75009
Sempre cheio, o KB está estrategicamente fincado em uma esquina deliciosa de SoPi – South Pigalle – a região efervescente, jovem e criativa ao sul da estação de metrô Pigalle. O must é sentar do lado de fora e assistir ao desfile dos tipos da vizinhança. Simplesmente adoro!
Café Lomi – 3 rue Marcadet, 75018
Grande e cheio de luz, o Lomi está em um prédio novo e moderno bem ao norte de Paris, nos limites do quartier de população de origem norte-africana conhecido como Goutte d’Or. Ele foi o primeiro comércio com esse perfil a se instalar na região; recentemente uma loja de móveis escandinavos abriu ao lado. Parece que a Goutte d’Or, como existe hoje em dia, está com os dias contados.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Malu
Ola Lina, nossa nao sei quantos vezes visito seu site por semana ! Mas estarei visitando mais uma vez Paris , dessa vez em setembro pela primeira vez pois sempre viajo em maio ou junho. Entao duas perguntas . 1) como é o clima : Irei dia 28 de agosto ate 4 de setembro e retorno de 20 a 24 de setembro.
2) Gostaria de fazer uma visita ao estadio de Roland Garros , mas ouvi dizer que ele entrará em obras , será que havera visita nessa epoca ?
Obrigada . qq outra duvida escrevei ok ?
beijos
Malu
Lina
Malu
Ok. Qualquer dúvida estamos aqui.
Não sei nada ainda sobre a reforma do estádio. Mas até lá saberemos via mídia.
Eu gosto muito do mês de setembro. Entramos devagar no outono. Temperatura agradável, início da programação cultural. Ideal para andar muito e beber vinhos.
Rodrigo Lavalle
Jane, também fiquei encantado com o local!
Abs,
Rodrigo