Vale a pena conhecer Marseille?
Nós achamos que vale sim. Achamos mesmo que é uma excelente opção para aqueles que já conhecem bem Paris.
Marseille não é elegante como Bordeaux, não é refinada e gastronômica como Lyon, não é serena, florida e organizada como as cidades da Alsácia. Como definir Marseille?
Marseille é uma cidade do sul e influenciada por todas as culturas do Mediterrâneo. Marseille é uma cidade histórica que soube, recentemente, se reestruturar e reorganizar o espaço urbano.
Todos os anos passo por Marseille no meu trajeto Paris/Córsega e, às vezes, faço uma pausa de 24 horas para rever a cidade e conhecer as novidades. Neste últimos anos assistimos à inauguração de novos museus, novos restaurantes, novos espaços. Marseille é uma cidade agitada, heterogênea e muito interessante.
Comece a visita de Marseille subindo ao seu ponto culminante, a Basílica Notre Dame de la Garde. Além da vista maravilhosa da cidade, do Vieux Port, do porto comercial, da orla e das ilhas próximas, você conhecerá a basílica, um dos principais monumentos da cidade.
A Basilique Notre Dame de la Garde surpreende, sobretudo se conhecemos outras basílicas francesas. Sua arquitetura e sua decoração interna fogem dos padrões clássicos das construções religiosas do país.
Para começar, esta basílica representa 800 anos de história. Neste local, em 1214, foi contruída uma capela dedicada à Virgem Maria. Como a colina se chamava La Garde, a capela se chamou Notre Dame de la Garde. Em 1851 a capela foi substituida por um santuário, a atual basílica.
O santuário é de estilo neo-romano, mas foge do padrão e se transforma em estilo romano-bizantino graças à decoração dos muros externos e internos.
O site da basílica, ao descrever seu estilo e sua decoração, adota um tom engraçado, como se avisasse aos críticos puristas : atenção, somos bizantinos e nos orgulhamos de ser. O texto vai logo precisando:
A arte bizantina gosta da policromia, adora cores e mistura de cores. Do lado de fora, Notre Dame de la Garde é feita com pedras brancas e verdes. No interior, temos uma alternância entre mármore branco de Carrare e mámore vermelho.
A arte bizantina adora cúpulas. A maior de todas, a cúpula do coro, é vista do exterior. Mas as outras, as três centrais, são vistas somente do interior.
A arte bizantina gosta de mosaicos e na Notre Dame de la Garde encontramos muitos : no coro, no interior da grande cúpula, na nef central, nas capelas laterais.
Vale a pena prestar atenção nos mosaicos. No medalhão central, o desenho representa uma barca navegando em um mar agitado. Esta figura simboliza a Igreja, sempre sacudida por eventos do mundo. Na vela do barco, vemos o monograma da Virgem Maria e no céu, uma estrela em forma de M, lembrando que Maria é a estrela do mar. Maria ajuda o barco da Igreja a encontrar o caminho.
A arte bizantina adora mosaicos dourados, eles refletem a luz e criam ambientes festivos. E lá encontramos dourado para todos os lados: no coro, na grande cúpula, nas capelas laterias.
Poucos santuários possuem uma superfície coberta por mosaicos como La Garde.
Notre Dame de la Garde é também conhecida pelos seus ex-votos. Tanto os antigos quanto os recentes. Até hoje a basílica recebe ex-votos de seus fiéis franceses e estrangeiros.
Historiadores, críticos de arte, sociólogos adoram os ex-votos. Eles são uma fonte de informações sobre práticas religiosas, eventos históricos, questões sanitárias, atividades quotidianas e sobre a evolução cultural.
E a coleção de ex-votos da basílica é impressionante.
Quando acabar a visita da Basílica, nós sugerimos que conheça, logo em seguida, o novo museu chamado MuCEM, clique aqui e leia nosso artigo.
Informações práticas
É muito fácil chegar na basílica. Você pode pegar o trenzinho turístico que serpenteia pelos monumentos e pontos mais interessantes da cidade. Ele sobe até Notre Dame de la Garde. Ou então pegue o ônibus comum de número 60. Esta é a opção mais barata e foi assim que subi, do Vieux Port até a basílica.
Clique aqui para ver o mapa completo do ônibus 60. Você o pega no centro de Marseille, no Vieux Port. E, na volta, você desce na parada final MuCEM, o novo e bonito museu da cidade.
Em 24 horas você tem tempo até para conhecer as famosas calanques de Marseille, quer dizer, o litoral, suas falésias rochosas que contrastam com o azul do Mediterrâneo. Nós já escrevemos um belo artigo sobre as calancas. Clique aqui.
Como chegar em Marseille
. De trem. Em 3 horas fazemos centro de Paris/centro de Marseille. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, 12 horas de trajeto com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Marcelo
bom dia.
Gostaria de saber se ha praias atrativas em Marselha para passar uns dias.
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marcelo, não há. Vá às Calanques de Marseille, clique aqui para ler nossos artigos.
Ilsa Faria
Oi Rodrigo como vc vai de Córsega a Marselha? Ferry? Julho e um bom mês? Estou pensando em Paris Córsega Bordeaux Marselha e Nice quantos dias vc sugere e translados para 2017.Parabens pelo blog abraço
Rodrigo Lavalle
Ilsa, sim, ferry. Julho é mês de férias, a ilha vai estar cheia.
Monaliza
Olá Rodrigo,
Reservei um dia do meu roteiro na Provence para conhecer Marseille. Estarei com carro alugado e sairei de Aix en provence. Já ouvi falar sobre a dificuldade de transitar de carro em Marseille. É verdade? Vc acha a boa a idéia de ir de carro ou recomendaria outra alternativa de transporte para chegar e conhecer esta cidade?
Abraço
Rodrigo Lavalle
Monaliza, vá de carro e deixe-o em um estacionamento pago.
Abraços.
Rafael Oliveira
Estou interessado em conhecer Marselha, mas me disseram que a cidade é meio violenta e desorganizada. É verdade isso? Me recomendaram Aix en Provence, ao invés de Marselha. O que vocês acham?
Rodrigo Lavalle
Rafael, Aix é mais bucólica e calma que Marseille. São duas experiências diferentes. Leia nosso artigos sobre Aix: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence e https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/01/um-dia-nos-arredores-de-aix-en-provence.
Abraços.
Scheila
Amo Marselha! É uma cidade linda, festiva, de muita história e atividades culturais, além de lugares maravilhosos. Delícia é passar um domingo pela costeando a Corniche até chegar na praia na região onde fica a estátua do David, ao final de uma das vias mais importantes da cidade: avenue du Prado. Ali próximo tem bons bares e um restaurante excelente que leva o nome de David, no qual os brasileiros são muito bem recebidos pelo próprio dono. Ainda próximo tem o Parc Oscar Borrely. Também tem as montanhas e as calanques que são um show de beleza. E para quem leu o clássico Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, não pode deixar de visitar o Chateau D’If, onde ele teria ficado preso. No mesmo local tem uma cela que teria sido do homem da máscara de ferro, que trata-se de um dos maiores mistérios da França do século 17. Segundo Dumas, também autor deste livro, o rei da França Luís XIV matinha um prisioneiro condenado a esconder para sempre o rosto atrás de uma máscara metálica. Diversas pessoas descrevem Marselha como o Rio de Janeiro francesa. Fui diversas vezes para lá, ficando muitos dias e voltaria com certeza tantas vezes for possível, nem que seja para assistir a uma partido do maior clássico francês no futebol, entre Olympique de Marselha e PSG, no Stade du Velodrome.
Rodrigo Lavalle
Scheila, obrigado pelas dicas.
Abraços.
Francisco
Quem tiver tempo, penso que Marselha vale pelo menos 24h completas, mas não mais do que 2 dias. Falo em tempo, na visão de turista brasileiro “normal”. Foi o que fizemos quando estivemos por lá e achamos suficiente para ver e curtir as suas mais bonitas e essenciais atrações.
marcy
A arte bizantina é mto bonita e o dourado dá um toque especial; mas Marseille só após mtas outras opções.
Maria das Graças
A Provence não é para uma única viagem. Eu apenas comecei a desvendar a região. E Marseille está em destaque na minha lista. Será na próxima viagem? Talvez.
Mauricio Christovão
Estivemos em Marseille também por um dia apenas, e gostei da cidade, muito viva e cheia de contrastes. O Vieux Port é muito bonito e o calçadão ao redor é super animado. Não tirei nenhuma foto porque quero voltar lá com calma.
Ana Luisa
Estivemos em agosto último em Marselha, começando nas calanques, passando pela basílica e terminando no museu novo. Não deixem de conhecer a abadia de Saint Victor, na cidade baixa, que tem uma cripta da época romana. Parabéns pelo blog!