A exposição Rouge, em cartaz no Grand Palais, mostra a arte sovietica feita a partir do início da Revolução Russa de 1917 até a morte de Stalin, em 1953.
Se hoje em dia os governos e governantes usam as redes sociais para divulgar seus feitos, filosofias, conceitos, ideias e ideais, em outros tempos essas mensagens eram transmitidas pela arte. A exposição Rouge, art et utopie au pays des Soviets (Vermelho, arte e utopia no país dos soviéticos), em cartaz no Grand Palais até 1º de julho, nos mostra um pouco disso.
A exposição
Cobrindo o período que vai do início da Revolução Russa, em 1917, até a morte de Stalin, em 1953, as mais de 400 obras presentes na exposição — entre pintura, escultura, arquitetura, fotografia, cinema, design e artes gráficas — foram concebidas em um contexto social e político de total ruptura com o passado e de construção de um novo presente e sociedade.
Primeira parte
A primeira parte da exposição mostra, como no começo do novo regime, a abstração de correntes artísticas avant-garde como o construtivismo e o futurismo serviram bem à propagação dos ideais contestadores e audaciosos da revolução bolchevique. O vanguardismo nas artes era inclusive incentivado por Trotsky que dizia que “a arte não é uma área que o partido deva comandar”.
Nessa parte estão presentes obras de Kasimir Malevitch, Gustav Klutsis, Vladimir Maiakovski, Lioubov Popova, Varvara Stepanova e Alexandre Rodtchenko – cujo quadro ‘Vermelho Puro’ é um dos símbolos da época, do movimento e da exposição. Podemos considerar essa, a fase romântica da relação entre os artistas e os governantes.
Segunda parte
Em meados dos anos 20, com a chegada de Stalin ao poder, as teorias da ‘cultura/arte proletária’ (Proletkoult) começam a dominar a política governamental das artes e a impor a figuração sobre a abstração. Nasce o realismo socialista soviético. Segundo o governo, essa é a forma de arte “mais apta a penetrar nas massas e lhes apresentar os modelos do novo homem social”, ou seja, uma arte cuja forma fazia a mensagem ser mais facilmente transmitida e assimilada pelo cidadão comum.
Nessa parte vemos obras de artistas como Alexander Deineka, Yuri Pimenov, Alexander Samokhvalov e Alexei Pakhomov que têm como tema o trabalho, o trabalhador e seu corpo, o futuro brilhante, a sociedade perfeita.
Aqui a relação entre artistas e governo passa a ficar conturbada. Aqueles que não se adequam à nova filosofia são presos e perseguidos. Até mesmo Malevich, um dos grandes apoiadores da revolução no seu começo, é preso e torturado.
Além de todas as informações históricas e as implicações e relações entre arte e poder, a exposição Rouge é uma grande oportunidade de ver, conhecer e apreciar — do ponto de vista puramente estético — obras e artistas russos pouco presentes nos museus europeus.
Informações práticas
Rouge, art et utopie au pays des Soviets até 01/07/2019 no Grand Palais.
Ingresso: 15€. Clique aqui e compre com antecedência seu ingresso corta-filas.
Endereço: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris.
Como chegar: metrô Champs Élysées – Clemenceau; linhas 1 e 13.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
0 Comentários