Tudo já foi dito sobre Cédric Grolet, pâtissier do Hotel Meurice e inventor dos frutos esculpidos. Abaixo fazemos uma recapitaulação.
Quem é Cédric Grolet
. Em 2006 Cédric faz parte da equipe do Fauchon.
. Em 2011 ele chega no Meurice e se torna chef pâtissier do hotel palácio.
. Aos 32 anos é eleito o melhor pâtissier do mundo 2018 pela The World’s 50 Best Awards.
. Em 2018 o chef inaugura sua loja na rua Castiglione em uma dependência do hotel Meurice.
Pâtisseries Cédric Grolet
. Seu Instagram possui 1,1 milhões de seguidores, o que o torna o mais importante perfil da gastronomia francesa.
. Grolet faz parte da lista top 10 maiores perfis food do mundo.
. Com seus frutos esculpidos – mais verdadeiros que os verdadeiros – Grolet criou uma assinatura hoje copiada no mundo inteiro. Para os imitadores a mídia gastronômica criou a expressão “fazer do Grolet”.
Cédric Grolet
A loja Cédric Grolet
Grolet não possui uma pâtisserie clássica com os produtos expostos em vitrines e horário de funcionamento normal. A loja abre ao meio dia e uma vez tudo vendido – 1000 peças por dia – fecha suas portas. Recentemente encontramos as portas fechadas as 16h.
Logo após a inauguração a fila era imensa com entrada controlada, quatro pessoas no máximo. Passado o frenesi inicial o aceso ficou mais fácil. Um conselho, passem logo após a abertura.
Pâtisseries Cédric Grolet
Em recente entrevista, Grolet confessa ter dificuldade em escolher. Diante de muitos produtos ele não sabe o que fazer. Isso explica a proposta sucinta da loja com apenas algumas das suas famosas pâtisseries/frutos e duas ou três escolhas mais clássicas. Nada mais.
Deliciosa pâtisserie comprada na loja Cedric Grolet
É caro. Caríssimo mesmo. A proposta tem que ser vista como um momento raro. Não entramos na Castiglione todos os dias como se fosse a padaria do bairro. Grolet é uma compra especial, para ocasiões especiais.
Os frutos custam até 17 euros. As pâtisseries mais clássicas são mais baratas. Oito euros a torta de chocolate, nove euros o Paris-Brest.
As tortas e doces aterrissam em embalagens maravilhosas e sólidas. Inimaginável chegar em casa com os maravilhosos produtos esmagados ou quebrados. As caixas lembram cofres de joias com o exterior imitando mármore branco italiano e o interior dourado.
Outra deliciosa pâtisserie Cédric Grolet. Esta para minha cara metade
Um verdadeiro take-away de hotel de luxo.
Tea Time no Meurice
Outra maneira de degustar as pâtisseries de Cédric Grolet é reservar uma mesa para um chá – ou taça de champanhe – no salão Dalí do Meurice. Todos os dias das 15h30 a 18h00.
Leia nosso artigo onde relatamos nossa experiência de hospedagem no Meurice (clique aqui).
Endereço: Cédric Grolet, 6 rue Castiglione, 75001. Hotel Meurice, 228 rue de Rivoli, 75001.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Marcy
É mto. caro mm. p quem recebe em euros
mas é como disse o autor do artigo é um “presente “q ñ se recebe sempre. Há qse contar c a técnica ,esmero das embalagens etc. E como um grande centro há variedades e opções.
Nick
Recentemente vi no Youtube um vídeo de seu famoso limão. O vídeo tem uns 25 minutos, mas a técnica é tão impressionante que fiquei simplesmente hipnotizado em frente ao computador. Para minha próxima ida a Paris, quero ver se crio coragem de gastar 17 euros para degustar uma dessas maravilhas…Em relação às embalagens, este ano estive na Gerbeaud em Budapeste, e as embalagens para levar os doces, são igualmente impressionantes.
Rodrigo Lavalle
Nick, depois de ter assistido ao vídeo você terá obrigatoriamente que experimentar essa obra-prima.