Patinetes elétricas invadem Paris. Com a crise do Velib e Autolib novos meios de transporte chegam no mercado.
Em Paris, os chamados meios de “mobilidade compartilhada” estão atravessando uma crise. Os dois principais e antigos projetos, Vélib (bicicleta) e Autolib (carro), estão com os dias contatos. A origem da crise dos dois serviços é nebulosa, prefeitura e concessionários trocam acusações.
Enquanto novas empresas de locação de bikes assinam novos contratos, o que era previsto aconteceu. Outros meios de transportes aproveitam o espaço liberado. O elemento principal da proposta da “mobilidade compartilhada” é: para o deslocamento urbano não se compra mais, se aluga o meio de transporte via celular. E o mais simpático de todos eles é a patinete elétrica. No centro de Paris, onde moro, ela já é um sucesso. Elas passam e repassam e estão seduzindo vasto público. Jovens de bermuda, menos jovens de terno, descontraídos de tênis, elegantes de salto. Já vi de tudo.
Patinete elétrica em Paris
O primeiro a lançar as trottinettes électriques em Paris foi a marca americana Lime. Elas apareceram na praça dia 22 de junho 2018 e os acionários da empresa se chamam Uber, Google etc. Esse nicho deve ser lucrativo.
Aplicativo Lime S
Os utilizadores localizam as patinetes graças ao aplicativo do celular. Basta em seguida capturar o QR Code para que ela funcione. O preço é de 1 euro fixo por utilização mais 15 centavos por minuto. O cálculo do gasto para um trajeto médio é de 2 ou 3 euros. As patinetes são recuperadas no final do dia para serem recarregadas. Elas possuem uma autonomia de 50 km e velocidade máxima de 24 km/h.
Outra empresa, Txfy, promete também colocar outras tantas patinetes elétricas na praça. Vantagem por Txfy, o utilizador poderá usar o app do serviço de chofer privado do mesmo nome.
Paris é a cidade ideal para propostas como essa porque pequena e plana. O centro histórico e turístico e os monumentos a serem vistos e visitados estão concentrados em alguns bairros. Muito mais divertido conhecer Paris de patinete do que circular de metrô no subsolo.
Clique aqui para ler nossos artigos sobre o Vélib.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
HELI L.DE CASTRO
PODE SER MAIS UM DESRESPEITO AO DIREITO DE IR E VIR DO PEDESTRE. E AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR VÃO ENCONTRAR AS CALÇADAS CONGESTIONADAS,PODENDO AINDA SER ATROPELADO.EM VITÓRIA,O PREFEITO OBRIGOU O POVO A FAZER A CALÇADA CIDADÂ AGORA JOGA BICICLETA ,PATINETES,PATINS SKATE E OUTRAS GERINGONÇAS QUE ESTÃO APARECENDO.ISTO PARECE EVOLUÇÃO DA MALDADE,DEPOIS QUE JÁ SATURARAM AS VIAS PARA VEÍCULOS.
Sergio Calvet
Tem como alugar 2 patinetes ao mesmo tempo? eu e minha mulher gostaríamos de andar juntos, mas teremos apenas um celular com chip.
Rodrigo Lavalle
Sergio, não sabemos lhe informar. No sistema de aluguel de bicicletas, é possível, com o passe de 24h, alugar até 5 bicicletas de uma só vez.
Ygor
Bom dia, é como faz pra finalizar o Lime? Basta colocá-lo em qualquer lugar? Como encerrar a corrida pelo app?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ygor, deixe a patinete em qualquer local, de preferência na calçada, e encerre/finalize a corrida pelo app.
Renata
Baixei o app, conectei com o facebook mas não aceitam meu número de telefone, aparece uma mensagem de erro sobre o meu número.
Renata
Boa tarde. Ta complicado alugar bicileta.em Paris. Ou estou errada??
Rodrigo Lavalle
Renata, está complicado. Devido a troca da empresa que administra o serviço, muitas estações ainda estão desativadas.
Dillemba
Paris, me aguarde! Na próxima ida vou ventar as tranças por toda a cidade nessas patinetes.
Odone Bisaglia
Lamento muito o desaparecimento da minha querida Velib que me deu muitas alegrias mas já estou ansioso para andar de patinete.
Rodrigo Lavalle
Odone, o Vélib ainda existe mas o serviço piorou bastante, principalmente para o turista..