Restauração da casa de Maria Antonieta, localizada na sua idílica fazendinha no castelo de Versailles.
A casa da Maria Antonieta, localizada no idílico Hameau de Versailles, abriu suas portas ao público dia 12 de maio 2018. Inteiramente restaurada graças ao mecenato de Dior, a casa da rainha pode agora ser visitada.
Quase desconhecido até mesmo dos parisienses, o Hameau de la reine está a 3 km do castelo. Antes da reforma o público tinha autorização para entrar no Hameau e andar em torno da casa. Hoje, podemos também conhecer o interior da romântica casinha onde Marie Antoinette escapava da rígida etiqueta da corte. Mas a entrada na casinha só é possível em visita guiada e organizada pelo Castelo. O acesso ao Hameau continua liberado.
Em Versailles, Antoinette deixou sua marca somente no Hameau.
O Hameau e a casa da rainha, representaram para Marie Antoinette a realização de um sonho. Aos 27 anos, ela pede aos arquitetos da época a criação de um mundo irreal. Para começar ela gostaria de uma natureza selvagem, rochedos, cascadas, colinas. Quer dizer, o contrário dos jardins simétricos franceses. Completando o sonho, ela desejava descansar dentro de um cenário camponês com animais, queijaria, moinhos, trabalhadores rurais.
O Hameau de la reine
O Hameau de la reine é um conjunto de pequenas construções em torno de um lago. A principal construção é a casa da rainha, no centro do desenho acima. Na realidade, dois edifícios ligados por um corredor aberto. As outras construções são o moinho (moulin) e o boudoir, à direita da casa. A torre Marlborough, a casa do porteiro e o pombal, à esquerda.
Apesar de lermos o contrário, Antoinette nunca brincou de camponesa. Ela construiu o Hameau para realmente escapar da corte francesa, muito diferente da corte austríaca onde foi educada. Para escapar sobretudo das favoritas, das preferidas do rei. Ela aí passava o dia, verificava se tudo estava em ordem, recebia personagens de qualidade, embaixadores, ministros. Ela vinha com suas crianças para que elas pudessem ter contato com a vida real, com o trabalho duro do mundo rural. Para o bom andamento da sua fazendinha ela contratou verdadeiros camponeses. O Hameau era uma curiosidade em toda a Europa. Um falso vilarejo com uma fazendinha real.
Na época, poucos tiveram acesso ao Hameau, raros entenderam a filosofia da proposta. Fora os convidados, somente uma parte da corte e poucos domésticos entravam na “reserva” da rainha. O lugar passou a ter uma fama sulfurosa e se tornou impopular.
Após a revolução o Hameau ficou esquecido, os móveis roubados e entrou em decadência. Napoleão fez uma primeira restauração, o mobiliou de novo e o ofereceu à imperatriz Marie Louise. Hoje, graças ao mecenas, a casa da rainha foi restaurada e mobiliada com os móveis de Marie Louise.
Se o assunto te interessa sugerimos o livro Le Hameau de la reine. Le monde rêvé de Marie-Antoinette, Jean des Cars. Flammarion.
Clique aqui para comprar seu bilhete para a visita guiada (somente em francês).
Clique aqui para ler nosso artigo sobre como visitar Versailles.
Clique aqui para ver a visita virtual completa do Hameau de la Reine.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Sônia Leça
Olá. Entrei no site do Château de Versailles e não vi como comprar a visita guiada para o Hameau de Maria Antonieta. Teria como me informar. Grata
Rodrigo Lavalle
Sônia, clique aqui para comprar o ingresso. A visita guiada é em francês.
Rosa maria r tanure
Não consigo ver o video!nao abre!
Rodrigo Lavalle
Rosa, que pena! Aqui está funcionando normalmente, clique aqui e tente ver o vídeo no site original.
Marcia Costa
Lindo mesmo. Obrigada pela indicação: não deixarei de conhecer o local. Mas, sinto uma ponta de tristeza pois vejo essa beleza renascendo enquanto no Brasil morre nossa história e o trabalho de muitos pesquisadores no fogo do Museu da Quinta da Boa Vista
Rodrigo Lavalle
Marcia, é realmente uma tristeza que a cultura e a história no Brasil não seja valorizada e preservada como acontece na França.
Leonilia
Bom dia , Rodrigo , como vai
Ano passado fui ver a Nuit aux chandelles (muito linda ) em Vaux le Viconte e voltamos de navette, após os fogos ,até a gare de Lyon.Este ano quero ir para as grandes aguas noturnas em Versailles , mas tem que voltar de RER. Será que dá tempo ,ainda tem que pegar o metro depois , o RER só vai até Javel por causa das obras . O que você acha ?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Leonilia, veja a resposta abaixo.
Leonilia
Bom dia ,Rodrigo ,como vai ?
Ano passado fui na Nuit aux Chandelles(muito lindo) em Vaux le Vicomte e voltamos de navette após os fogos ,até a gare de Lyon . Este ano quero ir nas grandes aguas noturnas de Versailles mas não há navette ,serà que dá tempo de pegar o RER e na chegada o metro para o hotel ?
Outra dúvida, em agosto li que o RER vai estar interrompido em st michel ,a primeira estação livre é javel , é isto mesmo?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Leonilia, o espetáculo noturno no castelo de Versailles (Les Grandes Eaux Nocturnes) termina às 23:05. É tempo suficiente para pegar o RER C5 na estação Versailles Rive Gauche e, chegando em Paris, pegar o metrô até o hotel.
Sim, o RER C ficará interrompido dentro de Paris de 15 de julho a 25 de agosto. Os trens partem da estação Javel, clique aqui e leia nosso artigo de 2017 onde damos alternativas de de como ir até o castelo de Versailles.
Ana Helena Martins de Barros
Gostaria de saber se o restaurante Intineraries fechou
Rodrigo Lavalle
Ana, infelizmente sim.
Alê
Então, o que é o Petit Trianon? Eu achava que aquela era a casa que ela viveu por uns tempos…
Rodrigo Lavalle
Alê, o Petit Trianon é um mini-palácio. Maria Antonieta também viveu nele. O Hameau e a casinha são um passo além na tentativa dela de viver uma vida menos complicada.
Carla
Fui em 2006 e achei encantador. Fui poucos dias antes de fecharem para reforma. Gostaria de saber se durou todo esse tempo ou se ela foi reaberta e voltou a fechar novamente.
Rodrigo Lavalle
Carla, acreditamos que ficou fechada todo esse tempo. Fomos em várias ocasiões desde 2007 e ela estava fechada em todas elas.
Maria Helena Kochenborger Falavigna
A sobrinha dela, D. Leopoldina também foi tirada do ambiente severo da Áustria e sofreu muito aqui no Brasil. Jã Maria Antonieta se deixou levar, muito jovem, ao ambiente mais frìvolo da corte francesa naquela época. Sempre senti muita pena dela. Stefhen Zweig disse tudo.