Nesse final de semana muitos leitores nos perguntaram se é verdade que acontecerá uma super greve nos transportes em Paris em abril. Ao que tudo indica, sim.
Os ferroviários da empresa pública SNCF estão muito preocupados com as reformas propostas por seus dirigentes e pelo governo. Entre elas estão a mudança de estatuto da empresa – que passaria a ser uma sociedade anônima – e o fim do estatuto cheminot para os novos funcionários – que passariam a ser admitidos dentro do contrato privado de trabalho. O estatuto cheminot – o 1° data de 1920 – é uma conjunto de direitos, garantias e benefícios conseguidos pelos funcionários da SNCF ao longo dos anos.
O governo francês e a direção da SNCF já garantiram que somente os novos funcionários entrarão no novo estatuto. Os antigos manterão seus direitos, garantias e benefícios arduamente alcançados. Mas, como gato escaldado tem medo de água fria, os funcionários estão receosos. A ministra dos transportes Elisabeth Borne está disposta a negociar com os sindicatos dia a noite até chegar a um acordo que impeça a greve, marcada para começar no dia 03 de abril.
Caso a greve aconteça
Caso aconteça, a greve deverá afetar todo o conjunto administrado pela empresa SNCF: os trens RER (ligam Paris às cidades próximas e aos aeroportos – RER B, à Disney- RER A, ao castelo de Versailles – RER C etc); os trens comuns Transilien, TER e Intercités (que ligam Paris às cidades próximas e ao interior da França) e os trens de alta velocidade TGV. Geralmente as 14 linhas do metrô parisiense, por serem administradas por outra empresa, a RATP, costumam funcionar durante as greves dos funcionário da SNCF, mas nada ainda foi divulgado.
Essa promete ser a maior greve do setor na França (comparável a de 1995). Serão ao todo 36 dias de greve distribuídos em 3 meses (abril, maio e junho). Ela começa no dia 03/04, logo após o feriado de Páscoa, e vai até o dia 28/06, pegando também as férias de primavera. A cada 2 dias de greve, haverá 3 dias sem greve, veja abaixo o calendário:
Em greves anteriores houve redução de 20 a 66% no número de trens RER em circulação (4 trens em 5 circulam; 2 em 3 ou 1 em 3, dependendo da linha); redução de 60% (2 trens em 5 circulam) no número de trens comuns e redução de cerca de 33% (2 trens em 3 circulam) no número de TGVs.
As informações relativas à circulação dos trens estarão disponíveis a partir das 17:00 (horário da França) do dia anterior ao da viagem. Mesmo que haja greve não quer dizer que todos os trens serão cancelados.
Você encontraessas informações sobre os trens TGV e Intercités no site da SNCF (clique aqui para acessar a página com informações sobre a greve) ou da OUI.sncf (clique aqui). É possível também verificar se o seu trem circulará nessa página, clique aqui.
Informações atualizadas sobre a greve dos trens RER clique aqui.
Se você comprou passagens OUIGO, clique aqui.
Informações sobre reembolsos clique aqui.
Outras alternativas
Se você chega ou sai de Paris no dias marcados em vermelho no calendário acima se prepare e tenha muito paciência. Saia do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos e vice-versa: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus Bus Direct da Air France, os táxis e transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
142 Comentários
Elisabeth Sauer
Olá!Como é bom saber das informações na ConexãoParis !Em julho de 2018 termina a greve dos trens em Paris. Agradeço seu retorno.Abraço
Rodrigo Lavalle
Elisabeth, haverá greve nos dias 6 e 7 de julho. Depois dessas datas não há mais informações.
Rodrigo
Oi, preciso ir de Paris para Bruxelas no dia 8 de setembro porém está marcada uma manutenção das linhas nesta data. Entrei em contato com as empresas que disseram que devo aguardar novas informações. Como nunca tinha passado por esta situação te pergunto se alguém já teve essa experiência e como procedeu?
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, nunca tivemos essa experiência. Existe a opção do ônibus, clique aqui para pesquisar horários dos trens e valores das passagens e comprar a sua com antecedência a fim de garantir preços mais baixos.
Daniele Araújo
Boa noite, Rodrigo! Ontem recebi um e-mail do Versailles informando que: Vous avez acheté un billet pour visiter le domaine de Versailles le 19 Juin 2018. Cependant en raison d’un mouvement social national, l’ouverture du domaine de Versailles (le Château, les jardins, le Parc, le domaine de Trianon et la galerie des Carrosses) sera perturbée.
Merci de nous contacter le matin même à partir de 10h30 pour connaître les conditions d’ouverture du Domaine pour le reste de la journée au 01.30.83.78.00 ou en nous envoyant un mail à [email protected].
A pergunta é, você acha que vale a pena tentar? Só temos o domingo e a terça disponíveis para o passeio. Enviei um e-mail solicitando a antecipação da visita, mas ainda não obtive resposta.
Grata desde já pela sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Daniele, no dia 19 de junho não há greve programada mas no período da manhã do dia pós greve ainda costuma haver um pouco de lentidão. Nossos leitores não têm reclamado das visitas à Versailles mesmo em dia de greve. Os horários não foram muito afetados.
Stella
Olá, Rodrigo e a todos do CP.
Com essa questão da greve, estava pensando descartar a visita a Versalhes. Como é nossa primeira visita a cidade, estou com dor no coração em descartar esse passeio. Iremos na Disney no dia 26/06.
Vocês acham que temos riscos de passar por perrengues em relação ao transporte se formos a Versalhes no dia 27/06?
Rodrigo Lavalle
Stella, pelo caminhar da greve até hoje, os trens RER C5 indo para o castelo de Versailles (estação Versailles Rive Gauche) não estão sendo muito afetados. Vá à Versailles sim.
Tatiana
Olá, Rodrigo. Primeiro, obrigada pelas varias dicas. Bom, meu irmão trabalha em Paris e disse que o RER C5 não esta muito afetado, mas não custa ouvir uma outra opinião já que ele ainda não foi a Versalhes. Bom, quero ir até la dia 12 pois quero ver as fontes que tem nesse dia, então não tenho escolha. Estou arriscando de mais? O que acha?
Rodrigo Lavalle
Tatiana, realmente o RER C5 que vai até Versailles (estação Versailles Rive Gauche) não está sendo muito afetado. Os trens estão passando com intervalos de 15 ou 30 minutos.
Larissa Lucena Vasconcelos
Olá, Rodrigo! Faremos (ou tentaremos kkk) um bate e volta para Blois para conhecer Chambord e acabamos comprando passagens para o dia 27/06, depois que soubemos dessa greve e que cairá nesse dia. O trem é intercités. Já vi que eles só falam se vai ser cancelado no dia anterior à greve, mas se o for, podemos pedir ressarcimento? Pergunto isso, pois já planjamos o horário para encaixar com o horário do navette rémi da prefeitura lá em Blois e chegar mais tarde não dará certo. Obrigada!
Alê
Preciso ir de londres a paris no dia 17/6. Há passagem de trem à venda nesse dia. Acha que pode ser cancelado? Ou eles já vendem as passagens só para os trens que vão mesmo circular neste dia?
Rodrigo Lavalle
Alê, eles vendem as passagens para todos os trens pois só saberão quais trens não circularão no dia anterior ao da viagem.