Atualização 2018: o Espaço Krajcberg infelizmente está fechado desde o falecimento do artista Frans Krajcberg no dia 15 de novembro de 2017.
Apresentamos o Espaço Krajcberg, um pedacinho do Brasil no coração de Paris.
O Espaço Krajcberg fica situado no 15° distrito da cidade, ao lado da movimentada estação de Montparnasse. Clique aqui e leia nossos artigos sobre a região de Montparnasse.
Por Juliane Oliveira*
O Espaço Krajcberg é um dos menores museus da capital francesa. Ele expõe em permanência um conjunto de obras do artista Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro. Krajcberg completou 96 anos em 2017 e vive atualmente em Nova Viçosa na Bahia. Mas ele viveu muitos anos em Paris onde se encontra o museu, no Chemin du Montparnasse, um impasse charmoso escondido por uma vegetação exuberante.
Krajcberg doou há anos um conjunto de obras à Prefeitura de Paris. E este é o acervo exposto neste endereço discreto, um surpreendente cantinho com um ambiente camponês.
Krajcberg é um artista mundialmente reconhecido. Ele participou da Bienal de São Paulo em 2016 como artista convidado. E se quiserem conhecer outras obras saibam que o Museu do Homem, em Paris, apresenta até o mês de setembro 2017 a exposição Frans Krajcberg: artista em resistência; e que uma de suas obras é exposta no Centro Pompidou – Metz em uma linda exposição intitulada Jardim Infinito, de Giverny à Amazônia.
Inaugurado em 2003, o Espaço Krajcberg é um lugar ativo onde arte e natureza se encontram em projetos engajados na defesa do meio-ambiente. O espaço propõe, também, uma programação cultural diversificada: conferências, shows de música brasileira, projeções de filmes, exposições temporárias além de contar com um grande acervo de livros e catálogos para consulta. O visitante é imerso em três ambientes distintos. O primeiro dedicado à exposição permanente de esculturas e pinturas de Frans Krajcberg. O segundo, uma sala audiovisual que transmite documentários dedicados ao artista. Por fim, uma sala de exposição temporária dedicada aos artistas contemporâneos engajados.
O Chemin du Montparnasse
Impossível apresentar o Espaço Krajcberg sem explicar o que é o “Chemin du Montparnasse” citado acima. Trata-se de um caminho discreto, florido e repleto de árvores, que reúne ateliers de artistas, galerias, os arquivos Yves Klein, a Villa Vassilieff, e o nosso querido Espaço Krajcberg.
Milagrosamente preservado, remanescente do apogeu de artistas de Montparnasse, o Chemin guarda aqui um pouco do espírito boêmio dos loucos anos 1920. Aqui ficava o atelier e a cantina onde a artista russa Marie Vassilieff recebia diariamente grandes artistas modernos.
Amplas janelas e painéis de madeira de construções que resistem ao tempo, paralelepípedos desconexos, flores, passarinhos, animais domésticos descansam nas sombras das árvores. No Chemin de Montparnasse impera uma forma terna de vida de tempos remotos. Lugar de memória, este caminho é um oásis de paz, uma pérola rara de Paris.
Informações práticas
O Espaço Krajcberg abre de terça à domingo de 14h às 18h. Fecha durante o verão nos meses de julho e agosto e retorna em setembro com uma nova apresentação da coleção permanente.
Siga o Espaço Krajcberg no site www.espacekrajcberg.com
Contato: [email protected]
Juliane Oliveira fundou em 2014 o Centre Culturel du Brésil em Paris, onde organizou uma centena de eventos: exposições, conferências, lançamento de livros; mobilizou numerosos artistas relacionados à França e ao Brasil e estabeleceu parcerias com importantes instituições parisienses: Unesco, Mairie de Paris, Casa da América Latina. Titular de um mestrado em Museologia / mediação cultural na École du Louvre, Juliane também administrou o Espace Krajcberg de 2015 a 2017, o que lhe permitiu confirmar suas competências em gestão de uma empresa cultural.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Juliane
Nesta sexta-feira, dia 16 de março 2018 às 18h30 haverá uma homenagem à Frans Krajcberg no Espace Krajcberg, 21 Avenue du Maine 75015.
Rodrigo Lavalle
Juliane, obrigado pelo aviso.
Teresinha Chiri
Gostaria de saber se recebeu meu comunicado
Rodrigo Lavalle
Teresinha, não recebemos. Você enviou por email? Para entrar em contato com a gente escreva para o email [email protected]
Lêda
Fechado justamente em julho e agosto ! Justo no verão, época de maior movimento de turistas …. Que pena !
Rodrigo Lavalle
Lêda, fechado em julho e agosto pois esses são os meses de férias dos franceses.
Luciana
Boa tarde
Cliquei onde vocês indicam para mais dicas de Montparnasse e aparece um link de Montmartre, está correto?
Rodrigo Lavalle
Luciana, o link estava errado. Já arrumamos.
Dillemba
Conheci o Chemin du Montparnasse em 2015. Realmente, tem-se a impressão de estar no interior e de uma volta ao passado. Pena que, ignorante, nem tenha sonhado que o atelier com aquele nome pudesse ser de um artista ligado ao Brasil.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, volte para visitar o espaço.