A casa e os jardins de Monet em Giverny abrem ao público durante os meses mais quentes do ano, mais especificamente, do começo de abril ao fim de outubro. Durante esse período, a cada mês, or jardins mudam de cara e de personalidade.
Veja no final do artigo as várias opções de chegar à Giverny saindo de Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Os jardins de Monet
Os jardins de Monet são formados 2 grandes jardins independentes e conceitualmente diferentes:
- o Clos Normand, que ocupa o mesmo terreno da casa,
- e o Jardin d’Eau (Jardim d’Água), que fica em um terreno adjacente e onde estão a pontezinha japonesa, os salgueiros chorões e os famosos nenúfares (nymphéas, em francês) – pintados à exaustão por Monet. Vá ao Museu Orangerie, em Paris, após visitar Giverny, e veja a incrível série de quadros Les Nymphéas.
Durante os 7 meses nos quais ficam abertos ao público, os jardins não são sempre os mesmos. As espécies de flores e plantas mudam a cada mês e a atmosfera geral vai se transformando de acordo com as estações: do começo da primavera, passando pelo verão, até chegar ao outono.
Além disso, durante os meses em que os jardins permanecem fechados, acontecem os trabalhos de infra-estrutura e preparação geral. Esse período é essencial para que os jardins continuem encantando os milhares de visitantes que o local recebe.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
A evolução e transformação dos jardins de Monet.
Inverno, se preparando para a primavera
Após o fechamento da casa e jardins de Monet em 1° de novembro somente as roseiras, peônias, íris e as plantas perenes – como as aubrietas que margeiam os canteiros – permanecem plantadas.
Dezembro
Os jardineiros começam a trabalhar. A terra é remexida e os bulbos e rizomas das plantas que têm sua floração na primavera – coroa imperial, asphodelus e vários tipos de tulipas – são plantados. Em seguida é a vez dos bulbos das plantas menores como as anêmonas, as triteleias e as íris holandesas. O plantio é concluído entre o meio de dezembro e o Natal.
Janeiro
É o momento de transplantar as espécies que florescem 2 vezes ao ano. Cerca de 185 mil plantas serão semeadas nas estufas e, em seguida, transplantadas para os canteiros anexos: violetas e amores-perfeitos, silenes, campânulas, giroflées, ravanelles. Esse trabalho monopoliza os jardineiros de 4 a 6 semanas.
Fevereiro
Poda das roseiras cuja floração é prevista para agosto. No Jardim d’Água é o momento de cuidar dos nenúfares. A maior parte deles vem do mesmo fornecedor da época de Monet, a floricultura especializada em plantas aquáticas Latour-Marliac. As primeiras folhas dos pommiers à fleurs – uma espécie de macieira – começam a aparecer.
Não esqueça o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Primavera, jardins espontâneos e exuberantes
Março
As aubrietas roxas florescem e, em seguida, é a vez da macieira selvagem, com suas flores rosas, e das giroflées.
Abril
A casa e jardins de Monet abrem as portas ao público quando as cerejeiras e as macieiras estão super floridas, evocando assim uma ambiance japonesa tão apreciada por Monet. Aos pés da árvores, se espalham narcissos brancos e junquilhos. Os jardineiros passam a cuidar das árvores e arbustos. É a hora das roseiras trepadeiras atingirem sua altura máxima.
Nos canteiros, as espécies perenes são plantadas de acordo com seus períodos de floração. Esse trabalho leva cerca de 3 meses, sendo que as espécies mais frágeis, como as centáureas, só são plantadas em junho, quando o tempo já está suficientemente quente. Essa é também a época das margaridas, das campânulas e das dedaleiras roxas.
Todos os dias, até o outono, os jardineiros arrancam manualmente as ervas daninhas que crescem nos canteiros.
Maio
São preparadas as plantas em vaso que serão colocadas dentro da casa de Monet. Entre elas, as orquídeas cultivadas na estufa reconstruída de acordo com a que existia na época de Monet. As plantas de inverno e as iris estão floridas.
No Jardin d’Eau, os brotos dos salgueiros, que surgiram no começo da primavera, já se transformaram em folhas jovens. O lago foi limpo das algas, os nenúfares distribuídos ao longo de sua extensão e as árvores da borda foram podadas. Os jardins ao redor do lago têm solo ácido o que beneficia o cultivo de rododendros, azaléias, bordo do Japão e rosas-de-gueldres. Nos jardins, quando uma flor murcha ela é eliminada.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Verão, sinfonia floral
Junho
No início do mês os jardins explodem em tons de azul e lilás, graças às iris. Associadas à elas, estão as clochettes. A temporada evolui para os tons de vermelho e rosa vivos. As roseiras explodem em flores em total exuberância. Essa é a época em que as arcadas do jardim Clos Normand estão mais cheias de flores (rosas).
No Jardin d’Eau, a ponte japonesa praticamente desaparece escondida pelas glicínias lilases e brancas. Os nenúfares têm sua primeira floração e continuarão a florescer até setembro.
Julho
Novas florações aparecem: malva rosa, delfino, cleome. As plantas volumosas dominam os canteiros. As margaridas/crisântemos aparecem e são observadas de perto pelos jardineiros para que não cresçam demais e tomem conta dos canteiros.
Agosto
Os jardins estão no apogeu!
No Jardin d’Eau as glicínias são podadas a fim de favorecer uma segunda floração. A samambaias e os bambus dão frescor ao local e recriam uma paisagem japonesa. Os jardineiros ficam atentos às tempestades que podem danificar as flores.
No site Tiqets você compra ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.
Outono, quietude e sedução
Setembro/outubro
Surgem os primeiros girassóis. Nos canteiros é a vez das dálias, dos cactus e das arters. Os tons de vermelho e laranja dominam as alamedas do Clos Normand. No Jardin d’Eau, as árvores e arbustos nos brindam com várias gamas de dourado.
Novembro
No dia 1° de novembro o local fecha suas portas.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Como ir de Paris até Giverny:
1) Opção tradicional:
- Ir de trem por conta própria: compre uma passagem para a cidade de Vernon (clique aqui para verificar horários e preços e comprar sua passagem). O trem sai de Paris da estação Saint Lazare e você deve descer em Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Você tem várias opções para este percurso: pegar um ônibus especial que sai à cada 15 minutos da estação de trem de Vernon e vai até Giverny (confira horários e preços aqui); pegar um táxi e por fim escolher… pé na estrada, é pertinho.
2) Opção confortável:
- De ônibus de turismo: maneira confortável, prática e econômica. Existe a visita livre de meio dia que inclui bilhete de entrada, audioguia e transporte de ida e volta de Paris em ônibus especial, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
3) Vem com a gente nessa opção super charmosa:
- De bicicleta no passeio do Conexão Paris Viagens. Pegamos o trem em Paris e vamos até a cidade de Vernon. Em Vernon, começa o passeio de bicicleta, por uma linda ciclovia, até Giverny. Clique aqui para saber mais. Em 2022, o passeio acontece todas as quartas-feiras.
Ingresso para a casa e jardins de Monet em Giverny:
- No site oficial da Fondation Claude Monet. Preço: 12€ (adultos) e 7,50€ (menores de 18 anos).
Ingressos para outros museus em Paris com obras de Monet:
- Ingresso para o Museu d’Orsay, clique aqui.
- Ingresso para o Museu Orangerie, clique aqui.
- Ingresso para o Museu Marmottan, clique aqui.
Leia também outros artigos sobre Giverny e a casa e os jardins de Monet:
- Giverny: a casa e os jardins de Monet
- A casa e os jardins de Monet em Giverny, nos arredores de Paris
- Quando e como conhecer os jardins de Monet em Giverny
- Vale a pena visitar Giverny no outono?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
marisa
Olá Rodrigo! Parabéns pelo teu trabalho. Gostaria de saber se este passeio para os Jardins de Monet poderia ser realizado num horário mais tarde. Tenho um familiar com problemas de saúde e, precisa descansar , Grata
Rodrigo Lavalle
Marisa, mais tarde quando? O ideal é ir cedo apra aproveitar o local com calma. Não aconselhamos ir ao meio dia.
Priscila
Adoramos o passeio realizado com a Fernanda. (Guia).Passear de bike até Giverny é lindo. Vale muito a pena! Foi um dia inesquecível.
Rodrigo Lavalle
Priscila, ficamos felizes que vocês tenham gostado!
FERNANDA
TEM A POSSIBILIDADE DO PASSEIO DE BICICLETA INCLUIR CRIANÇA DE 2 ANOS EM CADEIRINHA NA BICICLETA DOS PAIS?
favor responder via email
Rodrigo Lavalle
Fernanda, iremos entrar em contato com você por email.
Thamís
Essa explosão de cores e exuberância dá um brilho nos olhos bem bom. *-* #SonhoDePasseio
marcy
Lindissimos!
Washington
Muito bonito, estive no início de abril de 2016. Passeio imperdível ao redor de Paris, vale muito a pena ir até Giverny. Após a visita, é interessante ir ao Museu D’Orsay para vislumbrar as telas de Monet.