Novidades sobre a torre Eiffel: nova circulação, nova proteção, nova entrada e nova cor.

Além de ser o emblema da cidade, a Torre Eiffel é o monumento mais visitado do mundo. Por esta razão a Dame de Fer sempre esteve no centro das atenções da Prefeitura de Paris. Para receber os turistas franceses e internacionais as autoridades definiram campos específicos de preocupação: estético, segurança e conforto. São três os objetivos procurados: melhorar a beleza do local, fluidificar o acesso à torre  e aumentar a proteção.

Novidades sobre a torre Eiffel

Estética

A  estrutura metálica da torre – ferro puddlé – necessita de uma camada de pintura protetora para garantir a boa conservação. O monumento é pintado a cada sete anos. A pintura é feita a mão e dura dezoito meses. Os profissionais que pintam a torre são especializados em “pintura ambiente perigoso”. Além de pintores são também alpinistas e trabalham o tempo topo em suspensão.

Vocês sabiam que a cor da torre não é uniforme? Ela possui três cores distintas na mesma gama. A mais escura é aplicada perto do solo, a mais clara nas partes mais elevadas da torre. O objetivo é limitar seu impacto visual no céu parisiense. Detalhe extremamente sofisticado.

A cor da torre é bronze. Mas ela não é definitiva. No início, a torre era marron avermelhado. Hoje, os visitantes são convidados a dar palpite sobre a próxima cor. Avisamos, a escolha é limitada: marrom, marron cinza e bronze.

Novidades sobre a torre Eiffel.

Segurança

Após os últimos atentados, a torre Eiffel e seus visitantes são protegidos por feias grades móveis de ferro. Em termos de segurança este dispositivo é útil, mas ele detona o monumento e estraga a perspectiva.

A Prefeitura deseja substituir estas grades por um sistema perene. Aconselhada pela Prefeitura de Polícia e pelos arquitetos encarregados dos monumentos franceses, a prefeita estuda uma proteção abrangente. Um dispositivo que proteja o monumento, visitantes e empregados sem ferir o lado estético.

Alguns jornais falam de um muro de vidro anti balas de mais de dois metros de altura. Outros sugerem uma proteção com grades de ferro forjado. Esta última opção estaria dentro da tradição da arquitetura parisiense.

Novidades sobre a torre Eiffel

Conforto

Até o final do ano, o acesso do público à torre será modificado. Os visitantes entrarão no perímetro protegido vindos pelos jardins que cercam o monumento. Atualmente os visitantes chegam pelo cais e pela avenida Gustavo Eiffel. O objetivo é criar verdadeiros acessos paisagísticos até o adro central. O espaço ficará bem mais bonito e com circulação mais fluida.

O que a Prefeitura deseja é preservar este patrimônio excepcional e o tornar a vitrine perfeita da hospitalidade francesa.

Créditos fotos: Tour Eiffel de Paris

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris