Na mídia francesa o tema desta semana são crepes e crêperies. A França festeja a Chandeleur, dia 2 de fevereiro, degustando crepes.
ONDE FICAR EM PARIS: DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
A Chandeleur, na realidade a Festa das Chandelles (velas), é antiga. Ela data do século 5 e foi instituída pela Igreja Católica.
Para a Chandeleur, o jornal le Figaro publicou a lista das melhores crêperies de Paris e entrevistou o proprietário da primeira colocada. Sem surpresas a Breizh Café ficou em primeiro lugar. Leia aqui nosso artigo sobre o Breizh Café.
O crepe
Aparentemente a confecção de um crepe pode parecer simples. Achamos que basta uma receita correta da massa e nossos recheios preferidos. Os crepes são classificados, com frequência, na categoria easy food. Mas realizar um bom crepe não é tão fácil assim. O primeiro segredo é a qualidade dos ingredientes e em seguida a técnica para obter uma massa crocante. O crepe perfeito é crocante nas beiradas e macio no interior.
O verdadeiro crepe não é preparada com farinha de trigo branca e sim com farinha de trigo sarraceno. E poucos sabem que o sarraceno é sem glúten e muito saboroso. Como para a pizza, cuja massa tem que ser saborosa, o crepe não é somente um envelope. Degustado pura, sem recheio, ele deve ser gostoso.
Na Breizh Café o crepe é preparado com um sarraceno bem escuro, o que explica a cor dos crepes. E para os recheios, Breizh escolhe os melhores produtos da França.
Crêperies como a Breizh Café aumentaram o atrativo deste prato tradicional francês. Hoje eles não representam mais uma receita “antiquada” ou “provinciana”.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
O que beber com um crepe?
Cidre brut, claro. Nós brasileiros temos que deixar de ver a sidra como um produto “menor” ou kitsch. O Breizh Café possui no seu cardápio mais de 20 sidras. A mais saborosa é a Kervéguen, envelhecida em barril de carvalho. Para quem não tem familiaridade com esta bebida, é melhor começar pelo cidre doux, que possui a qualidade de ser menos alcoolizado.
Breizh Café: 109 rue Vieille du Temple, 75003. Metrô linha 8, estação Filles du Calvaire.
Crepe Grand Marnier da Ladurée
Dentro dos festejos da Chandeleur, a famosa casa de chá Ladurée publicou a receita de um crepe histórico: crepe com laranja e licor Grand Marnier. Este crepe é diferente do crepe salgado, preparado com sarraceno. O crepe doce utiliza a farinha de trigo branca.
O crepe ao Grand Marnier é servido na hora do chá, no lanche das crianças ou como sobremesa.
Receita (para 20 crepes)
Ingredientes:
.1 laranja orgânica. Como somente a casca da laranja será utilizada, melhor que ela seja orgânica, sem pesticidas.
.165 gr de farinha de trigo branca
.40 gr de açúcar
.4 ovos
.500 ml de leite
.40 gr de manteiga, sendo 20 g para a frigideira
.1 colher sopa óleo
.1 colher de sopa de Cointreau ou de Grand Marnier
Preparação:
Descasque a laranja e corte sua pele em tirinhas fininhas.
Peneire a farinha de trigo e coloque em recipiente fundo. Acrescente o açúcar, as tirinhas de casca de laranja, os ovos e o leite progressivamente. À medida que for acrescentando o leite, bata o tempo todo com um batedor. Se por acaso a massa não ficar lisa, bata tudo no liquidificador rapidamente. Sem fazer espuma. Somente para diluir as bolas de farinha.
Dissolva a manteiga e acrecente na massa. Por último coloque o óleo e os álcools.
Deixe a massa repousar 1 hora em temperatura ambiente.
Em uma frigideira anti adesiva, ligeiramente amanteigada, coloque uma concha de massa. O necessário para cobrir a frigideira. Não coloque muito massa. Ajude a espalhar inclinando a frigideira. Deixe dourar de um lado e depois de outro.
À medida que os crepes ficarem prontos, coloque-os uns sobre os outros, assim eles não secam.
Mesmo sem recheio, estes crepes são deliciosos e podem ser servidos somente com açúcar. Mas você pode servir com geléias ou chocolate derretido.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Carol
Valeu, Rodrigo. Agora sim. Bjo
Neftalí
Também estive no Breizh Café. É sempre lotado e não é muito confortável, porém fui bem atendido e os crepes estavam ótimos. Mas não é barato, e tenho minhas dúvidas se voltaria, principalmente pelo custo/benefício.
No Au P’tit Grec, na Rue Mouffetard, comi muito bem, por um terço do valor.
Dillemba
Seguindo as dicas do CP fomos degustar crepes lá. Achamos a Galette Bretonne, a Provençale e a Dame Figues ótimas. Na segunda vez pedimos a de Artichaut, muuuuito boa, a de Champignon, sem gosto, e a Tradition com confiture de fraise, boa mas com pouca cobertura. Mas certamente voltaria! Não, voltarei!
Carol
Amo esses crepes mas essa receita não tá fácil de entender. O que seria exatamente Laranja “bio”; Farinha tipo 45 e 50 cl de leite?? Tem como facilitar pra gente? Grata
Rodrigo Lavalle
Carol, laranja bio é laranja orgânica. Farinha tipo 45 é a farinha de trigo branca comum. 50cl = 500ml, na França as medidas são usadas em centilitros e não em mililitros como no Brasil, esquecemos de modificar.
Yrlla Ribeiro
sou leitora frequente deste site e sigo as sugestões de olhos fechados. Nossa única decepção foi na Breizh café. Depois de esperarmos 30 minutos na fila, fomos colocados numa micro mesa para 2, sendo que éramos 4 (desconforto total), em seguida o garçon demorou para nos atender e não tinha paciência (falamos bem francês, pois já moramos na França), ok, vocês vão pensar: ah, o atendimento foi ruim!!! Só que não!!!!pois chegaram nossas crepes e decepção total, massa boa, mas pouco recheio. Pensamos, vamos tentar a doce, massss outra decepção!!!! Por fim conta cara para o que foi servido!!!! Resolvi relatar nossa experiência, pois continuo confiando 100% nas dicas de vocês e anotando tudo para nossa próxima viagem!!!
Será que deveria dar mais uma chance para o Breizh Café????
Rodrigo Lavalle
Yrlla, vale a pena sim! Faça uma reserva para um dia de semana.
Maria das Graças
Que delícia! Pelo menos uma vez em cada viagem crêpe não pode faltar.