A exposição “Icones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine”, em cartaz na Fundação Louis Vuitton, é imperdível para quem gosta de arte em geral e de impressionismo em particular.
Mesmo estando em cartaz desde outubro de 2016, só nesse final de semana conseguimos ir à Fundação Louis Vuitton ver a exposição Icones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine.
Apesar de sempre aconselharmos a compra antecipada de ingressos, nós não seguimos nosso próprio conselho e ficamos 1 hora na fila (no frio) esperando para entrar no prédio da Fundação. Então reforçamos o conselho: comprem os ingressos com antecedência, cliquem aqui. No caso de exposições temporárias, se puderem evitar os finais de semana – quando os parisienses as visitam – melhor ainda!
Sergei Chtchoukine
Sergei Chtchoukine foi um rico homem de negócios russo que, a partir de 1898, entrou em contato com as artes através de importantes marchands. Talvez por mérito pessoal, talvez pelo poder de influência dos marchands, ele se interessou por artistas de sua época – os quais passou a comprar em ritmo acelerado – e não pelos clássicos consagrados. Isso fez dele, além de colecionador visionário e radical, um grande mecenas das artes no começo do século XX. Sergei forjou amizades com os grandes pintores da época que muitas vezes pintavam por encomenda do industrial.
Em 1908, Sergei decidiu abrir sua mansão, o Palácio Trubetzkoy, e sua coleção ao público. Em princípio as visitas aconteciam somente aos domingos mas, devido ao sucesso, elas passaram a acontecer em 3 outros dias da semana. A coleção de Sergei teve uma enorme influência nos jovens artistas russos da época como Larionov, Goncharova, Tatline, Petrov-Vodkine, Grigoriev e Malevitch.
Com a chegada da Revolução Russa, Sergei e sua família decidem, em agosto de 1918, fugir da Rússia, deixando para trás o palácio e toda a sua coleção. Em outubro do mesmo ano a coleção é declarada “propriedade pública da República Socialista Federativa da Rússia”. Em 1948, um decreto de Stalin reparte a coleção entre os museus Ermitage, em São Petersburgo, e Pouchkine, em Moscou.
A exposição
A exposição na Fundação Louis Vuitton conta com 130 obras que faziam parte da coleção de Sergei Chtchoukine. São quadros de pintores como Monet, Matisse, Picasso, Gauguin, Cézanne, Degas, Renoir, Toulouse-Lautrec e outros menos famosos.
Ela é bem extensa – ocupa 14 salas em 4 andares da Fundação LV – e pode ser cansativa. Mas a recompensa é enorme! A beleza de cada quadro, a força do conjunto e saber que tudo aquilo foi escolhido, comprado e colecionado por um só homem é de tirar o fôlego. Temos a sensação de estarmos em um mini Museu d’Orsay, cercados de artistas e obras importantes do impressionismo e suas vertentes.
Alguns destaques são a 1ª sala, com retratos de Sergei e de alguns dos pintores presentes na exposição. A sala 4, com paisagens impressionistas incluindo 8 quadros de Monet. A sala 6, basicamente só de Gauguins. A sala 7, com retratos de mulheres pintados por vários artistas.
Como chegar
Icones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine até o dia 5 de março na Fundação Louis Vuitton.
Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne 75116, Paris.
A maneira mais simples para chegar é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fundação próximo ao Arco do Triunfo, na Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland. Os ônibus partem a cada quinze minutos e custam 1€. Ou então peguem o metrô linha 1, desçam na estação Les Sablons e andem cerca de 15 minutos até a Fundação.
Ingresso da exposição: 16€.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Ana Patricia Martins
Não conhecia o espaço e nem imaginava que tivessem coleções e exibições tão interessantes. Ouvi hoje no Podcast com a Lina.
Estou checando tudo que ela citou no podcast rsrsr… agendando tudo para julho. Vocês são 10!
Marildes V inhas Lopes
Estarei em Paris somente e Julho. Com certeza esta maravilhosa não estará mais em exposição.
Marildes
A Coleção Chtchoukine , depois de março irá para onde?
Rodrigo Lavalle
Marildes, após o encerramento da exposição os quadros voltam para os seus respectivos museus: o Ermitage, em São Petersburgo, e o Pouchkine, em Moscou.
MonicaSA
Adorei esta expo. Para mim, o pior é o acesso à Fondatiom. Espera-se longo tempo na fila da navete, e quando a dita cuja chega não cabe 1/3 da fila. Para voltar é o mesmo drama.
Rodrigo Lavalle
Monica, obrigado pela observação.