O mundo todo, inclusive os franceses não-parisienses, diz que os parisienses são mal-humorados. Mas é verdade? E o que fazer para evitar esse mau humor?
Os parisienses são mal-humorados?
Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande e muito povoada: horários apertados, excesso de compromissos, engarrafamentos, filas, metrô cheio.
Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande, muito povoada e muito turística: milhões de turistas andando vagarosamente pelas calçadas enquanto apreciam cada centímetro quadrado da cidade.
Há o mau humor que surge quando duas culturas diferentes se chocam: um está agindo naturalmente de acordo com os costumes de seu país e não sabe que está sendo indelicado com o outro.
E há o mau humor “de raiz”, de quem nasceu assim ou não está tendo um bom dia.
Então como não atiçar o mau humor de um parisiense?
- No geral: a “regra de ouro” é dizer bonjour (bonjurr / bom dia) sempre que entrar em contato ou for abordar qualquer parisiense: no hall do prédio, no elevador, ao entrar em algum comércio, no guichê do metrô, na rua ao pedir uma informação etc. Ao sair diga merci (mérci / obrigado) e emende com au revoir (ô rêvoar / tchau). Ao esbarrar (ou até mesmo antes) em alguém diga pardon (pardon / desculpe).
- Na padaria: antes de entrar na fila olhe os produtos expostos, para quando chegar a sua vez de ser atendido, você já saber o que vai pedir.
- No restaurante: se você tem reserva, chegue na hora! A tolerância para atrasos é pequena e você corre o risco de perder a sua mesa. Para chamar o garçom não estale os dedos ou levante a voz, levante a mão e acene discretamente.
- No metrô: fique sempre à direita na escada rolante, espere que as pessoas saiam do vagão para só então entrar, não bloqueie a porta.
- No táxi: pegue um Uber. Brincadeira…
- Na verdade essas regrinhas são válidas para o mundo inteiro e não só para Paris, não é mesmo?
Veja também na série É verdade que…
E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Junior
O parisiense , em regra , é um lixo de pessoa sim . E não se trata do tratamento com turistas , com certeza não è algo pessoal com eles , racismo, xenofobia etc . É que eles odeiam todo mundo mesmo , e nisso são bem democráticos . É sim síndrome de vira lata o brasileiro achar normal a falta de educação do povo daqui .
Monique
Adorei a dica do taxi hahaha!
Mauricio Christovão
Nunca tive problemas com os franceses, seja em Paris ou no interior. Já bati boca com uns italianos(!!!) folgados e perdi a paciência(silenciosamente) com uns alemães que não sabiam andar em Paris. Já estava me sentindo um nativo… Afinal sou da França Antártica, de Nictheroy-sur-mer.
Junior
Duvido muito que no Brasil alguém iria sequer cogitar de ser mal atendido em lojas , restaurantes e outros . Se isso acontece no Brasil é “morte” certa para o empresário pois nos brasileiros somos bastantes intolerantes (e com razão ) com atendimento mal feito . Na França no entanto isso é o normal . Ridículo achar que o brasileiro deve se “adaptar” a isso . Síndrome de vira lata