2017 foi um ano record para o turismo na França. Saiba quais foram as nacionalidades que mais visitaram o país e quais os museus e monumentos mais frequentados em 2017.
Apesar de ano após ano a França ser o país que mais recebe turistas no mundo (cerca de 89 milhões em 2017), os anos de 2015 e, sobretudo, 2016 foram difíceis para o setor do turismo. Devido aos atentados terroristas ocorridos em Paris em janeiro e novembro de 2015, o número de turistas – principalmente estadunidenses e chineses, duas das nacionalidades que mais visitam a França – caiu bastante. Essa queda, apesar de ter impactado com mais força os setores haut de gamme como restaurantes estrelados, hotéis palácio e lojas de artigos de luxo, foi sentida de forma geral por todos que trabalham com turismo.
Avenida Champs Élysées em Paris (foto:
no Shutterstock)Porém, de acordo com o relatório lançado pelo Comitê Regional de Turismo de Paris e Île de France, 2017 foi um ano record para o turismo na França, especialmente para Paris e região. A performance de 2017 foi a melhor dos últimos 10 anos e conseguiu suplantar até mesmo a de 2011, até então o melhor ano desde 2008.
As causas dessa retomada são várias e incluem não somente o trabalho árduo do setor do turismo como também a eleição de Macron para a presidência da França, fato que reconquistou a confiança de turistas, empresários e governos do resto do mundo. Além disso, com o passar do tempo, o choque dos terríveis acontecimentos de 2015 se dissipou um pouco e as grandes atrações e qualidades extraordinárias da França acabaram falando mais alto. A França foi até mesmo eleita pela revista The Economist como o “país do ano 2017” (clique aqui e leia nosso artigo).
Nacionalidades
Segundo o relatório, as nacionalidades que mais visitaram Paris e região em 2017 foram:
5°) Alemães
4°) Chineses
3°) Britânicos
2°) Estadunidenses
1°) Franceses
Museus e monumentos
Os dados do relatório nos revelam também quais foram os museus e monumentos pagos em Paris e região mais visitados em 2017:
5°) Museu Orsay – 3.177.842 de visitantes
4°) Centro Pompidou – 3.370.872 de visitantes
3°) Torre Eiffel – 6.207.303 de visitantes
2°) Castelo de Versailles – 7.714.389 de visitantes
1°) Museu do Louvre – 8.100.000 de visitantes
A Torre Eiffel (foto:
no Shutterstock)Por incrível que pareça, a Torre Eiffel, o maior símbolo de Paris e da França, ficou em 3° lugar na classificação geral, sendo suplantada pelo belíssimo Castelo de Versailles e, óbvio, pelo Museu do Louvre. O fato de Versailles ter sido mais visitado que a Torre é surpreendente visto que visitá-lo requer mais esforço do turista: o local fica fora de Paris e acaba sendo um passeio que toma um dia inteiro.
O castelo de Versailles (foto:
no Shutterstock)Os três locais que tiveram os maiores aumentos na frequentação em relação a 2016 foram o Grand Palais (24,9%), o Petit Palais (29%) e a Fundação Louis Vuitton (37,2%). O motivo de alta tão significativa foram as excelentes exposições temporárias que esses locais apresentaram em 2017. Que sirva de lição para todos: caprichem nas boas exposições pois elas atraem mais visitantes!
Porém, se levarmos em consideração monumentos não pagos em Paris e região, a coisa muda de figura: os dois primeiros lugares da lista são facilmente ocupados pela catedral de Notre Dame (cerca de 12.000.000 de visitantes por ano) e pela Basílica do Sacré Cœur (cerca de 10.000.000 de visitantes por ano).
Compre ingressos antecipados para o Louvre, Versailles e vários outros monumentos no site Minha Viagem Paris, clique aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Stella Araújo
Rodrigo, obrigada, mais uma vez!
Vou seguir suas sugestões.
Stella Araújo
Olá, tudo bem?
Acabei cometendo um grave erro estratégico: deixei para comprar os ingressos para a Torre com um mês de antecedência à nossa viagem! 🙁 Moral da história: no site oficial não há horários disponíveis para visitação na semana que estaremos em Paris (21 a 28/06). Poderiam me indicar outra forma de compra? Ou alguma agência que faça essa venda?
Desde já, muitíssimo obrigada!
Rodrigo Lavalle
Stella, eu te aconselho a ir tentando pelo site todos os dias, várias vezes ao dia (mesmo que eles já estejam esgotados). Novos lotes de ingressos vão sendo colocados à venda aleatoriamente. O segredo é insistir. Caso você realmente não tenha sucesso, a única solução é ir até a Torre no dia da sua preferência e entrar na fila. Todo mundo consegue subir, é só ter paciência.
A empresa ParisCityVision vende ingressos antecipados para a torre porém o preço é mais alto que no site oficial, clique aqui. Outra opção é comprar um passeio que inclua também o ingresso para a torre como, por exemplo, esse aqui.
Anderson Pereira
Observem a página 31 do relatório:
http://pro.visitparisregion.com/content/download/29968/685314/version/2/file/Bilan_janv-déc2017.pdf
Os brasileiros estão em terceiro lugar na previsão de reservas aéreas para viagens no mundo em 2018.
Uma pena o relatório não mostrar a nossa posição em 2017.
Rodrigo Lavalle
Anderson, em anos anteriores a 2015, os brasileiros eram bem mais numerosos a visitar Paris. Parece que estamos voltando.