Viajar de carro pela França pode parecer simples, mas não é.
Viajar de carro pela França não requer somente as qualidades que definem um bom motorista. Conduzir em cidades ou estradas onde circulamos pela primeira vez requer também dominar regras locais.
Pensamos neste artigo após um grave acidente ocorrido dia 20 de dezembro 2016 na França. O acidente envolveu 50 veículos, causou 5 mortes e numerosos feridos.
Cito somente este pelo seu caráter excepcional, mas todos os dias ocorrem acidentes menores – provocados pelas mesmas causas – nas estradas.
Regras a respeitar
. A ótima qualidade das estradas francesas pode induzir ao aumento da velocidade. Um motorista menos habituado às auto-estradas com várias pistas, revestimento impecável, declives e curvas suaves aumenta a velocidade sem se dar conta.
Em situação normal a velocidade na autoroute é 130. Com chuva e neve, 110. Com visibilidade inferior a 50 metros, 50. Nas estradas nacionais, os números caem para 90, 80, 50. E dentro das cidades para 50, 50, 50.
Primeiro cuidado: respeite a velocidade indicada nas placas.
. Como o limite de velocidade máxima é alto, o respeito da distância de segurança entre os carros é um item fundamental. O acidente citado acima ocorreu exatamente pelo não respeito desta regra.
Segundo cuidado: respeite a distância de segurança entre os carros. Nas estradas, a distancia mínima fica indicada com desenhos no asfalto. O não respeito da distância de segurança gera uma multa de 135 euros.
. Se acontecer um acidente na estrada, cuidado redobrado! Diminuir a velocidade para olhar o que acontece nas outras pistas é arriscado e causa do suraccident. Quer dizer, o acidente que agrava um acidente anterior. O caso citado acima envolveu 50 carros quase todos eles em situação de suraccident.
Terceiro cuidado: se for testemunho de um acidente não diminua a velocidade repentinamente. Se tiver a impressão de que o acidente acabou de acontecer, diminua a velocidade após o carro acidentado. Sempre atento para evitar outros acidentes, chame o número de urgência.
. A qualidade da auto estrada e tão boa que dirigir se torna monótono. Como as auto estradas não passam por cidades e que a paisagem é sempre a mesma o condutor desliza para um torpor. Muito cuidado para não dormir, sobretudo em longos trechos sem curvas.
Quarto cuidado: pare inúmeras vezes, o ideal é uma pausa café a cada 1h30. Não dirija se dormiu mal na noite precedente. Pesquisa recente prova que dormir 5 ou 6 horas equivale ao risco de ter um acidente dirigindo com 0,8 g de álcool no sangue. A taxa de álcool autorizada é de 0,5 g por litro de sangue.
CUIDADOS par quem vai viajar no INVERNO
. Se for viajar no inverno, alugue carro com pneus adapatados para a neve.
. Consulte os sites de meteorologia locais para se preparar e saber se encontrará pela frente neve, neblina, chuva. Já tivemos relatos de viajantes que foram obrigados a um retorno repentino. Diante de nevasca inesperada eles perderam reservas e toda a organização da viagem.
. Se for sair das auto-estradas e pegar estradas pequenas, tome cuidade redobrado em relação à neve. Estas estradas não tem a mesma estrutura de apoio e de segurança. Caso queira explorar vilarejos recomendamos que alugue um carro mais potente. Um 4×4 por exemplo, com tração em todas as rodas.
. Em caso de neve e frio, os vidros do carro ficam congelados. Tenha no porta malas pás e produtos para descolar o gelo dos vidros das janelas.
Dicas suplementares
. Para alugar o carro, a maioria das empresas pede, alem da carteira internacional, a carteira de motorista brasileira original.
. Evite dirigir dentro das grandes cidades – trânsito infernal e dificuldade para encontrar estacionamentos. Os transporte públicos são sempre a melhor opção em Paris, Lyon, Bordeaux, Marseille…
. Caso você não siga a dica acima, evite entrar ou sair das cidades grandes nos horários de pico. Você corre o risco de enfrentar longos trechos com o trânsito extremamente lento.
Atenção, leia a legistação sobre circulação no site oficial do governo (clique aqui).
Acesse no site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Marcelle
Olá pessoal! Estava lendo algo sobre o bafômetro que os veículos devem ter. Como funciona isso quando a gente aluga um carro? As locadoras fornecem esses itens obrigatórios?
Rodrigo Lavalle
Marcelle, onde você leu sobre isso? Poderia postar o link, por favor?
Jean
Algumas malas podem ficar no banco de trás? As minhas não caberão todas no porta malas.
Rodrigo Lavalle
Jean, não recomendamos.
Cristina
Caros, tomei uma multa de trânsito em Paris e recebi a notificação em casa pelo correio. Como devo proceder?
Rodrigo Lavalle
Cristina, na teoria você deveria enviar um cheque. Sugiro que você entre em contato com a eles.
Lourenço Guimarães
Olá! Estou planejando uma viagem de carro de Paris ao Vale du Loire, e vim pedir sugestões para driblar o trânsito pesado na chegada e na saída de Paris.
Sugestões como locais estratégicos para me hospedar, que facilite a saída, e horário ideal para sair e chegar em Paris na volta.
Agradeço desde já, parabéns pelo belo trabalho!
Rodrigo Lavalle
Lourenço, na verdade o ideal é você ir de trem de Paris até a cidade de Tours e lá alugar um carro para andar pela região. Isso é mais práticos e menos estressante.
Ricardo
Nick, precisa sim. Não sei qual a sua cidade, mas aqui em São Paulo podemos tirá-la no Poupatempo e é bem fácil. O pedágio lá na França também é meio diferente daqui, e é bom pesquisar um pouco antes.
Nick
Oi pessoal do Conexão Paris, queria uma resposta definitiva a respeito da Carteira Internacional, pois em alguns blogs dizem que na França não é obrigatório. Obrigado !!!!
Rodrigo Lavalle
Nick, a lei francesa exige que, para se dirigir na França com carteira de motorista não-europeia, ela precisa ser acompanhada da tradução juramentada para o francês OU da PID (Permissão Internacional de Direção), emitida pelo Detran. Na teoria, a empresa de locação de veículos deveria exigir esses documentos no momento da locação.
Segue o trecho retirado do site do serviço público francês: http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F1459.xhtml.
“Conduire en France avec un permis non européen: Si vous séjournez en France pour une courte période (vacances par exemple), vous pouvez circuler avec votre permis de conduire non européen. Il doit être valide, rédigé en français ou être accompagné d’une traduction officielle ou d’un permis international. Si vous vous installez en France, vous pouvez conduire avec votre permis non européen pendant une année maximum suivant la fixation de votre résidence normale en France, sous certaines conditions.”
“Dirigir na França com uma licença não-européia: Se você for ficar na França por um curto período (por exemplo, férias), você pode circular com sua carteira de motorista não-européia. Ela deve ser válida, escrita em francês ou ser acompanhada de uma tradução oficial ou de uma Permissão Internacional para Dirigir. Se você mudar para a França, você pode dirigir com a licença não-européia até um ano após a fixação de sua residência normal na França, sob certas condições.”.