Quantos tipos de queijo existem na França? Alguns dizem cerca de 200. Outros falam que o número é 365. Mas a verdade está longe disso…
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Quantos tipos de queijo há na França?
É só entrarmos em uma fromagerie (queijaria) ou em um supermercado francês para ficarmos perplexos e confusos com a infinidade de tipos de queijo produzidos na França.
Para além dos famosos camembert, brie e roquefort, há diversas outras opções de queijos de vaca, cabra e ovelha; suas ramificações e desdobramentos.
Alguns números conceituais
Uma citação atribuída a Winston Churchill, na época da 2ª Guerra Mundial, diz: “um país como a França, que sabe fabricar mais de 200 tipos de queijos, não pode morrer”.
Essa quantidade enorme de tipos de queijo não impressiona somente os estrangeiros, o próprio General de Gaulle certa vez fez a seguinte pergunta retórica: “como governar um país onde existem 246 variedades de queijo?”.
Ainda segundo a lenda poupular, assim como em Salvador há uma igreja para cada dia do ano, na França há um queijo para cada dia do ano.
Alguns números oficiais porém não definitivos
Talvez um número mais preciso e realista seja o apresentado pela revista especializada Profession Fromager. Todo ano a revista/site lança um guia do queijo francês (mas somente daqueles feitos com leite cru!). A edição de 2016 traz 2.146 queijos classificados por região, departamento e família tecnológica.
Segundo o Ministério da Agricultura francês há na França 388 estabelecimentos fabricantes de queijo de leite cru que produziram em 2015 cerca de 190.000 toneladas de queijo. Parece pouco mas esse número não inclui os pequenos produtores fermiers (aqueles que também produzem em sua propriedade o leite usado na fabricação de seus queijos).
O Conselho Nacional de Apelação de Origem de Laticínios (CNAOL) – que reúne os produtores de laticínios AOP e AOC, ou seja, aqueles que tem as regras de fabricação controladas e protegidas por leis – tem em seu quadro de afiliados cerca de 1.315 desses produtores fermiers.
Mas existem fermiers que trabalham fora das regras AOP e fazem seus queijos como bem entendem e querem, isso faz com que o número total de produtores fermiers fique em torno de 2.000. Isso não quer dizer que cada produtor faça um tipo de queijo diferente mas as variações são imensas.
Classificação Técnica
Há também a classificação técnica que leva em consideração a “família tecnológica” dos queijos. As duas grandes famílias são:
1) queijos de coagulação rápida que se dividem ainda em 12 sub-categorias e engloba desde os queijos frescos de massa mole, como o feta e a ricota, até os queijos cozidos de massa prensada, como o comté;
2) queijos de coagulação lenta ou espontânea que se dividem em 5 sub-categorias e engloba queijos como o St Florentin, St Marcelin e St Félicien.
Parece que, mesmo entre os especialistas, não há um consenso sobre o número de tipos de queijo que existe na França. Mas isso pouco importa, o que vale é saboreá-los. Quanto mais variedade, melhor!
Para quem quer uma longa lista de queijos franceses é só clicar aqui.
Os queijos e as estações do ano
Apesar dessa infinidade de opções, os queijos franceses, assim como as frutas e os legumes, também possuem suas estações do ano. Alguns deles degustamos somente no outono e no inverno, outros na primavera e no verão.
Clique nos links a seguir para ler nossos artigos sobre o assunto: os queijos que devemos degustar na primavera e os queijos específicos do outono e inverno.
Aqui e aqui você encontra dicas das melhores fromageries de Paris.
Outros artigos sobre queijos franceses:
- 25 queijos franceses e suas regiões de origem
- Os queijos franceses: vídeo e onde comprar
- Como montar uma tábua de queijos para o apéro
- O vale do Loire e seus famosos queijos de cabra
- Descubra o famoso queijo do país basco francês
- Conheça a única queijaria de Paris administrada por uma japonesa
- A fondue francesa e onde degustá-la em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Renato Passos
Segundo o filósofo Olavo de Carvalho, que também é apreciador de queijos, a França tem mais de 4.000 tipos de queijo, dos quais ele degustou 120.
Gustavo Volci
Poderiam nos dar uma dicas de v8nhos também?
Rodrigo Lavalle
Gustavo, leia os artigos da sommelière brasileira Ana Carolina Dani nos quais ela dá muitas dicas de vinhos franceses, clique aqui.
Angelo
Si la France a tant de bons fromages, là règle est aussi valable pour la charcuterie. Il suffit de voir la variété de saucissons sur la photo en haut 😉
Jeanetenovak
La France est glamourese dans le tout que faire. Non Mots !