Já que o vinho faz parte da cultura francesa será que todos os franceses gostam de vinho.
O mundo inteiro sabe que a imagem da França está intimamente ligada à cultura do vinho. Isto nos leva a imaginar que todos os franceses gostam de vinho, todos enólogos com domínio da terminologia das degustações, sabendo dissertar sobre produtores, marcas, terroirs, cépages, decantações, millésimes e tudo mais. Mas a realidade não é bem assim.
No interior do meu círculo íntimo tenho amigos e familiares que possuem caves repletas de bons vinhos para todos os dias, ótimos vinhos para jantares mais formais e vinhos excepcionais para grandes comemorações. Estes compram diretamente do produtor, conhecem tudo, viajam para descobrirem vinhedos, fazem parte de círculos de degustação e, para eles, estas atividades e este conhecimento é fonte de enorme prazer e de um certo orgulho. Orgulho sobretudo das belas caves construídas dentro das regras tradicionais e situadas nos subsolos dos prédios construídos na época do Barão Haussmann.
Dentro do mesmo círculo, possuo amigos e familiares que sabem, quando o degustam, se o vinho é bom ou não, conhecem as grandes regiões produtoras e suas características e pronto. Estes compram vinhos seguindo as indicações de guias como Hachette Vinhos, de sites especializados ou confiam nas dicas do dono da cave da qual são clientes. Eu me incluo nesta categoria.
Dentro do mesmíssimo círculo, tenho amigos e familiares que não gostam muito ou que não gostam de vinho, não se interessam, não sabem comprar. Durante as refeições preferem água gasosa, sodas, cerveja ou cidra.
Confirmando o que observo em pequena escala, uma pesquisa recente mostra que os franceses situados na faixa 18/30 anos não são todos adeptos do vinho. A preocupação central da pesquisa era descobrir qual álcool os jovens preferem. E os resultados foram supreendentes: primeiro lugar cerveja, segundo champanhe, terceiro álcool forte como uísque, quarto cidra e quinto vinho.
Afinando os dados, a pesquisa mostra que o consumo do vinho varia em função da idade e do patrimônio cultural transmitido pela família. Os jovens que preferem o vinho adotam as mesmas práticas dos pais. E quanto mais velhos, maior o consumo de vinho: 59% dos 18/20 anos consome vinho; e para os 25/30 o resultado é 76%.
Interrogados, os jovens reconhecem que a preferência pelo vinho é uma transmissão familiar e que aprenderam tomar vinho durante as refeições e festas de família. Para este grupo, o vinho faz parte da cultura francesa e deve ser transmitido às gerações seguintes.
Apesar disto, todos reconhecem que não são especialistas na matéria. 72% não se sente capaz de falar sobre o vinho e não domina os termos e a linguagem usada pelos enólogos.
Para terminar, a mesma pesquisa afirma que os grandes produtores de vinho, conscientes que esta nova geração se deixa seduzir por outras bebidas alcoólicas, já começaram a adotar estratégias de sedução.
Clique aqui e leia nossos artigos sobre vinhos franceses escritos pela Ana Carolina Dani, sommelière brasileira das famosas Caves Legrand.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra várias degustações e mini-cursos para se iniciar ou se aprofundar no rico universo dos vinhos franceses. Clique aqui e aqui para mais informações.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Xandão Oliveira
Na semana que passei em Paris ano passado notava sempre que eu era o único a beber vinho tinto nos restaurantes e bares. Nas demais mesas notava muita cerveja, drinks elaborados (um deles de uma cor linda alaranjada). Vinho branco e espumante vi uma única vez. Garrafa de vinho vi somente uma vez também numa mesa com um casal apaixonado.
Jusmar Lustoza
Olá. Eu e minha esposa vamos chegar no CDG às 8:15h. Uma conexão de 5 horas. Em seguida vamos p/ Lisboa. O voo está marcado p/ 13:15h. Sei que são míseras horas, mas queríamos pelo menos chegar na Trocadero p/ ver a torre Eiffel de lá. Passando pela imigração até umas 8:50h, vc. acha que dá tempo de ir e voltar? Outra dúvida. Comprando o RER B, temos que ir até uma estação que não me lembro o nome agora e depois pegar o metrô, linha 6 até Trocadero. Preciso comprar tichet p/ o metrô? Ou fica 10 euros pra ir e 10 pra voltar, trem e metrô?
Rodrigo Lavalle
Jusmar, conte uma hora para ir e outra hora para voltar. Vá de RER B até a estação Denfert – Rochereau e lá pegue a linha 6 (direção Étoile) até a estação Trocadéro. Na volta faça o contrário. O bilhete de 10€ que você vai comprar no aeroporto dá direito à baldeação do RER B para a linha 6 em Denfert.