Se Vaux-le-Vicomte não tivesse existido, Versailles não seria o que é. Assista ao nosso vídeo sobre esse magnífico castelo perto de Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O Castelo de Vaux-le-Vicomte: a história
O castelo de Vaux-le-Vicomte foi construído por Nicolas Fouquet, superintendente de finanças do jovem rei Luís XIV, que tinha apenas 22 anos na época.
Ele era considerado o castelo mais bonito da França, situado entre duas residências reais: Vincennes e Fontainebleau.
A lenda conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organiza uma monumental festa para o rei. O monarca, com ciúmes da riqueza e opulência do castelo de seu funcionário, ordena a sua prisão perpétua e d’Artagnan, o chefe dos mosqueteiros, será a pessoa encarregada da execução da sentença.
Após o encarceramento de Fouquet, Luís XIV convoca imediatamente a equipe que construiu Vaux – o arquiteto Louis le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre – para reformar Versalhes.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Mas foi em Vaux le Vicomte que esta equipe recebeu liberdade total para construir um castelo maravilhoso.
Um castelo transparente pois de seu interior, graças às imensas janelas, podemos ver a perspectiva se abrindo sobre o estátua de Hércules, colocada na extremidade sul do parque.
Vaux le Vicomte é um castelo integrado ao jardim e, a partir da fachada sul, a vista é maravilhosa.
Le Nôtre dominava perfeitamente uma técnica chamada perspective ralentie (trabalhando efeitos de ótica), que cria a ilusão de proximidade.
Na realidade, a vista que temos das janelas do castelo é falsa: os lagos circulares são na realidade ovais e o lago central e o grande lago quadrado não são do mesmo tamanho, um é bem menor do que o outro.
E o mais estranho, quando as águas do lago estão calmas, vemos o reflexo do castelo que se encontra a 500m de distância.
Vaux le Vicomte foi comprado em 1875 pela família que é proprietária até hoje. O monumento foi aberto ao público em 1968 e acolhe, hoje, 280.000 visitantes por ano.
O grande charme de Vaux le Vicomte é seu tamanho. Ele não é absurdamente imenso como Versailles, guardando proporções ‘humanas”.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O Castelo de Vaux-le-Vicomte: o vídeo
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris, clique aqui.
Vaux le Vicomte está situado próximo de Paris e é um delicioso passeio para todos aqueles que querem conhecer os arredores da capital francesa.
Como ir de Paris até Vaux-le-Vicomte:
- Por conta própria: pegue o trem comum linha R ou o trem RER D na Gare de Lyon até a cidade de Melun. Em seguida, pegue táxi ou Uber até o castelo, esse trajeto leva cerca de 10 minutos.
- De excursão incluindo também o castelo de Fontainebleau. Ida e volta de Paris em mini ônibus e ingressos incluídos. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
- De carro alugado. A viagem dura cerca de 50 minutos, clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Leia também
- Castelos na França: quais visitar? Onde ficam?
- Passeios nos arredores de Paris
- Palácio de Versalhes: como chegar, o que ver, ingresso, mapa
- O Castelo de Fontainebleau, o vídeo
- Castelo Chantilly
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Maria auxiliadora F bezerra
Estive em Paris agora e não conheci esse maravilhoso palácio! Ano que vem vou conhecer!! Encantada!!
Rodrigo Lavalle
Maria Auxiliadora, Vaux le Vicomte é muito lindo, principalmente no Natal, clique aqui e leia nosso artigo.
Carina Corsini
Olá! Gostaria de saber que evento é esse que aparece no video, onde as pessoas se vestem com roupas da época dos reis. Grata!
Rodrigo Lavalle
Carina, se chama La Journée Grand Siècle. Acontece geralmente em junho. Fique ligado no site oficial de Vaux le Vicomte para a data certa de 2018.
Giselle Froment
Olá! Da pra fazer Vaux le Vicomte + Fontainebleau num dia sem carro? Estou aqui pesquisando uma possível programação pra amanhã 🙂
Rodrigo Lavalle
Giselle, é muito cansativo. Você teria que fazer duas visitas corridas.