A Nuit Blanche é um evento anual, gratuito e festivo que acontece sempre na noite do primeiro sábado de outubro. Criada em 2002, a iniciativa é focada na arte contemporânea e acontece por toda a cidade, ocupando tanto o espaço público quanto vários prédios emblemáticos de Paris.
Cartaz da Nuit Blanche 2016 que tem como tema o amor e a busca pelo ser amado.
Esse ano, sob a direção de Jean de Loisy, diretor do Palais de Tokyo (super centro parisiense de arte contemporânea sobre o qual já falamos aqui), o formato do evento será um pouco diferente. Ao invés de apresentações/obras isoladas agrupadas sob um tema geral, a noite terá um fio condutor, um roteiro a ser seguido como em uma “caça ao tesouro”, no caso, o ser amado.
Seguindo os passos de Poliphile – o herói dessa Nuit Blanche que, apesar de vindo de um romance italiano de 1467, foi atualizado para os dias de hoje – que parte em busca de sua amada Polia, o percurso se divide em 12 capítulos começando no Hôtel de Ville (prefeitura de Paris), seguindo pelo rio Sena e terminando na Île aux Cygnes, a oeste de Paris.
Mapa das Emoções
Ao longo do caminho, que passa por locais importantes da cidade como o Petit Palais, a Monnaie de Paris, a Escola de Belas Artes, o Museu do Quai Branly e a Maison de la Radio, estão 35 obras (algumas concebidas especialmente para o evento) representando as provações/emoções pelas quais Poliphile passará até alcançar a sua amada.
As obras que já foram divulgadas têm todas elas um lado poético ou romântico como a floresta misteriosa em frente ao Hôtel de Ville (obra do francês Stéphane Thidet); o “ecossistema sonoro” que o artista britânico Oliver Beer criará in loco sob as pontes do Sena e os “corações partidos” (à imagem do cartaz oficial do evento) que o “ateliê dos corações partidos” irá distribuir aos visitantes e que poderão ser reparados no fim do percurso no grande “ateliê de conserto de corações”. <3
Nuit Blanche 2016: sábado dia 1° de outubro a partir das 19:00. Nesse dia o transporte público funciona durante toda a madrugada. Acompanhe a página Facebook do evento para ficar atualizado.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1 Comentários
MonicaSA
Gostei da idéia. Mais horiginal do que ficar caçando Pokemon.