Este artigo é para (1) aqueles que já conhecem bem Paris e querem ter acesso aos endereços mais confidenciais e (2) para os turistas que, por opção, fogem dos lugares comuns.
Queremos apresentar para vocês o Musée de la Vie Romantique, pequeno museu de bairro com um dos jardins mais secretos da cidade. Da rua, vemos apenas duas discretas placas, uma do museu e outra do salão de chá – Un thé dans le jardin – instalado no jardim do museu.
Ao passarmos o portão de entrada nos sentimos longe de Paris, em algum lugar calmo e verde da província francesa. No final do corredor, encontramos uma bonita casa branca com janelas verdes.
O museu foi residência e ateliê de um pintor famoso no final do século 19, Ary Scheffer. Em 1830, este bairro – cujo apelido na época era Nouvelle Athènes – foi ponto de residência e encontro de importantes figuras do meio cultural parisiense.
Scheffer era retratista e professor de desenho dos filhos do duque de Orléans. Durante mais de trinta anos, sua mansão foi um local de intensa atividade artística, política e literária. Por aí passaram Delacroix, seu vizinho, George Sand, Chopin, Liszt, Rossini, Tourgueniev, Dikens…
Durante os anos seguintes a mansão continuou sendo ponto de encontro cultural sob a direção dos herdeiros. Em 1956, a casa foi vendida ao Estado francês e hoje o museu é administrado pelo Museu Carnavalet.
O Musée de la Vie Romantique foi inteiramente restaurado e redecorado pelo famoso arquiteto de interiores Jacques Garcia. Seu acervo é composto por obras de arte, móveis e objetos que ilustram a história do local. A principal sala é dedicada à escritora George Sand, uma das assíduas convidadas do proprietário Ary Scheffer. Sand foi uma das principais figuras dos meios literários e artísticos da época tendo sido amante de Alfred Musset, Franz Liszt, Frédéric Chopin e amiga de Gustave Flaubert.
Em uma das salas do museu encontrei um retrato de Dona Francisca de Bragança, princesa de Joinville, obra de Ary Scheffer. A placa informa que a princesa do Brasil nasceu em 1824 no Rio de Janeiro, filha do Imperador Pedro I e da sua primeira esposa Maria Leopoldina. Aos 19 anos ela se casou, no Rio de Janeiro, com o Príncipe de Joinville, Philippe d’Orleans. Após o exílio, o casal viveu nos Estados Unidos e mais tarde em Paris, onde Dona Francisca morreu em 1898.
O Museu da Vida Romântica fica aberto o ano todo, mas o período ideal para visitá-lo é de abril até meados de outubro quando o romântico café do jardim está aberto.
Algumas informações sobre a área: o apelido Nouvelle Athènes, dado ao bairro no século 19, se referia à uma grecomania ambiente inspirada pela guerra de independência dos grecos contra o Império Otomano. Isto contribuiu para que as mansões e imóveis aí construídos adotassem uma arquitetura majestosa e reflexo da cultura antiga. A elite intelectual que aí se instalou designava o bairro como “república das artes e das letras”.
Nos últimos dez anos esta mesma região foi redescoberta por jovens da elite francesa à procura de grandes e belos apartamentos. Hoje, a Nouvelle Athènes é conhecida como um dos mais bairros mais dinâmicos da cidade, onde a cada 5 minutos temos a inauguração de um novo bistrô, hotel, bar, concept store. De Nouvelle Athènes ele passou a ser conhecido como SoPi. Clique aqui para anotar os melhores endereços do SoPi.
O Salão de Chá funciona nos mesmos horários mas somente de maio a meados de outubro.
Hotel Scheffer-Renan, Musée de la Vie Romantique: 16 rue Chaptal, 75009. Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Fechado nas segundas e dias feriados.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Mauricio Christovão
Que delícia de lugar!!! Tentador…
rosa lech
amei . em breve estarei voltando. obrigada.
rosa lech
amei essas dicas, na próxim vez….
Beatriz
Estive nesse museu em 2008, quando era estudante em Paris. Ele é um charme mesmo. Era um dia frio de outono e foi muito agradável! Adorei ler o texto e relembrar aquele momento.
MonicaSA
Anotado para a próxima ida a Paris. Obrigada CP
Alcilene M. de Sousa
Bom dia CP. Adorei o Museu, o café . Em setembro irei conhecê-lo. Parabéns…. voces são maravilhosos, sempre nos mostrando o melhor de Paris . um abraço.