Quando publicamos artigos sobre as praias francesas, às vezes recebemos comentários sobre a beleza da nossa orla brasileira. Estes comentários contém o seguinte pressuposto: ninguém atravessa o Atlântico para conhecer as praias européias.
Concordo que a maioria dos viajantes não está à procura de areia, sol, cerveja e água de coco, sobretudo porque aqui a areia é rara, a cerveja quente e a água de coco produto importado e caro.
Mas discordo do argumento em si. Conhecer as praias francesas é conhecer um aspecto da cultura local. Conhecer as praias da Normandia e da Bretanha, por exemplo, é entrar em contato com um universo marítimo completamente diferente do nosso. Durante uma boa parte do verão, as temperaturas não são muito elevadas, a água é fria e o pequeno suéter faz parte do cotidiano. Neste caso a praia é vivida com botas de borracha de cano alto e a principal atividade das crianças – e dos adultos – é procurar conchas e frutos do mar na maré baixa.
Tenho muitos amigos que adoram este verão normand e breton oposto do verão tropical. Eles não gostam do calor tórrido, apreciam ar fresco e cheio de iodo, gostam de esportes marítimos e de longas caminhadas pelas trilhas à beira mar.
Outros franceses, ao contrário, escolhem as praias do Mediterrâneo porque estão à procura de sol de verdade, de água mais quentinha, de ambientes mais festivos e cosmopolitas onde a efervescência do social acompanha a do champanhe. Este grupo aprecia riqueza, conforto contemporâneo e as belas praias onde os vinhos geladinhos são servidos ao lado da chaise longue.
E assim chegamos no objeto deste artigo, a praia Paloma Beach.
Quando topo com listas como “as mais bonitas praias da França” encontro sempre as mesmas: Palombaggia na Córsega, Pampelonne em Saint Tropez… e Paloma Beach de Saint Jean de Cap Ferrat.
Para quem não conhece ainda, Saint Jean de Cap Ferrat é um dos mais bonitos e elegantes endereços da Côte e Paloma Beach sua mais bonita praia. Trata-se de uma praia emblemática e há anos frequentada por nomes conhecidos como Matisse, Cocteau, Churchill, Roger Moore, Sean Connery, Elton John…
Ela é semi privada, quer dizer, um restaurante ocupa, com suas espreguiçadeiras, a parte central da pequena praia mas as duas bandas laterais são públicas. Ela não tem areia e sim galets (pedrinhas redondas) e está ao lado de uma bela mata. Da praia, temos uma vista privilegiada da baía de Beaulieu sur Mer, das mansões da região e das falésias de Eze.
O acesso só é possível pelo mar ou à pé por uma trilha que se chama Sentier de la pointe Saint Hospice. Aí seu segredo. Como ela não é visível e de difícil acesso, a praia é um endereço quase confidencial (se você você estiver ancorado na baía, telefone para o restaurante e eles te buscam com o zodiac).
A astúcia é reservar uma mesa ou mesa+chaise longue ou somente chaise longue do restaurante e passar o dia na praia. Mas atenção, a Côte d’Azur é entupida em julho e agosto com todos os inconvenientes conhecidos. Em junho ou em setembro, aí sim, a Côte se torna um lugar elegante.
O restaurante Paloma Beach funciona de maio até final de setembro. Ele oferece também a possibilidade de praticar jet-ski, ski náutico, kayak…
Outra dica, se você pegar as trilhas da beira mar encontrará praias mínimas e vazias. Basta instalar sua toalha e curtir o que a região oferece de melhor.
Clique aqui para ver o site do Paloma Beach e fazer suas reservas.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Julia
Conheci esta praia semana passada e vale muito a pena passar o dia lá, lugar calmo com uma vista deslumbrante, fora que o fundo do mar é lindo… dá para fazer snorkeling e ver tudo de pertinho.
Liliana
Fui a essa praia em meados de julho de 2016.
Muito agradável. Tomamos cerveja com doce típico francês: tarte tropezienne.
Água transparente e, na ocasião, não tinha muita gente; pudemos desfrutar da tranquilidade do lugar.
Maria Isabel
Praias brasileiras são sujas, perigosas, com arrastão. Não vou nunca. Mas as praias francesas, são maravilhosas!
Heloisa Luz
Em junho do ano passado estive em Cap Ferrat mas não conheci Paloma Beach, mas conheci outros lugares e outras praias inesquecíveis. Me apaixonei por Beaulieu-sur-Mer; se tiver oportunidade de voltar à Côté d’Azur ( e espero poder voltar), pretendo usar essa “Village” como base na região. Quem acha q não vale a pena conhecer as praias europeias, não sabe o que está perdendo…