A meteorologia veio complicar a situação tensa provocada pelas greves da SNCF e da RATP que ocasionam interrupções dos transportes urbanos e ferroviários.
Transportes
Na quarta feira, peguei o TGV para Lausane e todos os vagões estavam entupidos com passageiros viajando em pé ou acomodados nos espaços bagagem. Como os trens para Dijon tinham sido anulados, a tática dos passageiros que ficaram a ver navios foi subir no primeiro trem que os levasse até lá. E o Paris/Lausanne fazia escala em Dijon.
Anotem: esta prática tem o acordo da SNCF. Se um dia seu trem for anulado, suba no seguinte. Mas atenção, você poderá pegar somente as poltronas vagas. Os passageiros “oficiais” tem prioridade.
Como a greve comemora sua terceira ou quarta semana, os parisienses estão tensos, prevendo situações dramáticas com a chegada das férias de verão.
Para agravar a tensão, a chuva contínua inundou as vias férreas de certas regiões paralizando completamente os trens em certos trechos. Chambord, o maravilhoso castelo do Vale do Loire, estava alguns dias atrás com os pés dentro d’água.
Algumas autoestradas estiveram fechadas por causa de trechos inundados. A A10, direção Orléans, viveu a situação de 650 automobilistas bloqueados.
Aqui você fica sabendo informações constantemente atualizadas sobre o metrô e o RER.
Roland Garros
A chuva é também um grande problema para os organizadores, participantes e público do Roland Garros.
O campeonato está devagar, com vários jogos anulados todos os dias. Um cenário catástrofe para as pessoas e empresas envolvidas.
Como os jogadores precisam de 24 horas de descanso, o atraso do calendário poderá acarretar a mudança da data dos jogos. Esta situação clássica no mundo do tênis – Roland Garros terminou na segunda em 2012; Wimbledon viveu o mesmo problema em 2001 – não deixa de ser complicada para todos.
Sobretudo para a Federação Francesa de Tênis que deve pensar nos espectadores que compraram seus ingressos, nos canais de TV e nos profissionais.
Por enquanto o campeonato está sendo compactado, quer dizer, os jogos anulados sendo transferidos para os dias seguintes. E todos torcem para que a chuva pare.
O público tem que ter paciência, mas por outro lado ele pode contar com a sorte. Em situações como esta os espectadores podem ver mais matchs por dia por causa da transferência dos anulados para o dia seguinte. Ou então, aqueles que possuem uma entrada para a final do torneio com direito de entrada “por dia”, acabam assistindo vários outros matchs importantes que foram transferidos.
Anote que nenhuma entrada é válida para o dia seguinte, com exceção dos tickes para a Final Homens.
Cheia do Sena
Em Paris, o Sena está sob vigilância máxima e as margens do rio já foram fechadas ao público. Os barcos de passeio estão parados. E como sabem, há anos paira sobre Paris a ameaça de uma grande inundação com as águas do Sena invadindo bairros centrais, museus, o metrô… O pico da cheia acontece hoje, com o rio 6 metros acima do seu nível normal. Mas a cidade não está alagada! O rio invadiu as caminhos e as vias expressas laterais, que estão abaixo do nível da cidade.
A fim de transferir as obras que estão expostas em seus subsolos para locais seguros, o Louvre e o Orsay não abrirão hoje, dia 03/06. Essa é uma medida preventiva.
Por causa das chuvas, o RER C parou de circular ontem às 16h. Hoje ele não circula em Paris entre as estações Gare d’Austerlitz e Javel. Isso, mais a greve, torna ir à Versailles uma tarefa árdua. A estação Versailles Rive Gauche ficará fechada.
Nestes últimos dias estamos todos ligados na meteorologia, nas águas do Sena e no humor dos líderes sindicais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Barbara Hausmann
mais nos dias que estão programada a greve afeta a Versalhes? para todos os trens para lá?
Rodrigo Lavalle
Barbara, nos dias em que a greve está programada o trem RER C não vai até a estação Versailles Rive Gauche. Uma alternativa é pegar o trem RER C porém com destino à estação Versailles Chantiers e depois caminhar cerca de 20 minutos até o castelo. mas, mesmo esse trem, está passando de hora em hora.
Barbara Hausmann
No dia 27/04 gostaria de ir ao palácio de Versalhes
como está os trens para lá na greve? é só reduzido? Consigo ir de trem?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Barbara, dia 27/05 não está programada greve.
Rosi
Muito obrigada pelo pronto retorno.
Fiquei muito mais tranquila.
Parabéns pelo importante trabalho q vcs realizam.
Mais uma vez obrigada! !!
Rosi
Rodrigo Lavalle
Rosi, estamos à disposição.
Rosi
Rodrigo,
Olá
Estou indo para Paris e chego no dia 15/06, estou bem preocupada pq aqui no Brasil só se fala em greve, enchentes e as ameaças de atentado. Vc pode por favor, me dizer como estão as coisas aí? Terei muita dificuldade de chegar no aeroporto ( vou todo ano na mesma época, este é o sétimo ano, amo Paris) Será muito difícil circular na cidade? (Trens ou ônibus do aeroporto). Como estão as chuvas?
Desde já muito obrigada pela ajuda.
Rodrigo Lavalle
Rosi, não precisa ficar preocupada. O que sai na imprensa é a versão piorada dos fatos.
– a cidade não foi alagada. De qualquer forma o rio já voltou ao seu nível normal.
– o metrô em Paris está funcionando normalmente. O único inconveniente é o trem RER B que liga o aeroporto CDG a Paris: ele está passando com menos frequência e a estação final é Gare du Nord. Você tem várias outras opções para ir do CDG até Paris, leia aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/28/traslado-e-transporte-entre-os-aeroportos-charlles-de-gaulleorly-e-paris.
– atualmente a Europa inteira está sob a ameaça terrorista, se formos levar isso em consideração, não viajamos mais. A cidade está levando a vida normal, os lugares continuam cheios. Desde os atentados de novembro a cidade está mais vigiada, o exército está patrulhando os pontos turísticos mais importantes e há revista de pessoas e bolsas na entrada dos principais museus, monumentos e lojas.
carol
Meu vôo sai do Brasil no dia 10/06 e chega em Paris no dia 11/06. Caso a greve comece de fato neste dia eu teria algum problema com a chegada ao aeroporto?
Rodrigo Lavalle
Carol, como a greve é somente dos pilotos, não haverá problemas no aeroporto na sua chegada. Nessa página você pode verificar a situação do seu voo: http://bit.ly/1aGPVAQ.
Marise Ferreira
Chego dia 10 de junho e tenho que pegar RER B e depois para tolbiac esta funcionado bem?
Rodrigo Lavalle
Marise, o RER B está com número reduzido de trens circulando e todos estão com o ponto final na Gare du Nord. Você chega pelo aeroporto CDG? Se afirmativo, você deve descer do RER B na Gare du Nord e lá pegar o metrô linha 5 (direção Place d’Italie) até a Place d’Italie. Sugiro que você ande até a estação Tolbiac, são 10 minutos de caminhada.
FABRICIO MINGATI
Rodrigo, os passeios já estão marcados. Vale dia 11/6, contratado com a Pariscityvision, e Giverny dia 13/6, mas já compramos as passagens de trem. Preocupação é que, por conta das chuvas, os locais de visitação tenham sido afetados. Obrigado pelo retorno ! Embarcando nesse momento …
Rodrigo Lavalle
Fabrício, as chuvas já passaram e o nível dos rios já baixou. Pode ser que haja alguma perturbação nos trens para Giverny mas isso somente no dia é possível saber.
Vinicius
Olá, Paris dispõe dos serviços do Uber, se sim funciona bem?
Rodrigo Lavalle
Vinícius, dispõe e funciona bem.
Akemi
Os sites de notícias aqui no Brasil exageraram e deram a impressão de que Paris estava afundando. Mas que bom que as coisas estão voltando ao normal.
Rodrigo Lavalle
Akemi, pois é, Paris não foi alagada.