Nem só de L’Oréal vivem os cabelos das francesas. Muito pelo contrário. Com a tendência em alta de produtos locais, orgânicos e do bem, a gigante dos xampus e cosméticos perdeu espaço nos últimos anos para pequenas marcas e seus produtos super atuais, com foco no natural.
Óleos vegetais, o não uso de aditivos químicos, respeito ao meio ambiente e uma estética mais natural, de volarização da personalidade e das características físicas de cada um, são alguns dos ingredientes que fazem das pequenas marcas de produtos para os cabelos itens essenciais de beleza e bem-estar.
Abaixo, apresentamos duas pequenas marcas que representam o luxo parisiense nos cuidados com os cabelos:
- Leonor Greyl:
Em 1968, o casal Leonor e Jean-Marie fundaram a marca Leonor Greyl, optando por seguir o caminho oposto das tendências da época: criar produtos para os cabelos à base de ingredientes e princípios naturais.
Os fundadores da marca, Leonor e Jean Marie Greyl. Hoje, a filha do casal e seu marido estão à frente da empresa.
Logo no lançamento, surgiu um dos produtos de maior sucesso da marca até hoje – o óleo de Palma (hoje chamado Huile Leonor Greyl). Aos poucos, a gama de produtos foi crescendo: xampus com vitaminas para todos os tipos de cabelo, cremes para pentear, mascáras etc.
Com o passar dos anos, a marca se tornou referência absoluta nos melhores salões de Paris, que começaram a comercializá-la. Hoje, os produtos podem ser encontrados em 450 salões e em algumas lojas de produtos de beleza.
Em Paris, o Instituto Leonor Greyl recebe clientes para um diagnóstico dos cabelos, tratamentos e prescrição de produtos. O diagnóstico é feito com a ajuda de um aparelho, uma espécie de sonda, que permite ao técnico ver a estrutura do cabelo, coisas que não se vêem a olho nu.
Ao final, o diagnóstico traz informações do tipo:
- Você sabe lavar corretamente o cabelo?
- Seu cabelo tem traços de elementos químicos nocivos, como o silicone, por exemplo?
- Como está a saúde do seu cabelo, dos fios antigos ao novos que estão começando a nascer?
- Quais são as características do seu couro cabeludo?
A partir deste diagnóstico, você recebe um tratamento no local e uma espécie de prescrição. Além da lista de produtos a serem usados, a técnica irá analisar sua rotina atual de cuidados com os cabelos e indicar quais mudanças de hábito você deverá adotar.
O Instituto fica ao lado da elegante Place Vendôme, epicentro do luxo parisiense.
15 Rue Tronchet | 75008
Tel.: +33 1 42 65 32 26
- David Mallett:
David Mallett é o grande nome do trás do corte das grandes celebridades mundiais. Australiano, chegou em Paris aos 27 anos. Trabalhou para a moda durante anos, fazendo desfiles, capas de revistas, ensaios fotográficos, filmes para o cinema etc.
Confidencial, o salão fica no segundo andar de um prédio residencial, sem placa na porta, nada. É ponto de encontro de celebridades, artistas e glamourosos do mundo inteiro.
David demorou dois anos para encontrar o lugar certo para o seu salão. Ele queria um local banhado por luz natural, amplo e aberto, com ares de casa. Valeu a pena a espera. O vasto segundo andar, com piso de madeira, um jardim ao centro e dois ou três imensos bichos empalhados como decoração é a síntese do personagem. Apesar de todo o glamour, não espere nada de afetado. O salão é cool, David Mallett esbanja simpatia e humildade (na medida certa), o local é lindo, e a equipe inteira é de uma gentileza ímpar.
Ao contrário do diagnóstico preciso e técnico do Instituto Leonor Greyl, aqui, a coisa é mais intuitiva, mas não menos excelente. Como um bom clínico geral, David Mallett procura entender seu cabelo na conversa, no toque. Ele quer saber como é seu cabelo no dia mais difícil; se ele fica melhor no dia de chuva ou se fica mais bonito quando está sujo, por exemplo. Pede até mesmo para você mostrar uma foto do seu cabelo no dia mais horroroso.
A partir do entendimento do seu carma capilar, ele traça, com imenso entusiasmo e paixão, seu diagnóstico – nada formal, só na conversa. E parte para a ação, sugerindo um novo corte, uma mudança de cor, um novo hábito de cuidados etc.
Enquanto corta, conta histórias sobre a África, de quando esteve no Okawango, em 2009, para fazer o calendário da Pirelli. Passa do francês para o inglês para o italiano, tudo ao mesmo tempo.
David Mallett recomenda os produtos Leonor Greyl. Mas, como nem sempre conseguia encontrar no mercado os produtos exatos que desejava, acabou lançando sua própria marca. O Hair Serum, atualmente na 27˚receita, é perfeito.
Ao contrário dos demais óleos, que têm a tendência de deixar os cabelos pesados e oleosos, o produto desenvolvido por Mallett hidrata e “dá um jeito” no cabelo, mas deixa leve. A linha de xampus e máscaras, sem silicone, também é excelente.
Os produtos podem ser encontrados no salão, e também no Bon Marché.
O salão fica perto do Palais Royal, em Paris. David Mallett atende também no récem re-inaugurado Hotel Ritz, na Place Vêndome. Horários precisam ser agendados com pelo menos 1 mês de antecedência.
14 rue Notre Dame des Victoires | 75002
Tel.: +33 1 40 20 00 23
Este post faz parte da série O Luxo Secreto em Paris e na França patrocinada pela Air France. Leia os demais posts da série:
- Paris e o Luxo Sob Medida
- A tradicional e a nova gastronomia em Paris
- Dez apartamentos em Paris com vistas espetaculares
- Delivery gourmet em Paris
- Spas em Paris e arredores
- Os novos designers de joias em Paris
- A noite em Paris
- Endereços confidenciais para os cabelos em Paris
- Castelos para se hospedar na França
- Seis museus de arte contemporânea no sul da Franca
- Dez restaurantes com a vista mais bonita de Paris
- Dez pratos da culinária francesa e onde comê-los
- Os melhores champanhes franceses
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Daiane
Não falo francês, nem inglês. Se eu for no Leonor Greyl será que consigo ser atendida?
Rodrigo Lavalle
Daiane, as pessoas acabam se virando mas acho complicado você explicar o que quer. Sugiro que você ligue e tente descobrir se há algum funcionário que fale português.
Monique
Olá, qual valor inicial do corte com o David Mallet?
Rodrigo Lavalle
Monique, cerca de 280€.
Isabella Albuquerque
Encontrei isso no site: https://www.leonorgreyl.com/fr/FR/Page/Les-soins-sur-mesure
100 a 125 euros o tratamento, conforme o comprimento do cabelo
Isabella Albuquerque
Eu tb gostaria de ter uma idéia do custo! Pela localização, deve ser caro…
Nathalia
Bom dia, vocês teriam um orçamento desse diagnóstico no Leonor Grey? Gostaria muito de ir, mas preciso me programar antes!
Obrigada!
Renata Bodart
Gostaria de agradecer imensamente ao blog Conexão Paris por todas as informações que disponibiliza a nós leitores!! Acompanho vocês em várias mídias e acabei de voltar de Paris! O que tenho a dizer é obrigada! A viagem não teria sido tão maravilhosa sem a ajuda de vocês!! Suas dicas são preciosas!! Tudo! Desde restaurantes, locais para passear, hotéis!! Obrigada pela dedicação e continuem com esse trabalho de excelência!
Rodrigo Lavalle
Renata, ficamos muito felizes que sua viagem tenha sido maravilhosa. Obrigado pelos elogios. Estamos sempre à disposição.
Clycie
Já fui no instituto Leonor Grey e é impressionante! Vale a pena.