Quando o assunto é joias, logo nos vem à mente a Place Vendôme, em Paris. É nessa área que estão concentradas as mais históricas e luxuosas marcas do mundo da alta joalheria. Suas vitrines estão recheadas de colares, pulseiras e brincos que são a materialização de um trabalho minucioso, especializado e com mais de um século de experiência.
História
Já no meio do século 19 a Place Vendôme era considerada o endereço do luxo e da elegância parisienses no que se referia a roupas e chapéus. Mas foi somente em 1893, com a abertura da primeira loja de jóias (a Boucheron) no local, que sua fama no ramo das joias começou.
Na sequência vieram outras marcas e joalheiros: Cartier (1899), Chaumet (1902), Van Cleef et Arpels (1906), Técla (especializado em pérolas), Mauboussin (1955), Bvlgari e Repossi (marcas italianas também da virada do século 19 para o 20) e alguns mais contemporâneos como Lorenz Baümer (1994) e Fred (1999).
Pegando carona em seu sucesso mundial, marcas de luxo do prêt-a-porter como Chanel, Dior e Louis Vuitton também lançaram linhas de jóias e abriram lojas na Vendôme. A designer da Dior Joaillerie, Victoire de Castellane, é uma celebridade no meio.
Os novos
As marcas encontradas na Vendôme são aquelas tradicionais, símbolos de opulência e riqueza, que seguem um padrão estético rígido e, podemos dizer, não muito ousado.
Em paralelo a esse mundo, temos toda uma nova geração de designers que vem despontando e se consolidando no mercado. Artistas e artesãos não tão conhecidos do grande público e que têm uma linguagem estética mais solta, pessoal e contemporânea.
Geralmente eles possuem poucos pontos de venda no mundo e, em Paris, suas lojas estão fora do centro de referência do métier.
Suas peças são tão luxuosas quanto a das marcas tradicionais, um pouco menos exuberantes, um pouco mais artesanais e até mesmo mais exclusivas. O luxo também passa por aí.
Separamos alguns desses designers para apresentá-los a vocês:
- Maison Dauphin (maisondauphin.com):
Marca criada por Charlotte Dauphin de la Rochefoucauld, neta de industriais do ramo dos anúncios publicitários. Suas joias são geométricas, esculturais e puras, baseadas em linhas retas e suas combinações espaciais. É a mais alinhada com a estética Vendôme, não à toa, a marca é a única da nossa lista que possui uma loja na Place Vendôme.
Endereço:
– 16 Place Vendôme, 75001 (somente com hora marcada).
Pode ser encontrada também:
– na Colette: 213 rue Saint Honoré, 75001
– no Bon Marché: 24 rue De Sèvres, 75007
- MHT – Marie-Hélène de Taillac (mariehelenedetaillac.com):
Indo na direção oposta da Maison Dauphin, as joias de Marie-Hélène Taillac são super coloridas e alegres. A designer coloca em evidência a pedra preciosa e semi-preciosa, muitas vezes liberando-a do seu “berço” de metal. Seu savoir-faire vem de artesãos hindus cujas técnicas remontam os tempos dos marajás. Marie-Hélène quebra também o paradigma misturando pedras preciosas e semi-preciosas na mesma peça. Seu anel “Cabochon” é impressionante.
Endereço: 8 rue de Tournon, 75006
- Hervé Van der Straeten (vanderstraeten.fr):
Van der Straeten começou sua carreira como designer de jóias passando em seguida ao mobiliário e luminárias. Suas peças são esculturais, gráficas e de personalidade forte. Seu trabalho mais famoso é o frasco do perfume J’Adore da Dior, um ícone contemporâneo assim como o frasco do Chanel N°5. Hervé possui uma galeria em Paris onde todo o seu trabalho (joias, mobiliário, espelhos, luminárias e objetos) é vendido.
Endereço: 11 rue Ferdinand Duval, 75004
- Aurélie Bidermann (aureliebidermann.com):
De todos os designers da nossa lista, Aurélie Bidermann é a mais conhecida e estabelecida, aparecendo com frequência na mídia especializada. Nascida no burguesíssimo 16° arrondissement de Paris, seus pais colecionam obras de arte orientais e do Art Noveau. Suas jóias, apesar de penderem mais para o lado tradicional, são jovens, leves, figurativas (folha, flores, penas, insetos, trigo) e com um lado divertido (vide o anel “chocalho”).
Endereços:
– 217 rue Saint Honoré, 75001
– 55 bis, rue des Saints-Pères, 75006
À venda também:
– na Printemps: 64 boulevard Haussmann, 75009
– no Bon Marché: 24 rue De Sèvres, 75007
– na Franck & Fils: 80 rue de Passy, 75016
- Delfina Delettrez (www.delfinadelettrez.com):
Delfina é italiana e vem da família Fendi. Apesar de não ser francesa e não ter loja própria em Paris, nós a colocamos nessa lista pela qualidade de seu trabalho. No início suas peças, de inspiração surrealista, eram figurativas (mãos, bocas e olhos), inusitadas e divertidas (porém guardando características da joalheria tradicional). Hoje em dia seu trabalho evoluiu e dispensou o figurativo. Delfina passou a valorizar as pedras puras, suas formas e cores e a relação e equilíbrio entre elas.
À venda:
– na Colette: 213 rue Saint Honoré, 75001
– no Bon Marché: 24 rue De Sèvres, 75007
- White Bird (whitebirdjewellery.com):
A White Bird não é uma marca e sim uma ótima loja multimarcas especializada em joias de designers pouco conhecidos. Na sua seleção estão joalheiros de vários países e estilos. Uma ótima oportunidade para se interar do que está acontecendo nesse universo tão vasto.
Endereços:
– 38 rue du Mont Thabor, 75001
– 7 boulevard des Filles du Calvaire, 75004
Este post faz parte da série O Luxo Secreto em Paris e na França patrocinada pela Air France. Leia os demais posts da série:
- Paris e o Luxo Sob Medida
- A tradicional e a nova gastronomia em Paris
- Dez apartamentos em Paris com vistas espetaculares
- Delivery gourmet em Paris
- Spas em Paris e arredores
- Os novos designers de joias em Paris
- A noite em Paris
- Endereços confidenciais para os cabelos em Paris
- Castelos para se hospedar na França
- Seis museus de arte contemporânea no sul da Franca
- Dez restaurantes com a vista mais bonita de Paris
- Dez pratos da culinária francesa e onde comê-los
- Os melhores champanhes franceses
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1 Comentários
Marivaldo Pimentel
Sou designer de jóias (www.joiabr.com.br/designer/mariva.html) Felicito todos os participantes e a organização do evento…
Estou a disposição com as minhas criações!
Marivaldo Pimentel