O imenso e lindo Lago Léman (também chamado de Lago de Genebra) está na divisa entre a França e a Suíça. Em forma de croissant, o lago tem 73 km de extensão e 180km de circunferência. Ao norte, está a Suíça; ao sul, a França.
Cercado pelos Alpes de um lado e pela cadeia montanhosa do Jura do outro, a paisagem volta do Lago Léman é de tirar o fôlego: picos nevados (entre eles o famoso Mont Blanc), castelos e vilarejos medievais, vinhedos centenários…
Selecionamos as principais atrações às margens do Lago Léman. O roteiro abaixo começa e termina em Genebra e dá a volta no lago no sentido horário. Ou seja, começa pelo lado suíço, passa pela França e termina de volta na Suíça.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
1. Genebra:
Comece sua viagem pela segunda maior cidade da Suíça. A partir de Paris, são três horas de trem ou 45 minutos de avião.
Cidade sede da ONU, da Cruz Vermelha e de centenas de outras organizações internacionais, cidade dos bancos privados e das relojoarias de luxo, Genebra está aos pés dos Alpes e na pontinha oeste do lago, fazendo divisa com a França.
Conheça o centro antigo, passeie pela orla (no verão, o lago e o rio Ródano se transformam em grandes piscinas), chegue próximo ao imenso jato de água, símbolo da cidade, conheça o lindo museu da Cruz Vermelha, faça uma visita guiada ao Palácio das Nações, visite as exposições do Cern para se iniciar no misterioso universo das partículas.
2. Saint Prex:
Entre Genebra e Lausanne, há dezenas de pequenas cidades às margens do lago, todas lindinhas. Saint Prex é uma delas.
Antigo vilarejo medieval fortificado, vale a visita. Passeie a pé pelo pequeno centro histórico. Caminhe pelas margens do lago.
No verão, arrisque saltar do trampolim ou nadar na pequena praia “Les Bains des Dames”.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Aubonne e Bougy Villars:
Vale a pena se desviar um pouco das margens do lago para ver a in-crí-vel vista que se tem ao subir um pouco a montanha em direção ao Jura.
Aubonne é uma típica cidade de Vaud, o maior cantão suíço francófono – casas que rodeiam um castelo, tudo isso rodeado por vinhedos. Passeie pela cidade, escolha um dos restaurantes locais para comer e tomar uma taça de vinho local.
Em Aubonne, se encontra também o parque Signal de Bougy com sua vista panorâmica do lago, de uma extremidade a outra, e dos Alpes.
4. Lausanne:
A próxima parada é Lausanne. Cidade universitária, sede do Comitê Olímpico Internacional.
Lausanne é uma cidade em desnível. Por isso, apesar de não ser uma cidade fácil de desbravar, os desníveis oferecem vistas espetaculares do lago e dos Alpes.
Caminhe pelas ruas do centro antigo. Visite o porto da cidade e não deixe de conhecer o imperdível Museu das Olimpíadas (mesmo se você não gosta de esportes, vai gostar no museu! ).
E, para entrar no clima, coma um fondue no restaurante mais antigo da cidade: Pinte Besson.
5. Lavaux:
Ao sair de Lausanne, se estiver de carro, pegue a estrada em direção a Vevey. A Route de la Corniche, pequena e estreita estrada que liga as duas cidades, passa pelos centenários vinhedos de Lavaux, cujos terraços datam do século 11. Por 30 km, você vai percorrer os vinhedos suspensos sobre o lago, passando por pequenos vilarejos e, claro, tendo a vista espetacular dos Alpes aos fundos.
Se você tiver tempo e disposição, pegue a rota des Trois Soleils, uma trilha de 11 km (para ser feita a pé ou de bicicleta), ligando St. Saphorin a Lutry (veja aqui). Além da paisagem espetacular, você vai passar pelas propriedade vinículas, algumas abertas para degustação.
Ao descer a estrada até o lago, você vai chegar em Vevey, uma pequena cidade onde está a sede da Nestlé e seu Museu da Alimentação.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
6. Montreux
A última parada do lado suíço é Montreux, conhecida pelo seu famoso festival de jazz que acontece todos os anos em julho. Mas a cidade em si vale já vale a parada. A principal atração é o Castelo de Chillon, construído numa ilhota do lago.
Com ares meio decadente (para os padrões suiços, obviamente), a cidade de Montreux é um encanto.
Prédios e palacetes dependurados na montanha e, sempre, aquela vista de tirar o fôlego.
Em dezembro, tem o mercado de Natal na orla. E, de Montreux, você pode pegar o Golden Pass, o trem panorâmico, com várias rotas a partir de Montreux.
Saindo do Montreux, que fica no extremo leste do lago, você vai entrar na França.
7. Évian-Les-Bains
A primeira cidade do lado francês é Évian. Como você deve imaginar, a fonte da Évian, a segunda água mais vendida no mundo, fica aqui. Conhecida como Source Cachat, em homenagem ao proprietário da fonte que em 1790 começou a comercialização da água, a fonte pode ser visitada e fica dentro do Espace Évian, um lindo prédio em estilo Art Nouveau.
Na Termas da Évian, você pode fazer curas, massagens etc.
O tradicional Hôtel Royal, 5 estrelas inteiramente reformado em 2014, é também um ícone de Évian.
Veja no aqui no Booking outras opções de hotel na cidade.
E, para quem gosta de jogar, Évian tem um grande cassino. Veja aqui.
8. Yvoire
Pra fechar com chave de ouro, termine a volta no lago em Yvoire, o mais bonito vilarejo às margens do lago.
Além de caminhar pelas ruelas estreitas desse vilarejo medieval, conhecer o castelo, passear pelas margens do lago, visite o Jardin des 5 Sens, classificado como um dos mais bonitos jardins de França.
Aberto apenas entre abril e outubro. Consulte o site para mais informações.
Depois de Yvoire, você pode voltar para Genebra (30 minutos de carro) ou seguir viagem para Chamonix ou Annecy.
Carro, barco ou bicicleta?
Você escolhe como quer explorar o lago.
- De bike, são 200 km de ciclovias balizadas em volta de todo o lago (veja aqui).
- De carro, evite as auto-estradas. Pegue as pequenas estradas que margeiam o lago para que você possa aproveitar o máximo da paisagem.
- Você pode ainda optar por pegar o barco da CGN, que para na maioria dos pontos citados acima.
Consulte o (complicado) site da empresa para ver os horários e as rotas de barco. Veja aqui as rotas para o inverno 2015/2016.
Como ir de Paris até Genebra
- Avião: a viagem de avião dura 1h10. Veja aqui as melhores ofertas.
- Trem: a viagem tem cerca de 3h20 de duração, com preços variados dependendo da época do ano e dia da semana. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: O tempo de viagem pode variar, mas normalmente dura cerca de 5h10. É possível fazer um belo passeio na região da Borgonha antes de chegar na Suíça. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 8H30 de duração. Preços a partir de 25 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Rosemary Gallo
Rodrigo, olá. Eu não encontrei a possibilidade de comprar o e-billet, mas apenas para envio pelo correio. Posso comprar o swiss pass qdo chegar na Suiça, em qualquer estação de trem?
Rodrigo Lavalle
Rosemary, creio que sim, não temos experiência com relação à viagens de trem dentro da Suíça.
Rosemary Gallo
Rodrigo, olá. Por favor, onde posso comprar o swiss pass na opção de e-billets? Ou seja, para impressão dos tickets? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Rosemary, pesquise no site da empresa suíça que gere o transporte ferroviário naquele país, a SBB CFF FFS, clique aqui.