Torta de framboesa, éclair (a famosa bomba, em português), financier, Saint-Honoré, Babá au Rhum… A lista de doces tradicionais franceses é grande. E a pâtisserie é um dos destaques da culinária francesa.
Em Paris, existem patisseries excelentes – algumas comandadas por chefs-patissiers famosos ou especializadas em alguma receita específica (leia aqui os melhores endereços de Paris). Comer um millefeuille do Jacques Genin ou os macarrons do Pierre Hermé são experiências inesquecíveis. Ou ainda uma éclair na L’Éclair de Genie, uma Madeleine na Mesdemoiselles Madeleines ou um profiterole da Profiterole Chérie.
Mas, assim como não bebemos um grande vinho todos os dias, as grandes patisseries são para momentos especiais. Afinal, uma simples éclair chega a custar 7 euros.
No dia-a-dia, são nas padarias que adoçamos a vida. Sim, pode ser que não seja a melhor éclair de todos os tempos, mas a vida não é feitas só dos melhores, não é mesmo? Uma singela tortinha de framboesa no meio da tarde alegra a vida.
E as tradicionais boulangeries-pâtisseries dão um charme especial à cidade. Em toda esquina de Paris, há uma padaria que também é patisserie, com suas lindas vitrines adocicadas.
No video abaixo, apresentamos uma tradicional boulangerie-patisserie parisiense, a Maison Collet, e seu chef-patissier.
Maison Collet
100 Rue Montorgueil | 75002
Leia também:
- Uma excelente padaria-confeitaria em Montmartre
- Des Gâteaux et du pain: uma das melhores padarias de Paris
- Brasileiros x franceses na padaria: uma diferença cultural
E conheça os outros personagens de Paris:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
19 Comentários
Daniela
Olá, estarei indo à Paris, no final de junho e me hospedarei no Hotel Saint Petersbourg Opera
33 rua Caumartin. O local, onde está situado o hotel é bom? Vc poderia me passar algumas dicas?
Rodrigo Lavalle
Daniela, o local é bem situado, central, comercial e seguro. Você vai conseguir ir a pé até vários locais turísticos. Leia nosso artigo sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/02/conheca-conosco-praca-madeleine.
Sugiro a você o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados cinco circuitos passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias-158.html.
Fernanda Borges
Olá!
Estou indo à Paris para celebrar o meu aniversário em julho. Tenho lido o site, referência para os brasileiros no quesito Paris!
Quero muito fazer um picnic em frente à Torre Eiffel.
Gostaria de dicas de onde comprar os insumos para o meu picnic: vinho, queijos, pães, croissants, macarrons, tudo de bom da boulangerie e patsserrie francesa! Podem me ajudar? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, sugiro que você vá a Lafayette Gourmet. Lá você resolve todo o piquenique no mesmo local e com produtos de extrema qualidade. Leia nosso artigo sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/28/lafayette-gourmet-e-gastronomica.
No subsolo há uma queijaria (não compre os queijos embalados industrialmente). Leia nosso artigo sobre os queijos da primavera: https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/31/quais-sao-os-queijos-da-primavera.
No térreo você compra o pão e os croissants na boulangerie Liberté, os macarons do Pierre Hermé, outros doces na pâtisserie Aoki ou Dalloyau.
No 1° andar compre o vinho na Cave du Galeries Lafayette, leia nosso artigo sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2016/05/18/cave-da-galeries-lafayette.
Jessica Costa
Nossa!! Que delícia de vídeo, o mimo que ele fez no final ficou muito lindo!!! Amo essa tradição francesa de querer fazer a culinária sempre com excelência.
Rodrigo Lavalle
Jessica, obrigado! Assista a todos os nossos vídeos no nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/user/conexaoparis.
Abraços.
marta
Ai Lina, fiquei salivando e com mais saudades. É impossível flanar pela cidade e não fazer uma paradinha estratégica para um cafezinho e um doce e/ou pain au chocolat.foi exatamente na pausa do café que encontrei a atriz francesa Judith Chemla comprando pães perto do beaubourg.c’est Paris…..