Como essa loja consegue sobreviver? Quem entra aqui?
Sempre me faço essas perguntas enquanto ando pelas ruas de Paris. Por toda a cidade, há lojinhas de pequenos comerciantes que parecem imunes ao tempo – armarinhos, lojinhas especializadas em coisas-que-ninguém-sabe-para-que-servem, artesões ou simplesmente um comércio de bairro pequeno, sem nenhum grande atrativo.
A verdade é que os pequenos comerciantes fazem parte da cultura e do charme da cidade. Paris conta com 62 mil pequenos comércios, uma média de 28 lojas para cada mil habitantes. Para você ter uma ideia do tipo de lojinha que existe em Paris, fizemos um vídeo no armarinho Ultramod (14 Rue Monsigny | 75002), especializado em aviamentos para decoração de chapéus.
Marc, o personagem do vídeo acima, e outros pequenos comerciantes conseguem sobreviver à concorrência das grandes redes graças a medidas protetoras do Estado.
Uma das medidas, por exemplo, é a proibição da abertura dos grandes comércios aos domingos, dia em que apenas pequenas mercearias de bairro se encontram abertas. Essa medida começa a se flexibilizar – Paris agora terá 12 áreas turísticas onde o comércio poderá funcionar aos domingos (veja aqui) – e preocupa os comerciantes e políticos.
Recentemente, a prefeita Hidalo lançou um projeto de defesa do pequeno comerciante, visando garantir sua sobrevivência e destinando 52,9 milhões de euros para ações de proteção e incentivo, como a garantia de aluguéis que cabem no bolso da lojinha.
Enquanto isso, Paris consegue manter o charme das pequenas lojinhas de bairro.
Além do armarinho do Marc, veja abaixo alguns exemplos de pequenas lojinhas que contribuem para o charme de Paris:
- Les Boîtes à Musique Anna Joliet vende apenas caixinhas de músicas lindas. Sob as arcadas do palais Royal (9 Rue de Beaujolais, 75001)
- Le Petit Supermarché: mercearia de bairro que vende alimentos super selecionados de pequenos produtores. Como essa, há diversas de mercearias e pequenos restaurantes que seguem o modelo bio (orgânico) e privilegiam o “feito local”, os pequenos produtores. (147 rue Ordener, 75018)
- La Maison du Cerf Volant vende apenas pipas e papagaios (7 Rue de Prague, 75012)
- Shakeaspeare and Company, a famosa livraria de livros em inglês nas margens do Sena.
- À l’Oriental, também sob as arcadas do Palais Royal, é uma caverna de AliBaba dos cachimbos.
- Pain d´Épice (dentro da galeria Jouffroy) e tantas outras lojinhas de brinquedos.
Conheça outros personagens de Paris:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Vera
Olá Rodrigo: embarco para Paris em abril (ai que delícia). Adoro as lojinhas que vendem artigos especiais. Desta vez gostaria de visitar lojas onde possa encontrar CDs de música clássica e música francesa antiga, mas lojinhas do tipo que nos referimos neste post. Você conhece alguma? agradeço.
Rodrigo Lavalle
Vera, tente na Melomania (38 boulevard Saint Germain, 75005).
Abraços.
luiz
pequena lojinha de hamburger,gigantesco sabor na rue du fauborg poissonier,HAMBURGER DU FERNAND.Segredinhos que só Paris possui.
solange campos
Que delícia de artigo! (post?) estas lojinhas de bairro dão realmente o toque de charme a uma cidade ainda não totalmente globalizada.
carolina
Bom dia a todos.
Preciso da gentileza de vocês em me dar um super conselho.
Estou morando em Compiegne por um mês, e no dia 13 de fevereiro vou para Paris. Meu voo é dia 14 a noite então procuro um hotel bem localizado e não tão caro (em torno de 100 euros) onde possa passear pela cidade e estar em fácil acesso para o aeroporto CDG.
Agradeço desde já sua atenção e gentileza 🙂
Rodrigo Lavalle
Carolina, sugerimos o albergue St Christopher’s Gare du Nord (eles possuem quartos individuais: https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/19/os-quartos-individuais-dos-albergues-de-paris/). Ele fica a 2 quarteirões da Gare du Nord onde você pega o RER B para o CDG. Abraços.
Vera
Numa galeria que sai do boulevard haussmann encontrei lojinhas encantadoras, uma de miniaturas e outra de aviamentos para cúpulas de abajures. Não é incrível haver lojas assim? só mesmo em Paris. Nessa mesma galeria está o teatro de monsieur Grevin, um pequeno museu de cera super bacana. Vale a visita. Tanto no museu Grevin como nas lojinhas, que são lindas. Não sei se é boulevard Haussmann ou se boulevard Montmartre. Um é continuação do outro.
Cristiane Pereira
Uma das coisas que mais gosto de fazer em Paris é sair andando sem pressa pelas ruas, olhando tudo com calma, especialmente as vitrines, o comércio e as pessoas. É uma delícia descobrir essas lojinhas e pessoas como Marc, o mercier, tão características da cidade. Ainda bem que o governo mantém as medidas de proteção a esses pequenos comerciantes, espero que mantenha sempre. Isso é Paris! <3