Em 2015 nós assistimos o imenso trabalho da Prefeitura de Paris de retirar as grades da Pont des Arts, deterioradas pelo peso dos cadeados, e substituí-las por uma proteção de vidro transparente. O Sena se tornou de novo visível e a ponte pedestre voltou a ser um ponto de vista elegante.
Alguns meses mais tarde outras pontes e vários outros lugares de Paris já estavam poluídas pela presença dos cadeados que são, aliás, um pesadelo para a administração da cidade e fonte de renda para bandos organizados. Os ambulantes vendem cadeados, os turistas compram e penduram em qualquer lugar, os funcionários da prefeitura passam em seguida para retirá-los.
Eles estão nas antigas argolas que serviam para amarrar os barcos do Sena.
Nas grades que protegem as escadas do Sena.
Em qualquer grade que esteja à disposição.
Até o suporte do saco de lixo serve. Parece que o aspecto romântico se perdeu ficando somente o ato automático.
Recentemente, segui de perto a tentativa de limpeza da Passerelle Solférino que liga o Tuileries ao Museu Orsay. Os agentes passaram semanas retirando os cadeados das grades. Enquanto eles trabalhavam do lado da rive gauche, os turistas penduram novos do outro lado da ponte. Esta situação kafikaniana durou algumas semanas até que a prefeitura desistisse deixando para trás o negocinho lucrativo dos ambulantes e turistas.
Imagino que Hidalgo, a prefeita de Paris, esteja à procura de uma solução durável. E se este artigo convencer alguns leitores e leitoras a encontrem outros rituais mais criativos para celebraram o amor, nós damos nossa ajudinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Marta
França e conservação de patrimônio histórico sao praticamente sinônimos .choca ver este ato que se espalhou pela cidade inteira. Presenciei a presença de vendedores des cadenas em diversos locais, até na elegante e sofisticada Alexandre 3º.concordo com a sugestão do Francinaldo.La roseraie d’Amour, afinal Paris, amor e rosas , tudo à ver.
Anderson Pereira
Virou mania. Isso não é amor. Como o mundo precisa de empregos, seria útil um concurso público para chaveiros de plantão. Colocam e eles retiram. E os cadeados vão para reciclagem e o dinheiro revertido para a cidade, minimizando o custo. Com o tempo, a mania esfria por haver cada vez menos cadeados até isso acabar. O amor em Paris não se faz com cadeados, mas com o sonho de retornar. Isso é que prende!
Gisele
Esse pessoal très romantique poderia substituir o mau hábito de afixar cadeados pelo de beber uma verdadeira champanhe e guardar consigo a rolha com as iniciais do casal.
Henrique Brandão
Deviam multar que é pego fazendo isso.
Sandra Martins da Rosa
Que pena. Não se passou nem um ano e recomeçaram a poluir a cidade. Certamente alguém interessado na venda dos cadeados deve ter colocado o primeiro e, ao lado, instalou a sua banquinha para vendê-los; é o que basta. Infelizmente o comércio informal cresce também na linda Paris.
Diego Moreira
Nunca achei que os cadeados fossem uma poluição visual, pois eles ficavam todos num lugar. Tive a sorte de conhecer a Pont des Arts com cadeados e fiquei muito emocionado ao vê-la, pois imaginei a quantidade de casais apaixonados que passaram por ali e quiseram deixar algo como símbolo de seu amor. Sei que a retirada dos cadeados foi um questão de segurança e concordo com a decisão, pois seu peso afetava a ponte, mas confesso que, no quesito beleza, considero os painéis (street art) que substituíram os cadeados muito mais poluidores do que os velhos, e na minha opinião fofos, cadeados.
Francinaldo Rafael
Bem que esse ritual dos cadeados poderia ser substituído pelo plantio de uma roseira. Gesto romântico e sem poluição visual. Que tal a campanha?