Por Diego Milatz
Vocês sabiam que mais de 274 milhões de pessoas, espalhadas pelos 5 continentes, falam francês e que destes, 212 milhões o usam no cotidianamente?
A francofonia designa o conjunto de pessoas e de instituições que utilizam o francês como língua materna, língua de uso cotidiano, língua administrativa, língua de ensino ou língua de escolha. Estima-se que o número de francófonos se aproximará dos 700 milhões de pessoas em 2050. A língua francesa é atualmente a 5ª mais falada no mundo e a 2ª mais influente e aprendida, depois do inglês.
Muitos países, principalmente na África, têm o francês como língua oficial, mas existe um exemplo particular: o Quebec, província canadense cuja língua oficial é o francês e não o inglês, como no restante do país. Essa província com mais de 8 milhões de pessoas é constituída principalmente de francófonos bem ligados à língua francesa.
Os cantores e cantoras do Quebec sempre mantiveram uma ligação particular com a França, a mais conhecida entre eles é, com certeza, Céline Dion. Mas há também Fabienne Thibault, Diane Dufresne, Roch Voisine, Daniel Lavoie etc… A maioria das cantoras quebequenses são chamadas de “cantoras de voz”. Para muitas “acontecer na França” é a garantia de uma carreira de sucesso, mas o que é mais característico entre elas é o respeito pela língua francesa, geralmente muito maior do que entre os franceses.
Hoje eu quero apresentar a vocês uma cantora do Quebec da nova geração cuja voz não é a mais poderosa, mas que é bem peculiar. Uma voz que suaviza as almas mais endurecidas, uma mulher-criança que te faz querer sorrir, acariciar alguém e chorar de… alegria.
Cœur de pirate é seu nome artístico.
Béatrice Martin – seu nome verdadeiro – hoje com 26 anos, começou a tocar piano aos 3 anos de idade. Durante sua adolescência agitada e marcada por relações ruins, ela jogou toda a sua raiva, frustrações e amores que não deram certo na escrita de letras surpreendentes, engraçadas e amargas.
Suas mãos de ouro lhe permitem compor músicas de melodias poderosas e luminosas onde o piano é a grande estrela. De ritmos suaves ou de estilo “anos 60” aos ritmos mais pops, suas composições revelam um talento incrível.
Seu primeiro disco foi lançado quando ela tinha 19 anos e foi um verdadeiro sucesso no Quebec. Bem rápido o barco dessa jovem pirata de longos cabelos loiros atravessou o Atlântico e em 2009 a França sucumbiu ao seu desembarque. Graças a esse sucesso, ela escreveu uma bela canção cantada em dueto com um jovem cantor francês, Julien Doré, de quem eu falarei em um próximo post.
Cœur de Pirate tem 3 álbuns em francês na sua discografia, o mais recente “Roses” foi lançada no fim desse ano. Todos eles tiveram boas vendas na França (mais ainda na Europa) e no Quebec.
Mesmo os americanos não são imunes ao seu charme: “Nós não temos a menor idéia do que ela fala mas é adorável!”, diz um jornalista americano, prova da ascensão rápida dessa jovem artista carismática.
Perfeitamente bilingue, como todos os quebequenses, é um prazer constatar que é com essas pequenas jóias em forma de canções francesas, frágeis e francas que a artista comove também os americanos.
Como um pirata com o corpo todo tatuado, Coeur de Pirate navega com a música, balança a língua francesa e hastea a bandeira da francofonia. Obrigado aos nossos primos de Quebec por continuar a fazer a bela língua francesa brilhar.
Amigos brasileiros, escutem e me digam se ele também os emociona.
https://www.youtube.com/watch?v=9p-9U53txWQ
Escutem a playlist com algumas músicas de Cœur de Pirate:
Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:
- EDITH PIAF: a cantora eterna
- Jean-Jacques Goldman, o chefe da canção francesa
- Etienne Daho, Padrinho da French Pop
- A canção francesa dos anos 80
- Véronique Rivière
- Véronique Sandson, um dos principais nomes da música francesa
- Mylène Farmer, a cantora silenciosa
- Três novas cantoras francesas
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Nathalia Dionizio
Achei maravilhoso, Virei fã dela!!! pena ela não vem ainda no Brasil!!
Elisa
Lindas as músicas! Obrigada pela indicação
Rodrigo Lavalle
Elisa, leia também os outros artigos do Diego com mais dicas de artistas franceses.
Abraços.
Joseph
Excelente! Lina, fiquei curioso para te escutar falando em francês. Você já pensou em gravar um vídeo para o CP em francês? Joyeux Noël!
Rodrigo Lavalle
Joseph, vou passar a sugestão para a Lina.
Abraços.