Milhares de turistas escolhem Paris para passar as festas de fim de ano e muitos deles optam por comemorar o réveillon nas ruas da cidade. Os 3 locais onde tradicionalmente as pessoas (turistas e locais) se juntam para a passagem do ano são a avenida Champs Élysées, a Torre Eiffel e o Trocadéro. Oficialmente não há (ou havia) comemorações ou eventos organizados pela prefeitura nesses pontos, eles são somente locais emblemáticos da cidade. No caso da Torre, ela pisca habitualmente a cada hora, o que tem um significado especial na virada do ano.
Foi somente no réveillon de 2014 que a prefeitura de Paris organizou um espetáculo de luzes e fogos no Arco do Triunfo, no topo da avenida Champs Élysées (leia nosso artigo aqui). O evento não foi tão grandioso quanto os fogos do dia 14 de julho mas, pelo menos, a data não passou em branco como vinha acontecendo desde sempre em Paris. Nesses tempos atuais de atentados, em que o governo vive dia a dia, a prefeitura ainda não confirmou nem cancelou o evento desse ano. Estamos no aguardo…
Sabe-se, no entanto, que todos esses locais terão uma forte vigilância e proteção. Não só devido aos atentados mas também a fim de evitar a violência e confusões comuns nas grandes aglomerações urbanas. É “proibido” ficar bêbado! Quem for pego vagando embriagado pode ser levado para as celas de “desembriagamento” e receber uma multa de até 135€. As garrafas de vidro também são proibidas nesses 3 locais entre 20:00 do dia 31/12 e 05:00 do dia 01/01, ou seja, nem estourar uma champanhe à meia-noite será possível! Os fogos de artifício também são proibidos no período das festas de fim de ano. Paris é uma cidade que pega fogo fácil.
O Conexão Paris sempre aconselhou seus leitores a evitar as ruas nesse dia devido ao frio, à multidão e à dificuldade para voltar para casa. Sempre sugerimos a dobradinha “espetáculo + jantar”. Temos um artigo com dicas de espetáculos, clique aqui.
Para quem procura uma noite animada com jantar e festa, nós indicamos o restaurante Alcazar em Saint Germain (clique aqui). Para quem prefere uma noite divertida com espetáculo e DJ, indicamos o cabaré Paradis Latin (clique aqui). Para quem prefere uma noite romântica mas também animada, nós indicamos o passeio de barco pelo Sena com jantar (opção de jantar à bordo ou no cais, clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
Daphne e Rogério
Olá pessoal, criamos um grupo no whats…
Estamos indo no fim do ano para o réveillon e gostaríamos de juntar pessoas na mesma situação para trocarmos dicas e informações.
Interessados, mandem o número para: [email protected]
Marcella
Boa noite Rodrigo
Gostaria de saber se o restaurante Les Ombres faz reserva no dia 31 , vi no site que o último horário deles para reserva é até 21:30 mas ainda não abriu reserva para o dia 31 . No restaurante Chez Francis aceita reserva até 23:30, vou ficar em um hotel bem próximo da Avenue George V. Qual deles você me recomenda ? No caso de reservar em um deles será que só tem menu especial ou pode ser a la Carte? Obrigada Marcella
Rodrigo Lavalle
Marcella, no site do Les Ombres existe um telefone para reservas para o dia 31/12: +33 (0)1 47 53 68 00. Para reservar para o dia 31 é preciso ligar nesse número. Imagino que na noite de réveillon será servido somente o menu especial.
Abraços.
Gustavo Guedes
Estarei em Paris no Reveillon esse ano. Porém tenho voo no CDG às 07:00. Estou em dúvida se vou para a Festa (se houver), ou fique no Hotel.
Durante a madrugada, consigo táxi tranquilamente Rodrigo? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Gustavo, vai ser um pouco difícil conseguir táxi. Você teria que estar no CDG às 5:00. Sugiro que você baixe o aplicativo Uber.
Abraços.
Ana
Olá pessoal, no ano passado passei o ano novo em Paris. Fomos assistir ao pôr do sol na Torre/Trocadéro (lotaaaaaaaaaaaaada já bem cedo). De lá demos uma passada na Champs Élysées para tomar um vinho quente nas barraquinhas. Voltamos para o apartamento que tínhamos alugado e encontramos uns amigos em casa mesmo para brindarmos à meia noite. O metrô não estava tão cheio quanto imaginamos que estaria e não foi nada tumultuado. Foi uma delícia passear (bem agasalhados!) por esses pontos na última noite do ano e repetiríamos a dose!
Rita Primor
Peço desculpa, a publicação foi feita via facebook
Rita Primor
Rodrigo, vi uma publicação da Anne Hidalgo em que a mesma publicou as fotografias do show de luzes no Arco do Triunfo, no ano passado, e acompanhava a legenda de ” Que tal começar 2016 em Paris? Encontro na Champs Élysées no dia 31 de dezembro com luzes e fogo de artifício? Quem vem?”. Foi publicado dia 8 de novembro.
Rodrigo Lavalle
Rita, como a publicação da Anne Hidalgo é do dia 08 de novembro, antes dos atentados do dia 13 de novembro, imagino que a intenção da prefeitura fosse mesmo repetir a festa do ano passado. Depois dos atentados não se tocou mais nesse assunto. Mas a possibilidade da comemoração também não foi descartada. Esperamos que aconteça!
Abraços.
Biah Morais
Também vou passar o ano novo em Paris e estou em dúvidas se vou para a Torre Eiffel ou se fico no hotel.
Rita Primor
Tem a certeza que não haverá fogo de artifício? Pelo que vi numas imagens partilhadas pela presidente da câmara de Paris, o ano passado houve. E de acordo com a mensagem que deixará, dá a entender que este ano também haverá.
Vou passar a passagem de ano a Paris e agora estou confusa.
Rodrigo Lavalle
Rita, como dissemos no artigo acima e a foto mostra, no ano passado houve um show de luzes no Arco do Triunfo finalizado por fogos. Também citamos que a comemoração desse ano não foi nem cancelada nem confirmada. Como você escreveu, as notícias “dão a entender” que esse ano também haverá. Estamos aguardando.
Em qual site você viu essa notícia?
Abraços.