Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e dúvidas para os turistas que visitam ou pretendem visitar a França, sobretudo a capital. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Abaixo algumas informações para ajudar os brasileiros que estão em Paris ou planejam vir.
Homenagem aos mortos nos atentados de 13 de novembro em Paris. Foto: ShutterStcok
Voos:
Os aeroportos e estações ferroviárias em Paris e na França funcionam normalmente com reforço da segurança.
- A Air France manteve todos os voos de e para a França. Porém atrasos devem ocorrer em função do aumentos dos procedimentos de segurança nos aeroportos – é recomendável chegar com muita antecedência nos aeroportos. Antes de ir para o aeroporto, você pode checar o status do seu voo no site da companhia (aqui).
- Passageiros com passagem marcada para Paris entre hoje (14) e amanhã (15) podem adiar a ida até o dia 22/11, sem custos, pelo site da companhia. Ou, se preferir adiar a viagem para além do dia 22 ou modificar o destino da viagem, podem solicitar um voucher, que dá direito a uma nova passagem.
- Para os passageiros com passagem marcada para depois do dia 15, a troca de passagens ou o cancelamento da viagem poderá ser feito de acordo com as condições do bilhete comprado.
- Até 12h20, horário de Paris, a TAM não tinha nenhum comunicado oficial publicado sobre a situação. Entrei em contato com a Ouvidoria da companhia, e fui informada que todos os voos estão mantidos. Quem quiser alterar a data da passagem poderá fazer de acordo com as condições do bilhete comprado.
Segurança em Paris:
A situação ainda é confusa. As autoridades aconselham os habitantes de Paris (e turistas na cidade) a ficar em casa por enquanto. As ruas estão mais vazias do que o habitual, mas há pessoas circulando e o comércio começa aos poucos a abrir as portas. É recomendável evitar locais de aglomeração.
O Consulado do Brasil em Paris recomenda que “em atenção às orientações das autoridades locais, recomendamos, ainda, que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país, até que a situação se normalize.” O telefone de plantão do consulado é +33680123234, mas apenas atendem chamados de pessoas em situação de risco (roubo, morte, retenção, detenção ou desaparecimentos de pessoas).
Por medida de segurança, o presidente François Hollande decretou “Estado de Urgência”, o que significa, entre outras coisas, o fechamento de diversos espaços públicos:
- Escolas, mercados de rua, bibliotecas e órgãos públicos estão fechados neste fim de semana.
- Os museus em Paris estão fechados até dia 17/11
- Manifestações nas ruas estão proibidas até o dia 19/11
- A maioria das lojas fecharam suas portas durante o fim de semana. Galeries Lafayette e Printemps abriram as lojas do Boulevard Haussmann no inicio de sábado, mas fecharam depois.
- O transporte público em Paris está funcionando, com algumas restrições.
Havendo mudanças sobre a situação, comunicaremos aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
140 Comentários
Amanda
Tenho viagem marcada para Paris em Abril/2016, existe algum grupo no whats ou no telegram (telegram cade 200 membros? Me interessei na ideia do grupo.
Rodrigo Lavalle
Amanda, infelizmente o grupo do Whatsapp está cheio e não temos Telegram. Temos um grupo de discussão no Facebook chamado ‘Minha Viagem a Paris’: https://www.facebook.com/groups/608705719267502.
Abraços.
francisco
ola, boa dia! estou indo para Paris na próxima semana no dia 26 e gostaria de ter alguma informação da situação em Paris.
Rodrigo Lavalle
Francisco, os museus e monumentos já estão funcionando. A vida da cidade segue, as pessoas saem saem para trabalhar, mas a situação é instável. Leia o nosso artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/11/17/devo-manter-minha-viagem-para-paris-apos-os-atentados.
Abraços.
Eliane
Hugo,também não consegui achar o grupo Paris_2015
Thiago
Ok consegui achar a comunidade !
Thiago
Hugo não consegui localizar o grupo.. está correto : “Paris_2015”?
Se tiver condições e uma vaguinho pro grupo do whats, segue meu telefone:
11 980615150
Vou em dezembro, dia 13.