Verão na Côte d’Azur (ou Ibiza) e inverno em Courchevel. Esse é o programa básico do crème de la crème da elite mundial.
Courchevel
Cenários deslumbrantes, hotéis-palácio, restaurantes estrelados, lojas das grandes marcas de luxo e serviços de primeira linha transformaram estes lugares em muito mais do que um destino turístico. Hoje eles são um ícone, um mito.
Mas também é verdade que são vítimas do próprio sucesso. Courchevel, a estação mais luxuosa e badalada do mundo, ficou marcada por ter sido tomada bilionários russos e, por isso, ter perdido parte do seu charme.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Minha visita
Em março deste ano, fui convidada pelo Ofício de Turismo local para conhecer Courchevel, o mito. Aceitei o convite, é claro. Mas, como o esqui para mim é um momento de prazer pelo contato com a natureza e com a montanha, sempre torci o nariz para o brilho bling-bling de Courchevel.
Fui curiosa e ressabiada e voltei apaixonada. Courchevel é um destino obrigatório não apenas para quem gosta de esquiar, mas para todos que querem experimentar o inverno alpino. E não é preciso ser rei ou nenhuma mega celebridade para poder frequentar a estação.
Tudo o que você precisar saber para visitar Courchevel.
1) Courchevel faz parte do complexo Les 3 Vallées, a maior área esquiável interligada do mundo.
São oito estações de esqui — as mais famosas são Courchevel, Méribel e Val Thorens — interligadas por 169 teleféricos, somando 321 pistas espalhadas em 105 km² (10,500 hectares). Um exagero!
Para se ter uma ideia: os esquiadores hardcore saem de Courchevel de manhã, esquiam até o fim do dia, e chegam do outro lado dos três vales, em Val Thorens. Voltam para Courchevel de helicoptéro, é claro! Mas também é possível voltar de carro….
Courchevel é uma estação que abrange cinco vilarejos, nomeados de acordo com suas altitudes: Courchevel 1850 (o mito, é onde todos querem ficar), Courchevel 1650, Courchevel 1550, Courchevel 1300 e Courchevel 1100, todos interligados por teleféricos. Quanto mais alto, mais alta a conta.
2) Courchevel é uma estação 100% ski in-ski out
Os hotéis em Courchevel 1850 são todos na pista de ski. Ou seja, você sai e volta para o hotel com os esquis nos pés. Não precisar carregar esquis é o maior luxo de todos!
Sem contar a infra-estrutura completa – locação/venda de material e roupas de esqui, equipe para guardar os esquis e te ajudar a escolher o material correto etc.
3) Courchevel tem pistas de esqui para todos os níveis (e diversas possibilidades para quem não gosta de esquiar).
Não é só para os excelentes esquiadores que Courchevel é um paraíso. A estação tem 19 pistas verdes (para iniciantes) e 35 azuis (para intermediários). E é famosa por ter suas pistas voltada para o Norte, o que garante a melhor qualidade de neve para o esqui. E é possível ter aulas de esqui em português (veja aqui)
E para quem não é adepto da adrenalina do esqui alpino, há 66 km de pistas de esqui cross-country (espécie de caminhada com esquis). Ou ainda a opção de andar na neve com raquetes, que eu pessoalmente adoro (passeios guiados de raquete aqui).
4) Courchevel atrai mesmo quem é avesso a qualquer prática esportiva
A começar pela gastronomia: há cinco restaurantes estrelados pelo Guia Michelin em Courchevel – quatro com 2 estrelas, e um com 1 estrela e chefs celebridade como Pierre Gagnaire e Yannick Alléno.
Além de alta gastronomia, você poderá experimentar a culinária da região, que inclui raclette e fondue. E há ainda os restaurantes nas pistas, que são chalés cercados de neve, uma experiência única mesmo para quem não esquia.
Além da gastronomia, outra opção fora das pistas são os excelentes spas dos hotéis, alguns cinematográficos, com piscinas cercadas de neve…
Em dezembro deste ano, será inaugurado o novo centro aquático, com diversas piscinas, spa e grande oferta de tratamentos e massagens.
Há ainda opções fora do comum como passeios de balão, de moto de neve, de helicóptero etc. Veja todas as possibilidade aqui no site do Ofício do Turismo de Courchevel.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
.
Os hotéis em Courchevel
Courchevel 1850 é conhecida por abrigar hotéis luxuosos — a preços que podem ser proibitivos. Há no pequeno vilarejo três hotéis-palácio.
Tive a sorte de ficar hospedada em um deles: o Les Airelles, um autêntico chalé alpino com ares de conto de fada, serviço absurdamente gentil e eficiente e restaurante comandado por Pierre Gagnaire… Diárias a partir de 1.100 euros.
Há ainda dezenas de hotéis 5 e 4 estrelas, que oferecem diárias mais abordáveis, a partir de 350 euros. Mas a grande dica para conseguir visitar Courchevel sem zerar sua conta bancária é evitar a alta temporada.
A temporada em Courchevel vai do início de dezembro ao começo de abril. Sendo que a alta temporada são os períodos das férias escolares na Europa: Natal e Ano Novo, e fevereiro. Ao evitar essas datas, você pode conseguir promoções com diárias a preços bem mais acessíveis (os passes para os teleféricos também sofrem redução de preço).
Por exemplo:
Para o início da temporada, entre 5 e 19 de dezembro, é possível alugar um chalé de luxo para 8 pessoas, situado em Courchevel 1850, por 3.200 euros para 7 noites. Para se ter uma ideia, o valor na alta temporada é, no mínimo, o dobro. Visite o site da agência imobiliária Cimalpes para ver as ofertas.
Portanto, espere por uma promoção antes de reservar o seu hotel. Se você estiver indo fora da alta temporada, sobretudo no inicio de dezembro e no fim de março, você pode deixar para reservar o seu hotel na última hora, e assim conseguir se hospedar em hotéis de sonho a preços razoáveis.
Courchevel na primavera
Tive a sorte de visitar à estação em março, na primavera. Com céu azul e temperaturas amenas, esquiar sem sentir frio foi uma experiência única. A temperatura estava tão agradável que foi possível ficar de camiseta (havia até mesmo loucas de biquini na pista!).
E, por ser fim da temporada, a estação estava tranquila, o que para mim é uma vantagem. A não ser pela presença do filho do rei da Arábia Saudita e sua comitiva de 100 pessoas e 40 carros (trazidos da Alemanha, pois o príncipe não gosta de carros franceses, segundo os motoristas de táxi com quem conversei).
Como chegar em Courchevel:
Courchevel fica na região dos Alpes Franceses, no departamento da Savoie. As cidades mais próximas são Lyon (187 km) e Genebra (149km). Existem serviços de táxi (aqui) e de ônibus que ligam os aeroportos de Lyon (aqui) e Genebra (aqui) a Courchevel. Outra possibilidade é ir de trem até a estação mais próxima (Moûtiers Salins-les-thermes) e de lá pegar um transfer (aqui).
Como ir de Paris até Lyon
- Avião: a viagem de avião dura 1h10. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 2 horas de duração, mas esse tempo pode variar de acordo com a data e horário da viagem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem de carro dura cerca de 5 horas, passando pela linda região da Borgonha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Preços a partir de 15 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Saiba mais sobre a região dos Alpes Franceses:
- Chamonix para não esquiadores
- Dicas para quem quer esquiar em Chamonix
- Chamonix no Outono
- Os Alpes Franceses: Annecy
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Thiago Desimone
Tenho uma dúvida, existe a possibilidade de esquiar o ano todo? Vou para França em junho/18 e pensei em passar uns dias aí (mas só se for possível esquiar).
Rodrigo Lavalle
Thiago, mais garantido de ter neve no verão é na estação Deux Alpes, clique aqui e leia nosso artigo. Clique aqui e acesse a página da estação que fala sobre esqui no verão.
José Ribamar Vieira Cardoso
Oi Rodrigo! Ça vas bien?
Primeiramente eu gostaria de dizer que amo o CP e acompanho o site desde a época em que era só a Lina -que mulher! Admiro demasiadamente e a tenho como referência em relação a refinamento, elegância e riqueza cultural; Lina é um dos meus ícones ao lado de Mademoiselle Gabrielle Chanel e Monsieurs Gaultier, Laurent, Hugo, Sartre e outros mais…
Enfim, à la marche!
Te admiro pelo teu trabalho, pelo teu profissionalismo e até pela tua ocasional impaciência (risos) e pela sorte ou bênção que vc foi comtemplado por ter a oportunidade de trabalhar com algo tão enriquecedor, belo e gratificante.
Como detesto floreios, loas, e jamais faria falsos elogios, vamos ao que me importa no momento:
Já fui à Europa e à Paris inúmeras vezes mas, devido ao meu trabalho que me impede de escolher as datas, os meses em que poderei sair em férias, sempre viajei à Europa ou na primavera ou no verão….ironia porque eu prefiro as cores das folhas do outono e o branco aconchego do frio e da magia do inverno….
Eu tento ser breve nos meus escritos mas como estudei letras /inglês e literaturas costumo me jogar na escrita a ponto de nunca mais parar…(risos).
Agora eu vou conseguir chegar ao ponto:
Estou voltando a minha amada, idoatrada França por volta do dia 16 de Novembro próximo(ansiedade máxima!). Ficarei alguns dias em Portugal visitando amigos queridos durante uns sete dias e depois me jogarei em Paris…Nem acredito de tão ansiso e feliz…
Caralhowww (oops! Je suis desolée).
Eu estou em estado de graça porque acabei de completar cinquenta anos de vida, de luta e completarei vinte e sete anos de profissão como meteorologista no próximo mês…(emocionado..); e para comemorar estas datas memoráveis me dei ao luxo de realizar mais um pequeno e maravilhoso sonho de infância que é esquiar nos Alpes Franceses (!)…
O fato é que “Je rêve et Je me rends compte” -Est-ce exact? Pas d’importance.
Chérie, vou passar uma semana esquiando e patinando no gelo se houver rink por lá, biên sûr.
Chega de circunlóquios! Eu só queria mesmo era saber saber se haverá neve natural ou artificial no dia que chegarei lindo em Courchevel em 20 de novembro próximo….
Seja objetivo e frio comigo se quiser novamente mas seja educado, querido.
Ahhh! Eu merecia chegar de helicóptero mas o orçamento não condiz…(risos) existe outra maneira glamurosa para chegar lá sem pagar mico e arrasar? Me ajuda nesse sonho, gato, porque pra mim o fato de nāo ter nscido na França, preferencialmente em Paris, é um verdadeiro pesadêlo.
Vou te dar um puxão de orelhas e não fique chateado comigo: notei que você arrasa no Francês mas comete erros crassos de Português…par exemple, você escreve que algo aconteceu “há não sei quanto tempo atrás…”…
Isso é uma redundância inaceitável nos meios cultos, chérie…sorry to tell ya…
E isso é apenas um exemplo que me veio agora à memória…
Dear, não me leve a mal porque falo para o seu próprio bem; creia, sil-vous-plait!
Eu acho incômodo ver pessoas que falam/escrevem melhor uma língua estrangeira do que sua própria língua pátria…
Não tenho nada a ver com isso mas me incomoda e quando algo me incomoda eu tenho que acender o sinal vermelho, até mesmo perder a razão, magoar, ferir, incomodar…whatever…pardon.
O que eu quero saber mesmo é se vai ter neve ou pista de patinção no gelo em Courchevel de 20 a 25 de novembro próximos.
Aidez-moi! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Rodrigo Lavalle
José, sim, nesse período haverá neve e esqui em Courchevel.
MIRIAN SOUZA
AMEIII ME SENTI EM COURCHEVEL!! PARABÉNS!! PLANEJO CONHECER A NEVE A ANOS MAS O CÂMBIO NÃO ESTÁ FAVORÁVEL. QDO EU CONSEGUIR UMA VIAGEM DE PRESENTE EU IREI E TE CONTAREI AQUI!!
ana lucia
Parece mesmo um destino de sonho! Adorei.
Mauricio Christovão
Gostei muito do “balde de gelo natural”!!!
Marina Giuberti
Adorei o post, desde que havia visto a foto no insta do aeroporto único , fiquei intrigada. Vou na primavera próxima