Belleville é um região que fica no nordeste de Paris, englobando parte dos arrondissements (distritos) 10, 11, 19 e 20. Até o fim do século 19, era um vilarejo da periferia de Paris produtor de vinho. Em 1860, foi incorporado a Paris, sendo um bairro ocupado por camponeses e pela classe operária. No século 20, chegaram os imigrantes norte africanos, chineses etc.
A Belleville de hoje, em pleno processo de gentrificação, (ainda) é uma região de Paris pouco explorada pelos turistas. Mas existem vários motivos para se aventurar por essas bandas.
1. A colina de Belleville, junto com Montmartre, é o ponto mais alto de Paris. O parque de Belleville, situado no topo desta colina, oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. Daqui se vê Paris inteira: Torre Eiffel, Panthéon, Notre-Dame, Montparnasse, Concorde, Grand Palais… E o melhor: sem a multidão de turistas de Montmartre.
2. Para quem procura ruas bucólicas, Belleville ainda guarda aspectos do pequeno vilarejo do século 19 com passagens e ruelas que rivalizam com o charme de Montmartre (de novo, sem turistas). Não é a toa que Truffaut escolheu o bairro para gravar Jules e Jim.
3. Belleville é a síntese da diversidade de Paris. Aqui está a verdadeira face da atual população parisiense, aqui o mundo inteiro se encontra. E você encontra mandioca, kebab, pato laqueado, karaokê coreano…
4. Belleville é historicamente uma região artística. A música faz parte da história do bairro. Édith Piaf nasceu aqui e se apresentava em um antigo café-teatro, onde hoje fica o Aux Folies, uma instituição do bairro. Passe para tomar um aperitivo no fim da tarde e sentir a confusão alegre do bairro.
Nos anos 80, as antigas fábricas de Belleville foram tomadas pelos artistas. Num desses squats, surgiu Les Rita Mitsouko.
5. De lá pa cá, Belleville se tornou a Meca da street art parisiense e a rue Dénoyez (onde fica o Café Aux Folies) é o seu epicentro.
Espécie de Beco do Batman de Paris, a rua é uma galeria de arte a céu aberto e abriga diversos ateliês de artistas urbanos, que podem ser visitados. Ao passear pelo bairro você (ainda) encontra obras de artistas já reconhecidos como Fred Chevalier,
6. Por último, Belleville concentra os bares mais animados de Paris, cafés charmosos, restaurantes acolhedores de jovens chefs criativos. E a preços beeem mais baixos do que no centro turístico da cidade. Veja abaixo algumas sugestão:
- Um dos bares mais animados de Belleville e até de Paris é o Café Chéri(e) (44 boulevard de la Villette). Todo trabalhado no vermelho o local sempre vira uma grande pista de dança mais no meio da noite;
- La Cantine de Belleville (108 boulevard de Belleville) é um bar/brasserie simples e tradicional que serve comida boa e barata. Os pratos são generosos e gostosos.
- Literalmente colado na Cantine de Belleville, o Triplettes (102 boulevard de Belleville) é mais descolado/cool. Podemos tomar café da manhã tardio, fazer um brunch nos finais de semana ou tomar uma taça de champanhe na happy-hour por apenas 5€! Aberto direto de 12:00 as 23:00
- O Moncœur Belleville (1 rue des Envierges) fica no topo do Parque de Belleville onde anteriormente funcionava o Ô Paris. A cozinha agora é comandada pelo jovem chef Etienne Daviau e a comida passou de tradicional para (levemente) gastronômica. A vista continua de tirar o fôlego.
- Para quem quer uma experiência gastronômica em Belleville o local ideal é o minúsculo Dilia (1 rue d’Eupatoria, ao lado da igreja que aparece no vídeo abaixo). Comandado pelo jovem chef toscano Michele Farnesi, a comida é leve, precisa e com combinações inusitadas.
Se você quer conhecer Belleville, agende um passeio com a Fernanda Hinke (clique aqui). Além de descobrir a cena da arte urbana parisiense, você vai conhecer um bairro em efervescência, que ainda não foi invadido pelos ônibus de turistas. Vale a pena!
E, pra entrar no clima, assista ao nosso vídeo sobre Belleville:
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Mariana
olá, vou me hospedar nessa região.
É seguro andar a pé?
Vi que há 2km do meu hotel está o Café des Chats, gostaria de voltar a pé a noite pelas ruazinhas…
Rodrigo Lavalle
Mariana, seu hotel fica próximo a qual estação de metrô?
Marcele Moreira
Amei!!!! Estou morando aqui em Paris há 4 meses e ainda não desbravei Belleville. Já vou tentar conhecer parte das dicas amanhã mesmo.
Rodrigo Lavalle
Marcele, depois nos conte o que achou.