Nos meses de setembro e outubro, acontece na França a vendange ou colheita das uvas. Trata-se de momento muito esperado, de trabalho árduo e muito delicado.

Por Marina Giuberti, sommelière brasileira em Paris

Para que tudo ocorra bem na colheita das uvas, a meteorologia tem que ser propícia. E a metereologia, só Deus decide. Por isso dizemos que o vinho é um trabalho em conjunto de Deus e dos homens.

As recém-colhidas uvas

As recém-colhidas uvas

Fomos até o Vale do Loire, no domínio de l’Angevin do produtor Jean-Pierre Robinot, para acompanhar a colheita e mostrar para vocês a delicadeza do processo. O resultado está no vídeo abaixo.

Para se ter uma ideia da importância da meteorologia, ficamos com as malas prontas durante mais de uma semana aguardando o início da colheita. No começo de outubro, Robinot nos disse que ele estava esperando mais uma chuva e mais um sol para dar início à vendange. A chuva e sol vieram, mas também veio o vento forte. Tivemos que esperar por nove dias. A colheita enfim começou, em clima de festa.

Além das condições climáticas, a duração deste período depende de vários fatores: quantos hectares serão colhidos; se o terreno é plano ou íngreme (em locais de difícil acesso temos menos equilíbrio, andando e colhendo mais devagar), o número de pessoas que estão trabalhando nos campos etc.

A colheita começa entre 7h e 8h da manhã. Todos os vendangeurs, ou colhedores, ficam hospedados na vinícola ou bem perto, a fim de facilitar a ida para os vinhedos.

Na França, a colheita das uvas destinadas à produção de vinho é chamada de Vendange.

Na França, a colheita das uvas destinadas à produção de vinho é chamada de Vendange.

Por volta de meio dia, toda a equipe volta para a casa do produtor para almoçar num ambiente de alegria e familiaridade, regado a vinho e, claro, um bom papo. É o momento de se alimentar, descontrair e ganhar forças para o turno da tarde, que só termina quando o chefe de colheita decide, geralmente entre 18h e 19h. E à noite, há novamente o reencontro para o jantar, todos juntos, discutindo a safra do ano. A simplicidade é impar, e a magia impera. Em muitos locais a equipe é a mesma todos os anos.

Segundo alguns vinhateiros um vinho de qualidade depende 50% do trabalho nas vinhas para obtenção de  uvas de qualidade. Os outros 50% dependem de todo processo de vinificação que será empregado ao suco de uva obtido; da técnica; do maquinário  e, claro, da experiência, do talento e da sensibilidade do produtor. A mesma uva vinificada por pessoas diferentes resulta em vinhos diferentes.

COLHEITA1

As caves

No último dia da colheita, acontece a última refeição, um grande momento de confraternização, em torno deste milagre que é o vinho e, em honra ao trabalho de um ano inteiro, a safra 2015 está aí. Encerra-se uma etapa e começa-se outra de igual importância, a vinificação. Santé!

Marina Giuberti, autora deste texto e apresentadora do vídeo, é brasileira, sommelière em Paris e oferece cursos de vinho em português na sua loja Divvino, clique aqui para saber mais.

E não se esqueça: a Lazenne oferece aos leitores do Conexão Paris um desconto na compra de malas e embalagens para transporte de vinho. Clique aqui para saber mais.

Mala de viagem para transporte de vinhos da empresa Lazenne. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto.

Mala de viagem para transporte de vinhos da empresa Lazenne.

Passeios ao Vale do Loire

Leia também:

Como ir de Paris até Tours, a maior cidade na região

  • Trem: a viagem tem cerca de 1h20 de duração, mas pode variar de acordo com a data e hora da compra do seu bilhete. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: belo passeio pela região do Vale do Loire, com cerca de 3h de viagem. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata. A viagem tem cerca de 3h15, com preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris