A exposição Picasso.Mania no Grand Palais demonstra e ilustra com brilho a importância planetária de Picasso. Ela é didática, muito interessante e pequena.
Na entrada, encontramos um painel com o depoimento de personalidades internacionais. Arquitetos, pintores, escultores, fotógrafos. Cada um, à sua maneira, tenta definir Picasso e sua importância. Vale a pena ter um pouco de paciência e ver os depoimentos.
Em seguida, mergulhamos na exposição. Abaixo, o relato do que mais nos marcou.
. Universalidade e fama planetária
A diversidade de representações de Picasso demonstra a universalidade e a fama planetária do artista espanhol. Do continente africano até a China, as imagens do pintor confirmam que o nome de Picasso é símbolo de arte moderna.
Em destaque na foto acima, a obra de Maurizio Cattelan criada em 1998 para uma exposição do MoMA em New York.
. Fase cubista: passagem obrigatória para arte do século 20
A fase cubista de Picasso conduziu a arte do século 20 a uma pintura mais conceitual. O cubismo inspirou as colagens, a acumulação e reunião de partes para a construção da imagem.
O grande pintor David Hockney reconhece que foi um grande recidivista da exposição de 1960 da Tate Gallery dedicada a Picasso. Nos anos 1980 Hockney revisita o cubismo, afirmando que esta fase de Picasso não impulsionou a arte em direção à forma abstrata, e sim a um retorno a um realismo que leva em conta as descobertas matemáticas da época.
Sua maravilhosa tela representando a nossa praça preferida em Paris, a pequena Furstemberg, é a ilustração perfeita da reeleitura de Hockney da fase cubista de Picasso.
. Picasso: gênio universal que influencia o consumo de massa
Mas a influência de Picasso não se limitou ao terreno da pintura e da escultura. A exposição revela a influência do mestre espanhol nos filmes de Jean-Luc Godard, Orson Welles e tantos outros.
A identificação de Picasso como gênio universal, difundiu sua imagem em vários campos do consumo de massa da indústria automobilística até o rap de Jay-Z.
. Demoiselles d’Avignon: ícone universal
A exposição mostra uma sala inteira dedicada a uma única obra de Picasso: Demoiselles d’Avignon. Obra inspirada no carrer d’Avinyó, uma rua de Barcelona famosa por suas prostitutas. Este quadro violento, que se inspira também na arte africana, se tornou um ícone,inspirando muitas outras demoiselles.
Como Jeff Koons.
E Sigmar Polke.
Picasso: ícone da Pop Art
A pop art rejeitou a arte abstrata que dominava o cenário artístico desde 1940. Seus artistas foram influenciados por Picasso. Os grandes representantes da pop art o viam como um ícone contemporâneo. Roy Lichstenstein considera os anos 50 Picasso como a fonte plástica fundamental do seu trabalho. Assim como Andy Warhol e sua série de heads. Veja o parentesco próximo da tela de Warhol acima e as obras de Picasso.
. Últimos Picasso: inspiração para street art, nouveaux fauves e outros
A exposição termina com as últimas obras do pintor, seus quadros expostos em Avignon nos anos 1970. Na época, alguns críticos consideraram esta fase como rabiscos de um velho decadente. Estas mesmas obras se tornaram, dez anos mais tarde, modelo para a nova geração de pintores que aparecem nos anos 1980.
No crepúsculo da sua vida, Picasso se inspirou nas figuras barrocas dos mosqueteiros, se inspirou na moral da época de Shakespeare, Gracián e Cervantès.
E todos os novos pintores americanos, dos artistas ligados ao movimento pop como Johns e Warhol até os streets artists como Basquiat e Haring, passando pelos Nouveaux Fauves, pelos trans-avant-gardistas, todos adotaram a pintura que retorna à figuração, à expressão subjetiva e à narração.
Exposição Picasso.Mania até o dia 26 de fevereiro de 2016 no Grand Palais (3 avenue du Général Eisenhower, 75008. Metrô Champs-Élysées – Clemenceau; linhas 1 e 13).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
aparecida aragao marques tenorio
Cicero, para seu conhecimento informo ter comprado os ingressos para o dia 26/12 às 9:30Hs. Custou 15 euros por pessoa. TIDA
Mauricio Christovão
Cícero Rodrigues: O Petit Palais tem entrada gratuita para as exposições permanentes e exposições temporárias podem ser cobradas. Abre de terça a domingo das 10 às 18:00h. Veja no site abaixo.
http://www.petitpalais.paris.fr/
O Grand Palais não é gratuito e os preços variam conforme as exposições. Fecha às terças feiras. Abre às 10:00h e o horário de fechamento é variável, conforme as exposições em cartaz.
http://www.grandpalais.fr/fr/
evandro barreto
A história da genialidade no século XX talvez possa ser resumida em quatro nomes: Picasso, Einstein, Freud e Chaplin.
Cicero Rodrigues
Salut! O Grand Palais e o Petit Palais ficam abertos durante toda a semana, cobram para entrar? Abs
Rodrigo Lavalle
Cícero, o acesso ao prédio do Petit Palais e ao seu acervo permanente é gratuito. As exposições e eventos que acontecem no Grand Palais são pagos. Compre ingressos aqui: http://goo.gl/xykasc.
O Petit fecha às segundas e o Grand às terças.
Abraços.