Um dos pontos altos da nossa viagem ao Périgord foi conhecer a Gruta Lascaux. Este é o nosso quinto artigo sobre esta maravilhosa região francesa. Leia os anteriores relatando nosso roteiro clicando aqui.
As pinturas da gruta de Lascaux fascinam o mundo desde sua descoberta, por quatro adolescentes, nos anos 1940.
Henri Breuil, o primeiro cientista a analisar a gruta, a descreveu como a Capela Sistina da pré-história.
O escritor francês George Bataille vai além. Sua proposta é que a humanidade é humana na gruta Lascaux quando surge a arte capaz de comunicar estados da consciência.
Sem dúvida alguma, Lascaux representa as mais belas pinturas rupestres do mundo.
De 1948 até 1963 a gruta ficou aberta ao público e atraiu milhões de visitantes. As pinturas sobreviveram 17.000 anos em um ambiente estável e quase estéril. Uma vez aberta ao público, elas ficaram expostas ao gás carbônico resultado da respiração humana e à deterioração. Em 1963 ela foi fechada definitivamente.
Em 1983 foi criado Lascaux II em Montignac, na Dordogne, ao lado da gruta original.
Do que se trata Lascaux II?
De uma réplica de uma parte da gruta Lascaux construída em um bunker de cimento ao lado da verdadeira gruta. Uma maneira encontrada pelo estado francês de preservar os desenhos e mostrar ao mundo um dos mais bonitos patrimônios da humanidade.
Pequeno parêntese, cheguei até lá ciente dos comentários de cientistas e críticos sobre a impossibilidade da reprodução da emoção suscitada pelos desenhos originais. Sobre a impossibilidade da reprodução do impacto que cientistas e jornalistas tiveram ao conhecerem a gruta, sozinhos ou em pequeno grupo, iluminada por velas ou lamparinas.
Entrei com medo da decepção. No final do percurso, estava extremamente emocionada.
Os organizadores limitam o número de visitantes, os grupos são pequenos e raros os comentários. Os guias são preparados para passarem a informação em voz calma e baixa, como se estivéssemos em local sagrado. Todos nós ficamos em silêncio extasiados diante de uma arte perfeita.
Hoje já existe Lascaux III e Lascaux IV ficará pronta em 2016. (nota de atualização: Lascaux IV ficou pronta em dezembro de 2016)
Em Lascaux II os artistas reproduziram não somente os desenhos, utilizando as mesmas técnicas e pigmentos originais, como também o relevo das paredes da gruta com todos os defeitos e pequenos detalhes. Trabalho admirável.
Em Lascaux III – uma exposição itinerante que viaja pelo mundo até 2020 – utiliza a tecnologia de imagens em três dimensões o que permite criar uma cópia da gruta real com extraordinária precisão.
E dizem que Lascaux IV será mais impressionante ainda. Ela ficará pronta em 2016 e está localizada perto de Lascaux II. (nota de atualização: Lascaux IV ficou pronta em dezembro de 2016)
As fotos abaixo foram retiradas do site LascauxCulture.fr.
Esta foto mostra a dimensão de uma das passagens da gruta Lascaux II.
Abaixo publicamos algumas fotos das principais figuras desenhas nas paredes e teto da gruta.
Espaço chamado “sala dos touros” com os mais imponentes desenhos da arte do paleolítico. O conjunto possui 130 figuras sendo 36 representações de animais, 50 sinais geométricos e traços de atividades. Entre os animais se encontram cavalos, vacas, touros, veados. O urso é pouco representado.
Este desenho é conhecido como “grande touro preto” e é considerado como a obra mais extraordinária da arte parietal. Ele mede 3.71 de largura, 1.93 de altura. A cor escura do desenho contrasta com o fundo claro.
Esta imagem, chamada “quarto touro” é o maior animal do conjunto, medindo 5.6m, da extremidade do chifre até a ponta do cauda. Todos os detalhes anatômicos são representados e a execução da cabeça e remarcável.
O desenho é chamado de “licorne” mas representa um animal fantástico que não corresponde a nenhum ser vivo da época.
Informações práticas
Horários de funcionamento:
07/02 até 03/04: 10h- 12h00 et 14h – 17h30
04/04 até 03/07: 09h30 – 18h
04/07 até 31/08: 09h – 19h
01/09 até 01/11: 09h30 – 12h et 14h-18h
02/11 até 31/12: 10h – 12h et 14h – 17h30
Fechado dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e nas segundas fora férias escolares.
Compre seu ingresso com antecedência. Do dia 4 de abril até 6 de setembro, a bilheteria está no centro de Montignac, a cidade mais próxima de Lascaux. Ela se encontra no Office du Tourisme da cidade, Place Bertrand de Born.
Horário de funcionamento: 9.30h até 18h e 9h até 19h em julho.
No outros meses a venda de ingressos é feita unicamente na entrada da gruta.
No verão, nos fins de semana e nas férias escolares, existe uma diferença de horário entre a compra do ticket e a visita. Como os grupos são pequenos, às vezes esperamos de 1 a 2 horas para entrar na gruta.
A visita dura 40 minutos para grupo de no máximo 40 pessoas.
Acessem o site oficial da Gruta Lascaux.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Sheila Nascimento
É mesmo linda Lascaux II. Temos a sensacao de que estamos no ambiente original. Estive ali em 2012 e as imagens ficaram eternizadas em minha memória.
Moisés
Bom fim de semana. Qual o valor do ingresso?
Rodrigo Lavalle
Moisés, 16€. Clique aqui e visite o site oficial.
Carla Chardonnet
Visitei com meus filhos Lascaux II em julho e adoramos!Mas nao recomendo levar crianças muito pequenas à Lascaux sob risco de pertubar o guia e as pessoas presentes.Durante minha visita,um casal com filhos pequenos foram ” convidados” a se retirarem pelo guia devido ao barulho e choro das crianças.
marcialube
Essa região perto de Bordeaux – Perigueux, Sarlat, Rocamadour – é linda e dá vontade de chegar e ficar.
Lascaux é uma das surpresas que encantam e suscitam mil reflexões sobre o caminhar da humanidade, sobre a eternidade da arte.
Lascaux II, a réplica feita para que se possa conhecer as pinturas e ao mesmo tempo preservar as originais, é tão bem feita que você nem percebe que é uma reconstituição.
Vale a pena programar uma viagem mesmo que seja somente para conhecê-la.
Como disse a Lina, emociona !
Mauricio Christovão
Adoro cavernas e já estive em várias aqui no Brasil. O incrível é que pinturas rupestres resistiram milhares de anos na escuridão e as multidões modernas em pouco tempo quase conseguiram acabar com elas apenas com a respiração… A Gruta de Lascaux é um patrimônio da Humanidade e merece todo o cuidado possível. Enquanto isso, aqui no Patropi, tesouros inestimáveis do mesmo calibre correm o risco de desaparecerem ou serem danificados pelo descaso de nossas “otoridades”. Na Serra da Capivara, no Piauí, a maior parte dos funcionários do parque foi dispensada por falta de verbas… É de chorar!!!