Um dos meus desejos em Paris é assistir a um dos grandiosos desfiles da Chanel na também grandiosa nave central do Grand Palais. Enquanto esse sonho não se realiza, eu aproveito todas as oportunidades que surgem para visitar o local.
FIAC 2014 no Grand Palais (foto retirada da página Facebook da FIAC)
A próxima oportunidade será de 22 a 25 de outubro quando acontece a FIAC, a feira anual de arte contemporânea. Lançado em 1974, este evento artístico – com intuito comercial – é o lugar de encontro de artistas, galeristas, colecionadores, curadores, diretores de museus e personalidades internacionais do mundo da arte contemporânea. Seria a fashion week da arte contemporânea – guardada as devidas proporções – com muitos eventos, celebridades, badalação e festas.
O preço do ingresso é um pouco salgado – 35€ – mas a feira apresenta também uma série de exposições em locais abertos e de acesso livre. O mais famoso deles é o Jardin des Tuileries (já falamos sobre aqui e aqui) mas há obras expostas também no Jardin de Plantes, nas margens do Sena e na Place Vendôme (lembram-se da polêmica no ano passado?). Essas obras ficam expostas até novembro. Veja aqui o mapa interativo dos locais.
Obra ‘Baguette magique’ de Jean-Luc Verna no Jardin des Tuileries na FIAC 2014 (foto: © Marc Domage no site oficial da FIAC)
Obra ‘Totems’ de Laurent Le Deunff no Jardin des Plantes na FIAC 2014 (foto: © Marc Domage no site oficial da FIAC)
Por mais hermética – e por vezes gratuitamente provocadora – que a arte contemporânea possa ser, ela também tem seus momentos lúdicos e poéticos que merecem ser apreciados.
Obra de Paul McCarthy na Place Vendôme na FIAC 2014 (foto: Petit_louis no Flickr)
Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008. Metrô linhas 1 ou 13, estação Champs-Élysées – Clemenceau
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Tânia Ziert Baião
FIAC é especial. Nossa viagem à Paris é sempre marcada para coincidir com a data dela. Programa imperdível para quem gosta de Arte Contemporânea. Vale cada centavo.
Rodrigo Lavalle
Tânia, depois nos conte como foi a feira desse ano.
Abraços.
Maria das Graças
Não sei se eu pagaria 35 euros para realizar o sonho de conhecer a nave central do Grand Palais. Mas é um dos meus sonhos conhecê-la. Quem sabe um dia ….