Vale a pena conhecer Marseille?
Nós achamos que vale sim. Achamos mesmo que é uma excelente opção para aqueles que já conhecem bem Paris.
Marseille não é elegante como Bordeaux, não é refinada e gastronômica como Lyon, não é serena, florida e organizada como as cidades da Alsácia. Como definir Marseille?
Marseille é uma cidade do sul e influenciada por todas as culturas do Mediterrâneo. Marseille é uma cidade histórica que soube, recentemente, se reestruturar e reorganizar o espaço urbano.
Todos os anos passo por Marseille no meu trajeto Paris/Córsega e, às vezes, faço uma pausa de 24 horas para rever a cidade e conhecer as novidades. Neste últimos anos assistimos à inauguração de novos museus, novos restaurantes, novos espaços. Marseille é uma cidade agitada, heterogênea e muito interessante.
Comece a visita de Marseille subindo ao seu ponto culminante, a Basílica Notre Dame de la Garde. Além da vista maravilhosa da cidade, do Vieux Port, do porto comercial, da orla e das ilhas próximas, você conhecerá a basílica, um dos principais monumentos da cidade.
A Basilique Notre Dame de la Garde surpreende, sobretudo se conhecemos outras basílicas francesas. Sua arquitetura e sua decoração interna fogem dos padrões clássicos das construções religiosas do país.
Para começar, esta basílica representa 800 anos de história. Neste local, em 1214, foi contruída uma capela dedicada à Virgem Maria. Como a colina se chamava La Garde, a capela se chamou Notre Dame de la Garde. Em 1851 a capela foi substituida por um santuário, a atual basílica.
O santuário é de estilo neo-romano, mas foge do padrão e se transforma em estilo romano-bizantino graças à decoração dos muros externos e internos.
O site da basílica, ao descrever seu estilo e sua decoração, adota um tom engraçado, como se avisasse aos críticos puristas : atenção, somos bizantinos e nos orgulhamos de ser. O texto vai logo precisando:
A arte bizantina gosta da policromia, adora cores e mistura de cores. Do lado de fora, Notre Dame de la Garde é feita com pedras brancas e verdes. No interior, temos uma alternância entre mármore branco de Carrare e mámore vermelho.
A arte bizantina adora cúpulas. A maior de todas, a cúpula do coro, é vista do exterior. Mas as outras, as três centrais, são vistas somente do interior.
A arte bizantina gosta de mosaicos e na Notre Dame de la Garde encontramos muitos : no coro, no interior da grande cúpula, na nef central, nas capelas laterais.
Vale a pena prestar atenção nos mosaicos. No medalhão central, o desenho representa uma barca navegando em um mar agitado. Esta figura simboliza a Igreja, sempre sacudida por eventos do mundo. Na vela do barco, vemos o monograma da Virgem Maria e no céu, uma estrela em forma de M, lembrando que Maria é a estrela do mar. Maria ajuda o barco da Igreja a encontrar o caminho.
A arte bizantina adora mosaicos dourados, eles refletem a luz e criam ambientes festivos. E lá encontramos dourado para todos os lados: no coro, na grande cúpula, nas capelas laterias.
Poucos santuários possuem uma superfície coberta por mosaicos como La Garde.
Notre Dame de la Garde é também conhecida pelos seus ex-votos. Tanto os antigos quanto os recentes. Até hoje a basílica recebe ex-votos de seus fiéis franceses e estrangeiros.
Historiadores, críticos de arte, sociólogos adoram os ex-votos. Eles são uma fonte de informações sobre práticas religiosas, eventos históricos, questões sanitárias, atividades quotidianas e sobre a evolução cultural.
E a coleção de ex-votos da basílica é impressionante.
Quando acabar a visita da Basílica, nós sugerimos que conheça, logo em seguida, o novo museu chamado MuCEM, clique aqui e leia nosso artigo.
Informações práticas
É muito fácil chegar na basílica. Você pode pegar o trenzinho turístico que serpenteia pelos monumentos e pontos mais interessantes da cidade. Ele sobe até Notre Dame de la Garde. Ou então pegue o ônibus comum de número 60. Esta é a opção mais barata e foi assim que subi, do Vieux Port até a basílica.
Clique aqui para ver o mapa completo do ônibus 60. Você o pega no centro de Marseille, no Vieux Port. E, na volta, você desce na parada final MuCEM, o novo e bonito museu da cidade.
Em 24 horas você tem tempo até para conhecer as famosas calanques de Marseille, quer dizer, o litoral, suas falésias rochosas que contrastam com o azul do Mediterrâneo. Nós já escrevemos um belo artigo sobre as calancas. Clique aqui.
Como chegar em Marseille
. De trem. Em 3 horas fazemos centro de Paris/centro de Marseille. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, 12 horas de trajeto com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Edson Diogo de Castro
Ola poderia me informar o custo do Fery de Marseille a Córsega, e dicas do fazer em dia lá, grato
Rodrigo Lavalle
Edson, existem vários valores. Depende do ferry, se a viagem será de dia ou à noite, em cabine para dormir ou não. Clique aqui e faça uma pesquisa.
Se você pretende ir à Córsega para passar somente 1 dia não vale pena, a viagem dura cerca de 10 horas. Clique aqui e leia nossos artigos sobre Córsega a fim de programar uma viagem mais completa.