Dia 27 de setembro de 11h até 18h, os parisienses e turistas viverão o evento Um Dia Sem Carro. Esta proposta se inscreve dentro dos preparativos da Conferência Mundial pelo Clima (COP 21) que acontecerá em Paris em dezembro.
Dia 27 os parisienses estão convidados a limitar a utilização do carro para aproveitarem, durante o espaço de um dia, de uma cidade mais calma, mais silenciosa e mais respirável.
Este evento poderá perturbar a circulação dentro de Paris. Para informá-lo corretamente, tentamos obter informações precisas sobre os setores onde a circulação de carros será proibida.
A tarefa foi árdua. Os documentos existentes não são claros. Os setores fechados à circulação são os bairros centrais de Paris (75001, 75002, 75003, 75004), uma parte de Saint Germain (entre as pontes Sully e Concorde), a avenida Champs Élysées (entre a praça Concorde e o metrô George V), a área da torre Eiffel, o canal Saint Martin, a praça Republique, praça Bastille, praça Stalingrad, o Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes.
Dentro dos setores mencionados acima, certos veículos terão derrogação. As principais ruas e praças destas áreas estarão abertas à circulação de ambulâncias, caminhões de entrega, carros dos residentes e táxis. Estes veículos serão obrigados a seguirem um limite de velocidade de 20km por hora.
Duas áreas estarão realmente fechadas à circulação: uma parte da avenida Champs Élysées e toda a área da torre Eiffel.
Vou aproveitar o evento e flanar por Paris e ver a Champs Élysées sem carros. Faça o mesmo. E se precisar de fazer um trajeto mais longo, utilize o metrô.
Do ponto de vista político, este evento peca pela falta de audácia. A prefeitura de Paris fechou parcialmente, durante um domingo, das 11 até 18h, somente as zonas turísticas de Paris. Todos os bairros residenciais e mais afastados do centro ficaram fora da proposta.
Os grupos que apoiam a política de uma Paris mais pedestre, mais calma, mais silenciosa e mais limpa esperavam um evento radical: Paris sem carro durante um dia inteiro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Dillemba
Oi Rodrigo. Então se eu sair do apartamento lá pelas 9h30 não terei problema para conseguir táxi? Eu já havia comprado transporte com a EasyBus, mas como em cada lugar dão uma informação desencontrada vou desistir e iremos de táxi mesmo.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, eu sugiro que você encomende um táxi no site da empresa G7: http://goo.gl/QPofup. Imagino que nesse dia tudo estará meio confuso.
Abraços.
Carla Carvalho
olá , compramos passeio no ônibus turístico nesse dia, inclusive parada e subida na Torre Eifel , passeio no Rio Sena…. Como será que se dará?
Rodrigo Lavalle
Carla, como dissemos no artigo acima, as informações não são claras. Sugiro que você entre em contato com a empresa.
Abraços.