Seria inimaginável um presidente francês apresentar à sociedade sua esposa e sua amante. Todavia este foi um hábito comum na história francesa. Um costume oficializado por Louis XIV ao criar o papel da amante real.
As amantes reais eram mulheres ambiciosas e em torno delas se formavam grupos políticos poderosos. Louis XIV teve uma infinidade de amantes, mas três contaram realmente: Louise de Vallière, Madame de Montespan e Madame de Maintenon.
Essas mulheres ocuparam uma posição que se assemelha à um emprego, com um reconhecimento social, uma função e um salário. Elas eram brilhantes, animavam a corte e teciam intrigas diplomáticas. Quase todas receberam um título e este título não era somente uma condecoração. Atrás dele tinha terras, castelos, obras de arte e jóias.
Neste cenário, o papel da rainha era essencialmente dar herdeiros ao rei e se dedicar às obras caritativas. Contudo ser rainha tinha uma vantagem de peso, o título/cargo era vitalício à condição de cumprir a clásula principal, ser mãe do herdeiro.
Esta introdução nos leva ao artigo de hoje onde propomos um passeio muito especial perto de Paris, ida e volta no mesmo dia. Nós achamos que vale a pena você conhecer o Castelo de Maintenon, a residência da esposa clandestina de Louis XIV.
O castelo que encontra a 90km de Paris – 1.15h de estrada – e ganhou em 2015 o Certificado de Excelência do TripAdvisor. O château está no centro da cidade de Maintenon.
A história de Madame de Maintenon é um conto de fadas. Viúva de um poeta francês, ela foi governanta dos filhos bastardos do rei com sua amante Madame de Montespan. Inteligente e hábil, ela aproveita da morte da rainha para ocupar o lugar de Madame de Montespan e se casar secretamente com o rei em 1683.
O castelo foi comprado por Madame de Maintenon em 1674 e foi várias vezes reformado, sobretudo a cada estadia do rei. Data desta época o aqueduto que, hoje, dá ao castelo um ar romântico. Sem herdeiros, Madame de Maintenon o lega, em 1698, à família de Noailles. Eles serão proprietários do château até 1983. À partir deste momento e até hoje, a propriedade foi transferida para uma fundação que se encarrega de proteger o monumento.
O castelo se encontra em uma região muito bonita e com várias outras atrações turísticas, entre elas a cidade de Chartres e sua famosa catedral, a floresta de Rambouillet e seu castelo imperial e hoje presidencial. O Castelo de Rambouillet é de uso do presidente da República, mas podemos visitar os jardins.
Se um dia, você quiser fazer um belo passeio fora de Paris, visite o Castelo de Maintenon, passe pela maravilhosa floresta de Rambouillet – no outono ela é inesquecível – visite os jardins do Castelo de Rambouillet e termine este dia perfeito conhecendo a catedral de Chartres.
Como visitar o Castelo de Maintenon: a visita é livre e um guia se encontra à disposição dos visitantes na entrada do castelo. Visite o interior e em seguida os belos jardins e o aqueduto. O castelo está aberto a partir da segunda quinzena de fevereiro até dia 20 de dezembro das 10.30h até 19.00h. Ele abre todos os fins de semana e dias feriados. O castelo fecha nas segundas, menos na alta estação (julho e agosto) e nos dias feriados. Preço do ticket: 8.50 euros.Visita com locação de audioguia: 10 euros.
Como chegar: o único problema de Maintenon é o acesso. Não existe nenhum transporte em comum ligando Paris e esta pequena cidade. Duas opções: alugar um carro ou contratar os serviços de traslados e passeios de carros que indicamos (clique aqui).
Château de Maintenon: 2 Place Aristide Briand, Maintenon
Leia também:
- artigo sobre a história do brinde (clique aqui). O nosso tim-tim de hoje teve sua origem em torno de venenos, crimes e assassinatos que envolveram Madame de Montespan, uma das poderosas amantes de Louis XIV.
- artigo com outras dicas de passios perto de Paris (clique aqui).
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Denise Fernandes
Ah. Vou em Dezembro.
Aeroporto: Charles de Gaulle.
Denise Fernandes
Boa Noite Rodrigo,
Adorei seu blog, estou viajando aqui só em ler os artigos.
Vou à Lisboa, mas não podia deixar de conhecer as duas outras Cidades dos meus sonhos, Roma e Paris. Assim vou fazer uma escala de 10 horas em média em cada Cidade. Roma, na ida; e Paris, na volta.
Preciso muito de um roteiro de um dia, que inclua a visita a um Castelo na frança. Me ajuda!!!!
Rodrigo Lavalle
Denise, você quer um roteiro que inclua um castelo para a conexão de 10 horas? Sugiro a você o castelo de Chantilly que é lindo e fica a meia hora de carro do aeroporto CDG (você pode ir e voltar de táxi). Leia nosso artigo sobre o Domínio de Chantilly: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/26/castelo-chantilly.
Caso você queira um roteiro por Paris veja aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/10/escala-em-paris-veja-como-aproveita-la-para-conhecer-ou-rever-a-cidade.
Astrid Guiraud
Moro em Chartres , um dia é suficiente para conhecer, Rambouillet uma manhã – tem visitação com Guia e horários pré – determinados, Maintenon tbem meio dia é mais que suficiente.
Existe outros Chateaus maravilhoso na região .
Rodrigo Lavalle
Astrid, obrigado pelas dicas.