Este é o terceiro artigo da viagem do Conexão Paris ao Périgord. O primeiro fala das características gerais da região (leia aqui) e o segundo descreve os dois primeiros dias da viagem (leia aqui).
A cidade de Sarlat La Canéda
Sarlat é a capital do Périgord Noir.
Sarlat é também uma cidade histórica mundialmente conhecida pelos seus monumentos medievais. O centro da cidade é de uma rara homogeneidade arquitetural, composto de ruelas pitorescas com mansões medievais intactas. Ele possui um conjunto urbano medieval classificado entre os mais importantes do mundo, com 65 monumentos e imóveis protegidos pelos Monumentos Nacionais.
Como Paris, Sarlat é com frequência a atriz principal de filmes, sobretudo daqueles que giram em torno da história da França. Desde 1945, a capital do Périgord apareceu em mais de 80 filmes entre eles Jeanne d’Arc de Luc Besson, Les Misérables de Robert Hossein, Les Duellistes de Rodley Scott, La Fille de d’Artagnan de Bertrand Tavernier.
Cheguei em Sarlat com todas estas informações e não fiquei decepcionada. Ao contrário, flanando pelas ruelas, me disse que um dia voltarei para ficar mais tempo, conhecer com calma seus imóveis e monumentos.
Nós fizemos de Sarlat nosso ponto de partida para conhecer outras cidades da região. Chegamos numa quinta, mas deixamos o sábado inteiro para conhecê-la. Este é o dia ideal para caminhar pela cidade, dia da sua famosa feira de rua.
Na realidade, aos sábados temos dois mercados : o primeiro, o de objetos de decoração, roupas, acessórios e bugigangas. Este mercado se espalha rua République e a avenida Gambetta.
O segundo é o mercado gastronômico que se concentra em torno da igreja Sainte Marie e da Praça Liberté.
A igreja Sainte Marie, na realidade, é um mercado. Ela foi reconvertida em mercado coberto pelo arquiteto Jean Nouvel. O grande arquiteto deixou intacta a igreja, acrescentando somente uma sóbria, impressionante e imensa porta de metal. A torre do sino da igreja se transformou em ponto de vista panorâmica da cidade, com um elevador do térreo até o último andar.
O ponto central da cidade é a Place de la Liberté, cheia de cafés com varandas gostosas. No sábado, a praça fica lotada e alegre com as barracas da feira gastronômica vendendo foie gras, trufas, figos, nozes, queijo cabecou, vinhos.
Onde nos hospedamos em Sarlat
Em Sarlat, nos hospedamos no Plaza Madeleine (1 place de la Petite Rigaudie). Esta praça fica entre a rue Liberté e a avenida Gambetta. O hotel está hiper bem situado, no centro da Salart medieval. O achei confortável, café da manhã delicioso e um excelente bar com distribuidor de vinhos em doses degustação. Para reservas seguras indicamos o site Booking.com (clique aqui).
Onde comemos
Nós testamos vários restaurantes, pois jantamos todas as noites em Sarlat. Nosso preferido foi o Les Jardins d’Harmonie.
Todos os restaurantes de Sarlat, e da região, privilegiam os produtos locais que são deliciosos. Mas no final de alguns dias precisamos de pratos mais leves. Os produtos servidos no Jardins d’Harmonie eram realmente de boa qualidade e os pratos saborosos. Mas a grande qualidade do restaurante é propor outras opções além do foie gras e confit de pato.
O restaurante possui preços corretos, com um menu entrada + prato principal por 27 euros. Ele se encontra pertinho do hotel e é citado pelo guia Michelin e outros. Endereço: 10 rue de la Liberté, 24200 Sarlat La Caneda.
Informações práticas
Mercado de todos os produtos, aos sábados das 8.30h até 18h. Mercado gastronômico, aos sábados das 8.30h até 13h. Mercado Coberto, igreja Sainte Marie, Place de la Liberté, aberto todos os dias de maio até outubro, das 8.30h até 14h. De novembro a abril, aberto terça, quarta, sexta e sábado, das 8.30h até 12.30h.
Leia também outros excelentes artigos sobre o Périgord com relatos de viagem de duas leitoras do Conexão Paris. Um fornece dica de um restaurante entre Sarlat e Rocamandou (leia aqui) e outro explica porque conhecer esta região (leia aqui).
Como ir de Paris até Sarlat
- Trem: a viagem tem cerca de 6h10 de duração, com baldeação na cidade de Libourne. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 5h20. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Anderson Pereira
Pois bem! Fui! Fiquei no Ibis Styles. Perfeito e perto de tudo. Não é no centro histórico, mas vale. É uma cidade sem descrição. Mais bela à noite que de dia. Assim parece que realmente voltamos à idade média. Além da avenida principal com o comércio geral e estilo mais moderno, o bacana são as vielas menores e paralelas com dezenas de restaurantes, cafés, lojas de produtos locais e porcelanas. No verão, as lojas fecham entre 19:00 e 23:00 hs. Os restaurantes recebem clientes até as 23:00 hs. Em cada cantinho há um artista fazendo seu show de música, palhaçadas para todas as idades, dança ou artes. É definitivamente uma linda cidade e base fixa para conhecer a região. Não deixe de pedir no seu hotel ou no Tourist Information a revista local (de todo o Perigord noir) com endereços das fazendas de criação de patos e gansos, cidades vizinhas, muitos castelos, vinícolas, locais para prática de esportes, lojas, restaurantes, mapas e infindáveis dicas. Todas as indicações tem site, endereço com localizador em mapa anexo à revista, telefone, horários e nome dos proprietários. Funciona! Depois posto o nome.
Rodrigo Lavalle
Anderson, obrigado pelas dicas e comentários.
Sonia ferrari
Realmente. A região é encantadora. Estive em Sarlat em janeiro de 2012 Com neve estava linda.provei varios pratos regionais e compre conservas de canard Recomendo
Luis
Sarlat e toda esta região é dos meus lugares preferidos na França!
Deixo aqui o nosso roteiro pela região
http://www.documentaromundo.com/p/showpostsbylabel.html?label=Vale%20da%20Dordonha
Anderson Pereira
Lina:
Parabéns! Esta série dessa região é um espetáculo! Fantastic! Sugestão para quando acabar está: assistindo ao tour de france 2015, vi que existem cidades próximas a Millau (outra região), que também são espetaculares! Estou pensado em fazê-las junto com o Perigord na virada do ano 15/16, começando o tour por Carcassone até Sarlat.
Viva a França! Viva BH!!!
Rodrigo Lavalle
Anderson, obrigado pela sugestão.
Abraços.