Por Bruno Rodrigues, consultor de Informação e Comunicação Digital, autor dos livros “Webwriting” e de “Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web”, padrão brasileiro de redação online.
O Conexão Paris sempre foi carinhoso com a Disneyland, listando os motivos pelos quais vale a pena visitar o parque de Marne-la-Vallée, localizado nos arredores de Paris. Afinal, quem em sã consciência se afastaria da Cidade-Luz, um dia que fosse, para conhecer a casa do Mickey?
Eu – e milhares de parisienses, ano após ano. É bom saber: há uma década a Disneyland Paris é o ponto turístico número um na França. Sim, o parque está à frente da Torre Eiffel e do Louvre, da mesma forma que há tempos é o destino preferido das férias dos europeus. Apenas aceite… e faça como eles!
Desde a inauguração, em 1992, fiquei fascinado pela (então) Euro Disney – que deixou de ter este nome há vinte anos, não pague mico! -, e sonhava em me hospedar no flagship hotel do resort, o luxuoso Disneyland Hotel. Era um sonho e tanto, a bem da verdade.
Ao contrário dos parques da Flórida e da Califórnia (e também dos parques de Tóquio e de Hong Kong), a porta de entrada da Disneyland francesa não é a estação do trenzinho que circunda o parque – aquela que tem na frente o rosto do camundongo mais famoso do mundo desenhando por flores -, mas um hotel. E que hotel! Veja só:
Quando estive em Paris pela primeira vez com minha esposa e meu filho, em 2000, fomos dois dias à Disneyland Paris. O fascínio ficou ainda maior! Um parque Disney a 45 minutos de RER de Paris? Bom demais, não? Dobradinha invencível.
Mas ainda não foi daquela vez que nos hospedamos no hotel dos meus sonhos. Não queria passar apenas uma noite – queria passar várias! Se é para sonhar, que sonhemos alto, não é?
Em 2012, chegava a hora: após sete dias em Paris – locais hors-concours primeiro, concorda? rsrs -, lá estávamos para passar cinco dias hospedados no tão sonhado Disneyland Hotel …
Um momento: o hotel é um luxo, mas por que alguém se hospedaria na Disney de Paris? O que esse parque teria de tão especial?
À lista do Conexão Paris, acrescento:
. É o parque no qual a Disney mais investiu dinheiro na construção. Tudo, do material aos detalhes, deixa os parques americanos no chinelo.
. É o parque mais bonito de todos, e o castelo idem. Opinião da própria Disney.
. Não, as atrações não são as mesmas que as de Orlando. Há várias que simplesmente não existem nos outros resorts, e existem atrações clássicas com roupagens bem diferentes.
Entre os principais pontos que fazem única a Disney de Paris está justamente o Disneyland Hotel.
Dos 55 hotéis oficiais Disney no mundo – já contando aí os hotéis do resort de Shanghai, com inauguração programada para o ano que vem -, apenas quatro ficam literalmente na porta de entrada de um parque Disney (Disneyland Hotel em Paris, Grand Californian em Anaheim e Miracosta Hotel e Tokyo Disneyland Hotel em Tóquio).
Sendo mais objetivo: da janela do quarto você vê o parque, ou então o Fantasia Gardens, o lindo e imenso jardim que recepciona os visitantes…
É assim: você acorda, toma café, desce, dá vinte passos e está na Disneyland. Deu sono no meio da tarde? Tire uma soneca no quarto e volte no início da noite. Tudo muito simples… e confortável.
Em meados dos anos 80, quando a Disney, retomando os tempos áureos da animação, voltara a lucrar e havia fechado com o governo francês a construção do resort, existia uma grande preocupação no ar: como enfrentar o tempo sempre instável (chuvoso, mesmo) de Marne-la-Vallée?
Os imagineers da Disney (misto de criativos e engenheiros) tiveram uma ideia: eles criariam formas dos visitantes se protegerem da (possível) chuva desde a entrada do parque, sem que notassem que havia tal intenção.
De saída, a equipe imaginou as catracas de acesso ao parque protegidas por uma fachada que simularia um hotel. O CEO da Disney na época, Michael Eisner, adorou a ideia, mas com uma condição: que fosse um hotel de verdade, então!
Nascia, aí, o Disneyland Hotel. De abóbora a carruagem, em um estalar de dedos. Hoje em dia, o Disneyland Hotel é bicampeão europeu no quesito atendimento entre os hotéis quatro estrelas da Europa (2012 e 2013).
Ao chegar ao parque, o visitante pensa que o prédio é um só, mas são três; os da direita e da esquerda são ligados a prédio principal por passagens suspensas.
Os 496 quartos espalham-se harmoniosamente pelos prédios – em estilo vitoriano -, repletos de detalhes.
É uma delícia passear pelos corredores do hotel e descobrir seus luxos: a loja exclusiva Gallerie Mickey, a piscina aquecida instalada em um solarium, o Celestial Spa (da rede Deep Nature) e, é claro, os restaurantes.
As janelas do principal restaurante, California Grill, abrem-se para o Château de la Belle au Bois Dormant, o Castelo da Bela Adormecida (em Orlando, o castelo é da Cinderela, não vá confundir!).
Também há o Inventions, com um buffet de dar água na boca, onde é servido o café da manhã, e – que saudades! – o Fantasia Café, um piano bar elegante, delicioso, inesquecível… Eu, Ana e Breno não saíamos de lá.
Quero voltar, vou voltar… Preciso voltar ao Disneyland Hotel!
Afinal, em que hotel a fada Tinkerbell recepciona os hóspedes à noite?
Para saber mais, acesse o site do Disneyland Hotel.
Clique aqui para conhecer o blog de Bruno Rodrigues.
Leia também:
- Disneyland Paris: vale a pena? Como e quando?
- Novas modalidades de ingressos para a Disney Paris
- O Parque Asterix, nos arredores de Paris
- O Jardin d’Acclimatation, em Paris: programa ideal para as crianças nos dias quentes
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Mariana
Ola! Estou indo para Paris em junho com meu filho e estasmos pensando em inverter o raciocínio é se hospedar na disney e fazer passeios a Paris… vimos q estadia em Paris e cara e como queremos ir muityo nas disney pernsei em ficar em 7m hotel no parque pra não oerrder tempo com andanças aproveitar o parque so máximo e ir nós pjjntos turísticos de Paris da disney pra lá… irw nós al7gar um carro mas a dúvida é compensa? Nunca fomos a França …. e se puder indicar um hotel massa pra ficar….
Rodrigo Lavalle
Mariana, qual é o objetivo prinicpal da viagem: Disney ou Paris? Se o objetivo da viagem é curtir a Disney todos os dias, fiquem hospedados na Disney. Carro não é uma boa ideia para fazer o trajeto Disney-Paris-Disney pois, além do trânsito, é bem difícil encontrar vagas em Paris. Há um trem (RER A) que liga a Disney a Paris.
Se o objetivo da viagem for Paris e seus pontos turísticos, é mais prático e menos cansativo ficar hospedada na cidade e ir à Disney uma ou duas vezes.
Clique aqui e veja nossas dicas de hotéis da rede ibis que têm bom custo-benefício. Clique aqui e veja nossas dicas de bons hotéis em regiões centrais.
Bruno Rodrigues
Que legal, Francisco, nada como uma boa experiência, não é? 🙂
Francisco
Em primeiro lugar saudações a comunidade fã deste sensacional blog. Estivemos na Disney Paris em julho de 2014 com as crianças. Para quem conhece Paris e/ou tem 8 dias ou mais para ficar na capital francesa e ainda com os pequenos recomendamos a visita. Ficamos hospedados em hotel temático nos arredores do parque, 5´ de ônibus – gratuito – e também fi muito bom. O parque é lindo, aconchegante, tem muitas atrações para todos os gostos e todas as idades, várias opções de restaurantes , lojas, etc..
Ouvimos falar dos problemas de manutenção, mas tivemos sorte nos 3 dias em que fomos ao parque e nada aconteceu nesse aspecto.
Nossas crianças adoraram, queriam voltar este ano, só aí já diz tudo.
Mas minha postagem de hoje é voltada para famílias com crianças pequenas e reflete apenas a nossa boa experiência. No mais, cada um sabe o que é melhor ou não fazer da sua viagem.
Boa viagem a todos que embarcarem na aventura da Disney Paris !
Bruno Rodrigues
Douglas, estando 2 semanas em Paris, *óbvio* que vale ir à Disneyland! 🙂 Nem todos gostam da Disney de Orlando, com seus 4 parques e multidões em cada canto…
Bruno Rodrigues
Jessica, é mesmo um sonho que todo mundo merece ver realizado 🙂
Douglas
Bruno,
Vou estar em Paris por 2 semanas em setembro, nunca fui a nenhum parque da Disney no mundo, mas estando ali do lado do Paris me deu vontade de conhecer o parque, vale a pena ou deixo para quando um dia eu for aos EUA?
Jessica Costa
E todos acham que a americana é a top de todas , hehehehehe, além de está na Disney, está na europa?!! SONHO!!!
Bruno Rodrigues
Lucia, que máximo, 4 vezes no Disneyland Hotel! 🙂 Pois é, passou pela minha cabeça (mas rapidamente foi embora rsrs) a ideia de ficar no Hotel New York, colado ao Disney Village… Mas o Disneyland Hotel ficou me chamando (‘Bruuuuno, Bruuuno’ rsrs), e não resisti!
Bruno Rodrigues
Fátima, que chato, não é? Mas não desiste de lá, não, vai… 😉