Por Marina Giuberti, sommelière responsável pelos cursos de vinhos do Minha Viagem Paris
A cidadezinha de Chablis fica a apenas 180km de distância de Paris. Devido à esta proximidade, ela é um fornecedor de longa data de vinhos ao mercado parisiense, o que beneficiou seu renome mundial.
Apesar de possuir apenas 2.600 habitantes, a cidade muda de dimensão quando o assunto é vinho. Lá são produzidas 38 milhões de garrafas por ano (dados CIVB 2008) e 100% da produção é de vinhos brancos. São cerca de 5.000 hectares de vinhas à base da famosa e camaleônica uva chardonnay, que aqui encontra seu habitat ideal, traduzido em mineralidade no gosto do vinho branco. Esse vinho é tão renomado que a cidade acaba fazendo sombra à região a qual pertence, a nobre Borgonha, cuja capital, Dijon, fica a 110 km ao sul de Chablis (leia aqui nossos artigos sobre a Borgonha).
Passar um ou 2 dias por ali é um programa ímpar para os amantes da enogastronomia em geral. O lugar é calmo, bucólico e com vinhas para todos os lados. Esta é a típica França do interior, que tem pouco a ver com a speed e cosmopolita capital Paris. No domingo de manhã acontece a feirinha da cidade e, por isso, muitos comércios, vinícolas e enotecas estão abertos para o público.
Existem 4 A.O.C. (Apelation d’Origine Controlé) Chablis :
- Petit Chablis – mineral, seco e frutado, ou seja, simples e eficaz com ótimo custo/benefício.
- Chablis – grande mineralidade com mais persistência aromática que o Petit Chablis.
- Chablis 1er Cru – existem 40 climats diferentes. Os mais renomados são: Mont de Millieu, Montée de Tonerre, Fourchaume, que encontram-se à margem direita do rio Serein. Nesta margem o solo é “kimmeridjean”, um calcário esfarelado. Ele foi mar há milhões de anos e até hoje podemos encontrar ostras e conchas fossilizadas. Esse solo “nutre” as videiras gerando o sabor singular de seus vinhos. Dependendo do Cru, e também do produtor, eles serão a mais pura expressão da elegância e prazer que um vinho branco podem proporcionar, com nobre mineralidade e com bom potencial de envelhecimento.
- Chablis Grand Cru – todos os 7 climats Grand Cru: Blanchot, Bougros, Les Clos, Grenouilles Preuses, Valmur, Vaudesir localizam-se do lado direito do rio de nome predestinado “Le Serein”, que significa “sereno, calmo”. Ali, à margem direita do rio, fica o melhor “terroir” da região. Logo os Chablis 1er Cru desta margem são superiores aos 1er Cru da margem esquerda, que apresentam um ótimo custo/beneficio. Eles estão entre os melhores vinhos brancos do mundo, voluminosos, prazerosos, notas de pedra quente, a famosa mineralidade do Chablis, mas pedem alguns anos de guarda antes de expressarem todo seu potencial.
Os produtores mais renomados são sem dúvida Vincent Dauvissat e Bernard Raveneau. Para os amantes de vinhos naturais (sem ou com um mínimo de sulfito adicionado) os magos Thomas Pico – Domaine Taille au Loup e Domaine Alice et Olivier de Moor fazem maravilhas.
Outros bons produtores, onde uma visita à vinícola pode ser agendada mais facilmente são: Wiliam Fèvre, Benoit Drouin, Bernard Defaix, Billaud Simon, Stephane Moreau, Daniel Dampt entre outros. A cave cooperativa local, La Chablisienne, aberta à visitação todos os dias, é uma das melhores da França. Para agendar visitas às vinícolas mande um email com antecedência solicitando a mesma. Se for na última hora, entre em contato com o “Office du Tourisme” de Chablis ou caminhe pela cidade, alguns estão literalmente de portas abertas ao público.
Uma dica de estadia é o Hotel du Vieux Moulin, um hotel boutique que funciona num antigo moinho. Em 2007 ele foi inteiramente renovado e pertence ao “Domaine de la Roche”. São poucos quartos com classe no coração da cidade. O Rio Yonne passa embaixo do hotel, enchendo a estadia de charme. O melhor restaurante da região “Au fil du Zinc”, fica no térreo do hotel.
Se você tiver a oportunidade de ir até la , tenho certeza que vai sentir tudo isso “in loco”. Caso contrário, abra um Chablis onde quer que você esteja e feche os olhos. Um dos poderes do vinho é transportar as pessoas com seus aromas. Santé!!!
Leia aqui sobre os excelentes cursos de vinho da Marina.
Como ir de Paris até Chablis
- Trem: Chablis não tem estação de trem, é preciso ir até Auxerre e de lá pegar carro ou ônibus regional. A viagem até Auxerre tem cerca de 2 horas de duração. Preços a partir de 29 euros. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem tem cerca de 2h10. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Heloisa Luz
Sem dúvida o meu branco preferido…
nair
visitamos \Chablis en 2014, foi encantador, primeiro a aventura de sair de carro por Paris (santo GPS), ficamos neste hotel, o restaurante tem uma paisagem maravilhosa, o quarto, totalmente moderno, valeu a pena