Meu prédio tem seis andares e somos seis moradores.
No quinto andar, uma família com três filhas entre 9 e 18 anos. Eles têm um piano e todas elas tocam diariamente. No quarto andar, um casal. Os filhos já se casaram e saíram de casa. Ela é boa pianista e recentemente contratou um professor pelo prazer de retomar os exercícios diários. No terceiro andar, uma senhora idosa e viúva. Aos domingos, escuto o neto tocar violino para a avó. No segundo andar, um casal de médicos cujo filho, estudante em medicina, toca divinamente saxofone. E, lá em cima, no último andar, me acompanha nesta vida um excelente cantor de música barroca.
Enquanto escrevo, ouço os sons do piano do quinto e o do quarto, fico atenta ao saxofone do segundo e ao violino do terceiro.
Os dados nacionais confirmam o que vivo no dia-a-dia, o amor dos franceses pelos instrumentos musicais e pela música.
- Os franceses foram um dos primeiros a criar o evento Festa da Música que reúne, na França, 10 milhões de espectadores, resultado do trabalho de milhões de voluntários e da ação de todos os grupos que reúnem músicos e cantores não profissionais.
- A cada dez franceses, um já tocou ou cantou nas ruas de Paris na Festa da Música.
- Um quarto da população francesa sabe tocar um instrumento.
- O instrumento mais praticado é o violão (39%), em seguida o piano (31%). Este último é o instrumento preferido dos franceses adultos.
- Os franceses escutam em média 1h30 de música por dia. Por ordem de preferência, eles gostam da música popular francesa, música popular internacional, música clássica, rock, jazz, músicas eletrônicas e em último lugar o rap.
- Por ordem de preferência, os cantores preferidos são: Jean Jacques Goldman (nunca tinha ouvido falar!), Jacques Brel, Georges Brassens, Edith Piaf, Barbara e Céline Dion.
- As três canções preferidas dos franceses são: Mistral Gagnant, Ne me quitte pas e L’Aigle Noir.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Renata
Ola,
Estou indo a Paris na proxima semana e gostaria de saber se e xiste algum lugar que venda violinos para criancas com umpreco acessivel.
Minha filha faz a ula de musica e vao iniciar aulas d e violino em breve. Como estarei na Europa logo, pensei que talvez tenha mais variedade de precos ai. Pode ser usado. No Brasil estao na media d e R$500.
Agradeco desde ja se puderem me dar uma luz nesse a ssunto.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Renata, na região da estação de metrô Europe (linha 3) você encontra muitas lojas de instrumentos musicais: rue de Rome, rue de Londres, rue Madrid…
Essse site francês http://goo.gl/9aN44r vende violinos infantis.
Abraços.
Stella
Que delicia! Que bairro é esse ?
Rodrigo Lavalle
Stella, na foto são as escadarias de Montmartre.
Abraços.
Carla Bueno
Minha maior surpresa, foi entrar um senhor com acordeon, e metro cheio e entrar uma cantora de Opera e pedir pra ele tocar uma um pedaço da aria de Bizet pra ela e ela acompanhar cantando, vim as lágrimas, não consegui me conter, meu marido ficou bestificado. Não conseguimos nem gravar, para provar que estavamos falando a verdade, mas enfim o que fica são as lembranças. E como tenho boas lembranças das nossas viagens a Paris. “J’taime Paris”
Mauricio Christovão
Ainda bem que você não tem um estudante de bateria na banda do seu prédio…
Ayako Regina
Minha surpresa foi estar no metro em Paris, entrarem uns caras e cantarem Se eu te pego (Michel Telo) e todo o pessoal do vagão acompanharem cantando baixinho. Foi muito bom..
Regina Corrêa
Adoro Né me quitte pas mas ,também,adoro Je né regrette rien
Isabella Moraes
No YouTube, Ne me quitte pas, com a interpretação maravilhosa de Jacques Brel, gravação em preto e branco, acho que de 1969. Não canso de assistir! Adoro música francesa!
Mariana R.
Tenho algo muito em comum com os Franceses! Dentre as minhas músicas preferidas, está a “Ne me quitte pas”! Que bom gosto o nosso! rsrs..
Abraços!