Acabei de voltar de uma viagem de 8 dias no Perigord, uma das mais bonitas regiões e menos turísticas regiões da França. Com a preocupação de passar informações precisas, publicaremos vários artigos sobre a nossa viagem, veja no final desse post os links para os outros artigos.
Características do Perigord
- O Périgord, há 400 000 anos, foi um dos principais refúgios para os homens originários do leste e que fugiam a era glacial. Aqui encontramos uma infinidade de abrigos sob rochas e grutas que nos relatam a nossa história, da nossa evolução. As grutas e vestígios préhistóricos da Dordogne (o nome do Departamento) fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Aqui se encontra, por exemplo, a Gruta Lascaux declarada a Capela Sistina da Prehistória. E aqui você pode visitar Roque-St-Christophe, o maior conjunto troglotida da Europa. O Perigord possui a maior coleção de vestígios da prehistória européia.
- O Perigord é também conhecida como sendo a região dos mil e um castelos. Dizem que é impossível contá-los. Eles foram construídos entre a Idade Média e o Renascimento. Andando pelas estradinhas do Périgord, verá um desfile de castelos. Todos bonitos.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
- O Perigord e a Dordogne fazem parte da história da cristandade. Visitar a cidade de Rocamadour e percorrer sua via sacra é repetir o gesto que os peregrinos fazem desde o século XI. É seguir uma das etapas do Caminho de Santiago de Compostela. Rocamadour é impressionante.
- O Perigord é famoso pela sua gastronomia. Aqui estamos no país do foie gras e do magret de pato confit; na região das nozes utilizadas em diversas receitas: bolos, doces, nozes caramelizadas e pâtisseries diversas; na região dos deliciosos vinhos de Bergerac; dos queijos chamados cabécou e rocamadour; no país das trufas, o ouro negro, que você encontrará em vários cardápios dos restaurantes locais.
- O Perigord é mundialmente conhecido pelos seus jardins. Aqueles que gostam de flores e jardins extraordinários não podem perder o Jardin de Eyrignac ou o Jardin de Marqueyssac.
- O Perigord é a região das grutas e dos gouffres (cavidades profundas e abruptas), estamos falando de um mundo subterrâneo mágico com formações calcárias extraordinárias e a mais famosa de todas é o Gouffre du Padirac.
- As pequenas cidades da região são lindas e dez cidades do Perigord fazem parte da lista das “Cidades mais bonitas da França”. Entre elas Beynac-et-Cazenac, Domme, Roque-Gageac. A cidade mais importante do Périgord Noir é Sarlat la Canéda.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Informações práticas
Como ir
Infelizmente o trem TGV não chega direto na região. Para quem está em Paris, a melhor solução é pegar o TGV Paris/Bordeaux, mais ou menos 3 horas de viagem. Em seguida alugar um carro e começar o roteiro do Perigord. Aqueles que não conhecem ainda esta cidade, durmam pelo menos uma noite. Bordeaux é linda e em algumas horas poderá conhecer o centro da cidade. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
Também é possível ir de avião e ônibus até Bordeaux, a viagem de avião dura 1 hora e custa cerca de 45 euros. Veja aqui as melhores ofertas da Air France. A viagem de ônibus é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem até Bordeaux tem cerca de 8 horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
A melhor maneira de conhecer a região é de carro. Durante oito dias circulei com GPS e nunca me perdi. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Quando ir
Visitar o Perigord na primavera e no outono é o ideal. As temperaturas são amenas e encontramos menos turistas. Em maio, pode chover. Eu estive em maio e em oito dias peguei dois com chuva, nada que impedisse os passeios.
No verão o número de turistas atrapalha o prazer da descoberta. Os lugares ficam entupidos e as pequenas estradas congestionadas. No inverno, muitos restaurantes e hotéis fecham suas portas. Por isso, atenção. Mas a temperatura é amena e raramente abaixo de zero.
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
Outros artigos sobre o Perigord
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Therezinha Martins.
Não conhecia essa parte da França e ninguém me falaram dela…fiquei encantada com o que vcs da CONEXÃO PARIS mostraram…diferente e lindo.!!!
Cris Paiva
Uma dica de hotel é o Plaza Madeleine em Sarlat-la-Canéda. Gostamos muitooo!!! Fizemos dele a nossa base para conhecermos a região que é maravilhosaaa!!!
Edson Umeda
Realmente uma região maravilhosa, suas cidades são verdadeiros deslumbres – Sarlat e seu mercado com sua enorme porta! suas ruas e seus prédios!
Rocamadour e Padirac quanta saudade.
Jessica Costa
ue lugar mais lindo, parce aqueles locais de conto de fada, de filme de 1500 e antigamente rsrsrsrs.
agora uma dúvida, como são os hoteis na região?
Mauricio Christovão
Post interessantíssimo!!! Alem disso, as contribuições de quem já foi, como a de Mara Beira, enriquecem ainda mais o acervo do CP. Tô nessa!!! Falou em caverna(e boa comida), meu lado troglodita logo aparece…
vera carvalho
ola!!!! Fiz todo esse roteiro em 2012. Ele é maravilhoso, apaixonante. vale a pena visita-lo.
A gruda com rio subterraneo e maravilhosa, e o passeio de barquinho lindo!!!!!!
Marly Maria Mayrink
Sou eu a agradecer, Lina. Sua gentileza e sua dedicação ao seu trabalho tornaram muito mais fácil e tranquila minhas duas estadias na França. Poucos dias em Paris e muitos, muitos, muitos no Périgord do meu coração. Donde meus bisavós foram, digamos assim, “deracinés” pela phyloxera. Parabéns pelo que nos proporciona. E mais uma vez obrigada!
Aloysio
Por duas vezes, em ótimas companhias, o destino me desviou. O relato dos que foram me provocam fome e sede nos olhos e no ventre. Vou!