Para mim ele é um dos monumentos mais bonitos de Paris. Ele foi construido na mesma época que a torre Eiffel e representa uma proesa arquitetural. A sua verrière se encontra a 47 metros de altura, o equivalente a um imóvel de quinze andares.
Google filmou o Grand Palais utilizando a tecnologia street view. Um grande desafio para seus engenheiros. O vídeo abaixo nos permite a visita do interior da Grande Nef do monumento, um passeio pelo telhado com a maravilhosa vista de Paris e nos mostra os recursos utilizados pelos engenheiros do Google. Para a tomada de imagens a equipe trabalhou com alpinistas experimentados.
História
A história da sua construção é interessante. Em 1892, o presidente Sadi Carnot decide organizar, em Paris, a Exposição Universal de 1900. Ocasião para corrigir os erros da precedente (1899) marcada pela dificultada de circulação entre as duas margens do Sena e pela ausência de lugares prestigiosos.
Decidiu-se então construir, diante dos Invalides e do outro lado do rio, um novo bairro com uma ponte ligando as duas margens. Este novo bairro teria uma larga avenida e dois palácios situados em face a face: o Petit e o Grand Palais.
Após o concurso, o juri formado para a escolha do melhor projeto para o Grand Palais tomou uma decisão inusitada. Os projetos apresentados não agradaram plenamente e a solução encontrada foi uma síntese dos três primeiros classificados.
O Grand Palais é uma obra coletiva com três arquitetos assinando partes diferentes do monumento. Este novo bairro foi dedicado à amizade franco-russa e a primeira pedra da ponte Alexandre III foi colocada na presença do tsar Nicolas II.
Após a exposição, o Grand Palais será propriedade do Estado francês. E o Petit Palais, oferto à cidade de Paris, se tornará em 1903 museu municipal da cidade.
Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008. Metrô linhas 1 e 13, estação Champs Élysées – Clemenceau.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
ELIZABETH
Oi, Rodrigo
Estamos planejando visitar o Grand Palais , no dia 1° de janeiro. Escolhemos a exposição Greco e vamos aproveitar para ver a pista de patinação. No seu entender, qual seria o melhor horário para admirar o teto de vidro? À noite ou durante o dia? Vamos comprar os ingressos de acordo com a sua sugestão.
Desde já agradeço a sua atenção .
Abraço
Elizabeth
Rodrigo Lavalle
Elizabeth, acho mais interessante ir à pista de patinação durante o dia. Lembrando que nessa época escure às 16:30.
Malu Brasil
Olá, obrigada pelo artigo e pelo vídeo. Sugiro apenas uma correção pra deixar tudo ainda mais belo: proeza se escreve com Z.
Rodrigo Lavalle
Malu, obrigado pela correção.
Jessica Costa
amo post desse tipo, que traz a história do lugar pois quando formos visitar,parece que já somos íntimo do local.