Alain Passard é um dos melhores chefs do mundo e sua cozinha legumeira é inesquecível.
No ano passado, o chef-celebridade Alain Ducasse deu o que falar quando anunciou que o seu novo restaurante 3-estrelas no hotel Plaza Athénée iria reduzir de maneira radical a carne em seu menu. Os famosos pratos da culinária francesa à base de carne – pato, foie-gras, vitelo e companhia – foram substituídos por receitas vegetarianas. Tudo orgânico, é claro. Sim, o menu traz alguns peixes, mas quase nenhuma carne. Os jornais do mundo inteiro falaram e a polêmica estava instalada.
Mas Ducasse não foi o primeiro. Desde 2001, o chef Alain Passard tem exatamente a mesma proposta em seu restaurante Arpège, em Paris. Também 3-estrelas, ocupando a 25˚ posição na lista dos melhores do mundo, Passard cultiva seus vegetais em sua própria horta, nos arredores de Paris.
Fomos lá conhecer. Não sou vegetariana, e meu marido, menos ainda. É verdade que como pouquíssima carne, mas não recuso um pouco de foie-gras, um magret de canard ou bom rôti vez ou outra. Mas acho que a culinária legumeira – ou legumière pra usar o termo do chef Passard – tem o seu lugar. Leve, inventiva, respeitosa e atual. Era dia de comemorar, e lá fomos nós.
Pra começar, um singelo espinafre como entrada. Maravilhoso, inesquecível, à base de manteiga de avelã, acompanhado de mousseline de cenoura. Meu marido escolheu um dos clássicos da casa: jardinière & merguez végétale, inspirado no couscous marroquino, com semolina, vegetais e uma deliciosa merguez (espécie de linguiça fininha) vegetariana. Igualmente inesquecível.
Os pratos principais foram menos surpreendentes do que as entradas. Mas acho que a culpa foi nossa, pois acabamos pedindo peixe e lagosta – deveríamos ter ficado nas opções da horta.
Um dos pontos altos da noite é o próprio chef. Alain Passard é uma festa e se faz presente o tempo todo.
Gosta de passar de mesa em mesa (várias vezes), conversar com os clientes, contar história, servir o vinho, fazer sugestões… E eu gosto de restaurante com chef em carne e osso, e não apenas um nome por trás da cozinha, por melhor que ela seja.
A conta é à altura de um restaurante 3-estrelas: por volta de 250 euros por pessoa, sem o vinho.
Arpège: 84 rue de Varenne | 75007
Aberto de segunda a sexta, para almoço e jantar.
Tel.: + 33 (0)1 47 05 09 06
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Renè Orleans
sou apaixonado pela cozinha francesa. mas conheço muito pouco. sou um chef de cozinha… q sonho com a cozinha francesa. mas fico cada vez mais distante. passei pela cozinha nordestina, cozinha arábe e agora o tradicional brasileiro…gostaria de mais informações sobre a gastronomia francesa!!
Rodrigo Lavalle
Renè, nosso blog não é especializado em gastronomia francesa mas temos uma seção que fala sobre restaurantes, clique aqui. Temos também alguns vídeos sobre o assunto no Youtube, clique aqui.
Leia esse artigo sobre a escola de gastronomia francesa Conrdon Bleu. Eles irão abrir escolas no Brasil.
Jana Mendes
Conheci um pouco da história do chefe Alain Passard quando assisti ao “Chef Table France”, uma produção do Netflix. Fiquei encantada, o jeito de falar dele, a simplicidade, o amor pela cozinha e por seus vegetais. A coragem de deixar de preparar carnes e servir somente vegetais. Depois de assistir queria imediatamente me tornar uma chef ou pelo menos experimentar um prato deste chef. Il est génial!
Maria das Graças
Tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Alain Passard há algum tempo através desses vídeos. http://www.lepoint.fr/invites-du-point/alain-passard/
Gostei demais e de vez em quando faço uma receita. Essa receita de endívias é simplesmente deliciosa e fácil de fazer. É uma entrada com frescor e sabor especial. bemhttp://www.lepoint.fr/invites-du-point/alain-passard/regardez-les-endives-se-gondolent-pour-la-noix-de-coco-et-l-oignon-09-02-2013-1625656_571.php
Betty Gaeta
Enfim, vou me considerar salva em Paris! Sou vegetariana e a única coisa que me incomodava na cidade é que a culinária francesa tem muita carne. Vou guardar com carinho este post para minha próxima vez em Paris, que deve ser em outubro.
Obrigada pela dica.
Rodrigo Lavalle
Betty, nesse link você encontra nossas dicas de restaurantes vegetarianos em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/restaurantes-comer-e-beber/vegetarianos/.
Abraços.
fernanda
Olá,
gostaria uma pequena ajuda. meus pais vão à paris esse mês de air france. gostaria de saber como posso explicar para eles o caminho que devem fazer do momento do desembarque até o local onde eles devem pegar as bagagens. lembre que tem um trem ou algo parecido que leva os passageiros do terminal até a esteira das bagagens. mas, nao lembro o nome. poderiam me ajudar?
atenciosamente,
fernanda
Rodrigo Lavalle
Fernanda, eles têm que ficar atentos às placas e aos avisos de em qual esteira as malas estarão. Depende do portão no qual eles desembarcarão.
Abraços.